Como importar da China?

por ST Importações

13 de julho de 2021
importar da china - capa

Importar da China já virou realidade para muitos varejistas. Veja como fazer isso garantindo segurança e boa negociação!

Roupas, eletrônicos, brinquedos, vestuário são alguns dos exemplos de produtos fabricados na China e que estão presentes em nosso dia a dia. Além da variedade de sortimento, o custo é mais um atrativo para os varejistas que pensam em diversificar seu estoque com produtos importados. Mas, como importar da China? Pode parecer complicado trazer um produto do outro lado do mundo, porém, com a orientação certa, é possível cumprir todas as etapas da importação sem sustos. 

Ter um CNPJ e estar com ele habilitado no Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é a primeira providência. Esse processo foi simplificado pela RFB (Receita Federal Brasileira) e é possível obtê-lo em até 10 dias.

Informe-se antes de importar da China

Como em qualquer processo de importação, é fundamental estar bem informado sobre os procedimentos legais e o item que você deseja importar da China.

Antes de efetuar um pagamento de compra a um fornecedor internacional, o importador deve ter a resposta para algumas questões: 

  • Como fazer para adequar o produto às normas brasileiras e comercializá-lo legalmente? Alguns eletrônicos, por exemplo, precisam de certificação e homologação da Anatel. 
  • O produto precisa de licença de importação? 
  • Como saber se o fornecedor é confiável? 

Contratar uma empresa especializada e experiente, que possa se encarregar de todo o processo, até a liberação pela alfândega brasileira, pode ser a melhor solução para auxiliar com estes pontos. 

importar da china - interna

Time de especialistas orienta a compra

Empresas especializadas em importação costumam conhecer, de forma minuciosa, todos os detalhes dos processos para importar um produto. Se você não tem muito tempo para se aprofundar no tema, vale a pena contar com uma solução desse tipo.

A ST, por exemplo, é uma empresa de importações que conta com um time de especialistas na China que está constantemente buscando produtos inovadores. Eles podem indicar fornecedores previamente selecionados para o segmento de produtos que você quer importar, além de orientar sobre os itens que podem ser mais rentáveis.

Para maior segurança da sua importação, antes de você fechar a compra, a ST Importações pode providenciar uma auditoria na fábrica, visita às instalações e assegurar que o fornecedor é capaz de entregar a mercadoria no prazo estabelecido. A inspeção de qualidade pré-embarque é uma solução que testa e verifica se o produto está em conformidade com o negociado. 

Compartilhamento de container reduz custos

Caso sua importação não tenha volume para ocupar um container cheio, não se preocupe! Com armazéns nos principais portos da China, empresas como a ST Importações têm a operação de consolidação, na qual o espaço do container e o custo do frete são divididos entre os clientes, contribuindo para baratear os custos. 

Na chegada ao Brasil, a empresa especialista em importação também cuida das etapas de desembaraço alfandegário, deixando você tranquilo para focar no seu core bussiness.

O mais importante é sempre comprar com segurança para poder garantir um bom retorno para o seu investimento!

Leia também:

Imposto de importação: tudo o que você precisa saber sobre ele

Dicas e oportunidades na importação de produtos

Siscomex: o que é e por que é importante?

ST Importações

Nosso foco é fornecer soluções de comércio exterior de forma ágil e descomplicada, otimizando o ambiente de negócios e entregando valor aos seus clientes.

veja ainda:

planejamento tributário - destaque

Planejamento tributário: o que é, qual a importância e como fazer

Entenda o que é planejamento tributário, qual sua importância e como fazer o da sua empresa! Você já faz um planejamento […]

rescisão de contrato de trabalho - destaque

Rescisão de contrato de trabalho: como funciona?

Entenda como funciona a rescisão de contrato de trabalho, além de conhecer os tipos de rescisões existentes!  Você sabe o […]

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]