O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

por Americanas Marketplace

13 de novembro de 2017

 

marketplace 1 - capa

Marketplace é um modelo de negócio que permite a venda de produtos em grandes e-commerces

O marketplace é muito simples de ser explicado: uma grande loja virtual, como a Americanas.com, o Submarino e o Shoptime, permite que diferentes lojistas utilizem sua plataforma para venderem seus produtos. Eles podem utilizar toda a estrutura tecnológica e influência destas marcas para atrair o consumidor e gerar negócios para si próprios.

Uma das maiores vantagens deste modelo é que não existe qualquer custo de setup cobrado pelo canal. O que ocorre é que o seller, ou seja, o lojista que vende no marketplace, paga uma comissão sobre o valor de cada venda realizada ali dentro. Por isso, este é um investimento com bom custo x benefício e ótimas possibilidades de receita.

Outro ponto interessante do marketplace é que ele funciona como um ” shopping center ” para o consumidor, concentrando uma grande variedade de produtos e categorias no mesmo lugar. O consumidor pode comprar produtos de segmentos distintos, diferentes sellers e adquirir tudo em um único carrinho, efetuando um único pagamento.


Marketplace é vantajoso para todos os tamanhos de negócio

Para as pequenas empresas, o marketplace é uma oportunidade de terem um grande alcance com um baixo investimento – mesmo quando algumas delas sequer tenham um e-commerce próprio. Neste caso, elas não precisam se preocupar com plataforma, marketing, meios de pagamento ou segurança para a criação de uma loja virtual.

Já as grandes empresas podem utilizar os marketplaces para marcar presença em sites onde os clientes costumam comprar, conciliando uma estratégia de venda com a de um e-commerce próprio. Enquanto isso, fabricantes e distribuidores de todos os tamanhos também podem aproveitar este canal para posicionar melhor a própria marca e se aproximar do consumidor.  

Em todos os casos, vender nestes canais abre grandes oportunidades de divulgação e vendas, sendo que o gestor terá mais tempo para poder administrar a operação e estratégias do negócio, enquanto a plataforma de marketplace contribui no aumento da receita.


O que todo varejista precisa saber sobre marketplace:

  • O marketplace é uma espécie de centralizador de diversos e-commerces em um só lugar – por isso, as opções de compra para o cliente são imensas e tudo fica concentrado em um único espaço;
  • Em geral são grandes lojas que atuam neste modelo, como a Americanas.com, Submarino e Shoptime – isso garante que um público muito grande, que frequenta estes sites, será impactado pelos produtos de quem vende ali;
  • É possível adequar sua estratégia para cada site, focando em preços diferentes, por exemplo, para públicos específicos;
  • Para vender neste canal, é possível fazer a integração de produtos a partir de um ERP ou plataforma de e-commerce ou ainda utilizar uma integradora.

 

Sobre a americanas Marketplace

A Americanas Marketplace é um modelo de negócios no qual lojistas de todos os tamanhos aproveitam o maior tráfego comprador da internet brasileira, composto pelas marcas Americanas, Submarino e Shoptime para vender dentro destes sites.

A Americanas Marketplace, marketplace da americanas s.a., possui mais de 6 mil sellers e sortimento de mais de 3,3 milhões de itens. Outro destaque da americanas s.a. é sua plataforma tecnológica, a melhor do mercado.

Os sellers contam com as melhores soluções de tecnologia e logística, resultado dos investimentos e das aquisições estratégicas de companhias “best in class” realizadas nos últimos anos. Cadastre-se aqui e seja nosso parceiro.

Leia também:

O que é Sintegra?

Capital social: o que é ?

O que é CNAE e como incluí-la em seu CNPJ

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

planejamento tributário - destaque

Planejamento tributário: o que é, qual a importância e como fazer

Entenda o que é planejamento tributário, qual sua importância e como fazer o da sua empresa! Você já faz um planejamento […]

rescisão de contrato de trabalho - destaque

Rescisão de contrato de trabalho: como funciona?

Entenda como funciona a rescisão de contrato de trabalho, além de conhecer os tipos de rescisões existentes!  Você sabe o […]

nota promissória - destaque

Nota promissória: o que é, tipos e como emitir

Descubra o que é nota promissória, seus tipos e como fazer a emissão desse documento! Você sabe o que é […]