Como as lojas físicas podem aproveitar o tráfego on-line?

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O tráfego on-line tem crescido ao após ano e as lojas físicas também têm muito a ganhar aproveitando o potencial da internet. Veja como!

O tráfego on-line mede o número de acessos que uma página, site ou blog recebe. Quanto mais visitas, melhor! Mas não é só o e-commerce que se beneficia desse movimento, as lojas físicas também. 

Serviços de retirada com frete grátis dão ao consumidor a possibilidade de comprar no site e buscar o produto na loja que escolher, contribuindo para aumentar suas vendas e o fluxo de clientes. 

Para potencializar esses benefícios, é importante que o lojista marque presença nas redes sociais, já que nesse ambiente é grande o compartilhamento de informações. Assim, de forma espontânea, o seu negócio poderá alcançar um público bem maior. 

A seguir, trouxemos algumas dicas para sua loja física aproveitar o tráfego on-line:

Mantenha seus contatos atualizados 

Além de criar páginas no Facebook, Google, Twitter, Instagram e outras plataformas, é fundamental ter uma frequência regular de postagens e  manter telefone, endereço, horário de funcionamento da loja e e-mail atualizados. 

Ao postar uma promoção, dê especial atenção à produção: a foto deve ser bonita e fiel ao item vendido. Informe no post as principais informações do item, como marca, cores e dimensões. 

O Instagram, por exemplo, tem voltado sua plataforma cada vez mais para o e-commerce, lançando funcionalidades, como o Shopping, que permite que o cliente dê um clique na imagem e veja o preço. Caso tenha interesse em completar a compra, ele é redirecionado para o site. . Quanto mais facilmente ele souber o preço, maior a conversão. 

Fique atento às caixas de mensagem

Preste atenção às caixas de mensagens privadas das redes sociais, onde o cliente costuma tirar dúvidas, e não se esqueça de deixar um link direto para a conta do WhatsApp da marca. Assim, ele pode entrar em contato rapidamente e ainda pedir outros detalhes sobre o produto que pretende comprar.

Produza conteúdo que chame a atenção do seu público

Uma dica importante: entregue conteúdo relevante para os seus clientes relacionados aos produtos que você vende. Você pode fazer isso através de um blog ou das próprias redes sociais.  

Se você vende roupas, por exemplo, pode criar conteúdos que falem das cores da estação, tendências da moda e acessórios, looks de famosas… A ideia aqui é falar mais do universo em que os seus produtos estão inseridos do que deles mesmos. Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo. 

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Use hashtags para levar o cliente à sua loja

Use e abuse das hashtags – aquelas cerquilhas (#) acompanhadas por palavras-chave usadas nas redes sociais para localizar tópicos de interesse. Se o consumidor procura um tênis novo para praticar exercícios, pode digitar #tênisdecorrida para ver os itens marcados com essa hashtag. Use as hashtags que mais fazem sentido para o seu negócio, ao invés de usá-las de forma aleatória.

Comprar on-line e buscar na loja: tendência que veio para ficar

O e-commerce precisa se reinventar todos os dias para atender tanto os consumidores mais tradicionais, que preferem o atendimento personalizado da loja, como os que se sentem à vontade para comprar on-line e receber o produto em casa. 

Existem, ainda, os que gostam de comprar pelo site, mas não têm ninguém em casa para receber suas encomendas, o que é bastante comum hoje em dia. Com isso, a opção de fazer compras online e retirar na loja física mais próxima tende a conquistar cada vez mais consumidores. 

E é uma bela forma das lojas aproveitarem o tráfego on-line para direcionar alguns clientes para suas operações no ambiente físico.

Loja física como ponto de retirada do digital

Uma boa opção para aproveitar o potencial das vendas online é o lojista do ambiente físico se cadastrar como Ponto de Retirada do Click & Collect, serviço gratuito oferecido pela B2W Digital. Assim, clientes que compram nos sites da Americanas, Submarino e Shoptime poderão optar por retirar seus pedidos nas lojas físicas destes parceiros, ampliando o número de visitas no local. 

Os lojistas que acompanham as mudanças de comportamento dos consumidores e se adaptam a elas o quanto antes só tendem a ganhar.  Conseguem se posicionar melhor no mercado, atrair a atenção dos clientes que buscam comodidade e atender às suas expectativas. 

A terceira edição do Connected Shoppers Report 2019, realizada pela Salesforce em mais de 20 países, incluindo o Brasil, mostrou que 67% dos entrevistados já compraram em lojas on-line e retiraram no endereço físico.

São muitas as possibilidades de crescimento que essa modalidade de compra abre para os lojistas. Não deixe de aproveitar tudo o que ela pode oferecer e aproveite o tráfego on-line para vender muito, mas também ampliar sua estratégia multicanal!

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