10 dicas para criar e divulgar um canal no Youtube para sua loja

por Alex Vargas - Núcleo Expert

28 de julho de 2021
canal no youtube - capa

*Guest post por Alex Vargas.

Criar um canal no Youtube para sua loja pode ser uma maneira de divulgar produtos e se destacar dos concorrentes. Veja como fazer isso!

O YouTube é a segunda maior ferramenta de buscas da internet, perdendo apenas para o Google.

Todos os dias milhares de pessoas acessam o YouTube para pesquisarem sobre os mais variados assuntos. Então, se você tiver um canal no YouTube onde você está sempre publicando conteúdo relevante para o seu público-alvo, as suas chances de crescer na plataforma só aumentam.

Além disso, quando você publica vídeos de forma consistente em seu canal do YouTube, as pessoas começam a te enxergar como uma autoridade em seu nicho. 

Neste artigo, você vai encontrar 10 dicas valiosas para criar e divulgar um canal no YouTube para a sua loja, aumentando o alcance da sua marca, gerando autoridade e conquistando clientes fiéis.

Por que criar e divulgar um canal do Youtube para a sua loja?

Além do alcance gigantesco do YouTube, conteúdo em vídeo gera identificação, proximidade e são mais fáceis de consumir e entender do que qualquer outro formato.

Para se ter uma ideia, uma análise do Think With Google apontou que 55% das pessoas usam vídeos para determinar suas compras. Outra pesquisa, do Youtube, também traz um dado relevante sobre esse tipo de conteúdo: 87% das pessoas afirmaram terem feito uma compra após assistirem a um vídeo dentro deste canal.

Desta forma, é possível usar o Youtube de forma estratégica, para divulgar os produtos da sua loja e aumentar sua rentabilidade através do canal.

Conheça agora 5 motivos pelos quais você deve criar e divulgar um canal no YouTube para a sua loja.

1 – Gera autoridade

As pessoas que fizerem uma busca no YouTube e encontrarem o seu canal como a melhor resposta, começarão a ver que você sabe do que está falando, que você tem as respostas que elas precisam e, portanto, você será visto como um especialista no assunto.

Quando as pessoas passarem a confiar em você, a possibilidade de gerar vendas para elas será maior, pois as pessoas compram de quem elas confiam.

2 – Ajuda na divulgação do produto

Outro motivo para criar um canal do YouTube da sua loja é que você pode usar os mesmos vídeos para falar sobre algum produto em sua loja.

Você grava um vídeo para o YouTube explicando como usar determinado produto que você vende, faz a demonstração, fala dos benefícios e tudo mais e publica esse mesmo vídeo na página de vendas do produto em sua loja. 

Quando um potencial cliente visitar a sua loja, interessado em seu produto, ela vai encontrar um vídeo explicativo sobre o produto, o que aumentará a chance dessa pessoa fechar a compra.

3 – Cria presença online

Você também pode usar trechos do seu vídeo do canal do YouTube e publicar em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook e até em seu blog, aumentando o seu alcance e a sua presença online.

Ou seja, é um conteúdo em vídeo que você produziu apenas uma vez e que poderá ser utilizado em vários outros lugares, atraindo ainda mais seus potenciais clientes e aumentando as chances de vender o seu produto para mais pessoas.

Você pode até transcrever o seu vídeo para o formato de artigo, criar um infográfico, enfim… As possibilidades são inúmeras!

Com um vídeo no YouTube você consegue criar diversos formatos de conteúdo e explorar outros canais.

4 – Posiciona melhor no Google

Com um canal no YouTube você consegue aumentar também as suas chances de ranquear no próprio Google.

O Google vai mostrar para o usuário as melhores respostas para a pesquisa que ele fez e, se o seu vídeo é completo, com informações relevantes para o usuário, o seu vídeo será exibido nas melhores posições dos resultados de busca.

5 – Destaca sua loja no mercado

Criando um canal do YouTube para a sua loja, você vai conseguir se destacar dos seus concorrentes, pois, a partir do momento em que você cria vídeos e distribui em diversas plataformas, alcançando um público cada vez maior, as pessoas começam a enxergar a sua loja.

Isso acontece pelo fato de que, ao publicar vídeos no YouTube, você estará gerando valor para o público-alvo, estará se posicionando no mercado e ganhando destaque em meio à concorrência.

Por isso, no momento da decisão de compra, o potencial cliente vai optar pela sua loja, que já tem muita visibilidade e está posicionada como uma autoridade no mercado.

canal no youtube - interna

Como criar um canal no Youtube para a sua loja

Como você já deve saber, o YouTube pertence ao Google, por isso, para criar um canal na plataforma, você precisa ter uma conta no Gmail.

1. Acesse a sua conta do Gmail (caso ainda não tenha uma, você pode criar a sua bem rapidinho na própria plataforma do YouTube mesmo).

2. Clique no ícone de usuário, no canto superior direito da tela.

3. Selecione a opção “seu canal”.

4. Para adicionar imagem, capa e configurar outros elementos do visual do seu canal, clique em “Personalizar o canal”.

5. Para subir um vídeo, basta clicar no botão “Enviar vídeo” e, depois, clicar em “Selecionar arquivos”, para fazer o upload de um vídeo do seu dispositivo.

6. Se quiser fazer uma transmissão ao vivo, clique no botão “Criar”, no canto superior direito da tela, onde você também encontra um ícone de câmera de vídeo. Você também pode subir seu vídeo através desse botão.

Como divulgar o canal do Youtube da sua loja

Você já sabe que criar e divulgar o canal do YouTube da sua loja é muito importante.

Agora que você já aprendeu como criar um canal, você vai aprender, através de 10 dicas, como divulgar o canal da sua loja, para conseguir alcançar os excelentes resultados que essa plataforma pode te oferecer.

1 – Conheça sua persona

Conhecer o público para o qual você está falando é essencial para criar estratégias assertivas e um conteúdo relevante e que converte.

Conheça sua persona, descubra a dor e os desejos que ela possui e crie conteúdo em vídeo baseado no que ela quer e precisa.

Descubra os hábitos que a sua persona tem na internet, que tipo de busca ela faz, quais são as redes sociais onde ela está presente, que tipo de conteúdo ela costuma consumir, enfim…

Sabendo quem é a sua persona você consegue criar vídeos bem interessantes para atrair um público cada vez maior para a sua loja.

2 – Crie títulos atraentes

Crie títulos atraentes e chamativos para os seus vídeos. Títulos chamam bastante atenção das pessoas para o clique.

Atraia mais visualizações para o canal da sua loja com vídeos interessantes, mostrando no título do que o vídeo fala.

Além disso, é fundamental que você diversifique os vídeos do canal inicialmente para entender o tipo de conteúdo que faz mais sucesso com o seu público.

3 – Capriche nas miniaturas

Assim como o título, uma boa miniatura chama bastante atenção e é capaz de atrair muitos cliques.

Por isso, não deixe que o YouTube crie a miniatura do seu vídeo de forma automática. Aproveite esse recurso para criar a sua miniatura de maneira criativa e atraente.

4 – Divulgue seus vídeos nas redes sociais

Divulgue os vídeos do canal em suas redes sociais. Você pode publicar o vídeo completo no IGTV do Instagram ou até parte dele em seu perfil do Facebook.

O importante é divulgar os vídeos em diferentes canais, para atrair público qualificado para sua loja.

5 – Divulgue seus vídeos no blog

Se você tem um blog da sua loja e costuma publicar conteúdo por lá, aproveite para publicar um vídeo cada vez que você publicar em seu canal do YouTube.

Como citei no início do artigo, essa é uma excelente forma de você criar um vídeo explicativo sobre algum produto e publicar na página da sua loja, onde o produto está sendo vendido.

6 – Faça parcerias

Outra dica para divulgar o canal do YouTube da sua loja é fazer parcerias. Faça parcerias com marcas e influenciadores digitais.

Essa dica vale para quando o seu canal já estiver com vários vídeos publicados e bastante inscritos, pois essa é uma via de mão dupla e você também vai fazer divulgação para os parceiros.

7 – Use Chamadas para Ação (CTA’s)

Não esqueça de fazer uma CTA, pelo menos uma vez em seu vídeo. Convide o público para conhecer a sua loja, comprar um produto, participar de uma promoção, deixar o like, se inscrever no canal…

Não deixe de fazer CTA, pois esse é um detalhe que pode fazer toda diferença para sua loja.

8 – Invista em anúncios

Outra dica para divulgar o canal do YouTube da sua loja é investir em anúncios.

Os anúncios, sem dúvida alguma, são impulsionadores das suas vendas, pois eles aumentam o alcance da sua loja e, consequentemente, as suas vendas.

Crie um anúncio envolvente, que “segure” o público nos primeiros segundos, para que ele queira saber o que você tem a dizer.

9 – Publique com consistência

Publique conteúdo no canal da sua loja de forma consistente, pois assim sua marca ficará na memória das pessoas e, quando chegar o momento da decisão de compra, elas lembrarão de você e comprarão na sua loja.

10 – Responda os comentários

Não cometa o erro de muitos empreendedores: o de ignorar os comentários deixados no canal.

Responda sempre os comentários que as pessoas deixam para você. Eles são muito importantes, pois são um feedback que você pode usar para fazer melhorias em seu canal e também mostrará para o público que você se importa com ele.

Com todas as dicas dadas aqui no artigo, acredito que você já percebeu o quanto é importante criar e divulgar um canal do YouTube da sua loja, não é mesmo?

Não perca mais tempo, crie a sua presença online e aumente as suas chances de alcançar cada vez mais clientes com a ajuda de um canal no YouTube para a sua loja.

O YouTube é uma plataforma com potencial incrível para impulsionar suas vendas, por isso, não deixe de colocar em prática tudo que você viu aqui.

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Alex Vargas - Núcleo Expert

Especialista em Marketing Digital e Negócios pela Internet, com mais de 16 anos no mercado digital. Um dos maiores Infoprodutores do Brasil.

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