4 passos para criar um Gmail corporativo para sua loja

Compartilhe esse post:
gmail - capa

O Gmail permite a criação de e-mails profissionais. Confira os recursos do Gmail corporativo e saiba como criar uma conta para sua empresa

Toda loja precisa de um e-mail. Tratando-se de uma loja on-line, isso fica ainda mais imprescindível. Afinal, é através dele que você vai se comunicar com seus clientes (e-mail marketing, acompanhamento dos processos de vendas etc) e por onde eles irão entrar em contato, caso seja necessário. Hoje, a ferramenta mais popular para isso é o Gmail.

Um e-mail, além de agilizar a comunicação, também facilita o acesso a arquivos e serve como prova daquilo que foi acordado.

E ter um e-mail nunca foi tão fácil! Criar uma conta no Gmail para sua empresa é rápido e você pode fazer através de qualquer dispositivo que acesse a internet. Confira!

Passo a passo para sua conta no Gmail

1 – Acesse a página de contas do Google

Para acessar o Gmail, você precisa criar uma conta no Google. Acesse a página, preencha as informações necessárias e pronto! 

2 – Atente-se ao endereço escolhido

Lembrando que não será possível criar um determinado endereço do e-mail se o nome de usuário que você solicitou:

  • já estiver sendo usado;
  • for muito semelhante a um nome de usuário existente (por exemplo, se exemplo@gmail.com já existir, não será possível usar exemp1o@gmail.com);
  • for o mesmo nome de usuário que alguém usou anteriormente e excluiu;
  • estiver reservado pelo Google para evitar spam ou abuso.

Para e-mails de empresas, o mais comum é usar onomedasualoja@gmail.com. Mas pode acontecer dele já estar sendo usado por alguém. Neste caso, vale tentar um contato e descobrir se esse endereço é usado por um outro estabelecimento, entender se vocês são concorrentes diretos… 

E para o seu e-mail, você pode pensar em alternativas, como contato.onomedasualoja@gmail.com, ou fale_com_onomedasualoja@gmail.com. São formas de você manter o nome do seu negócio no e-mail e deixá-lo identificável pelo público. 

3 – Aceite os termos de uso

Com tudo certinho, é só ler e confirmar os “termos de uso” do Gmail e depois clicar em “Criar conta”:

4 – Acesse o Gmail

Agora, você é um dos 1,5 bilhões de usuários do Gmail. Para acessá-lo, use os dados da conta que você acabou de criar no Google.

gmail - interna

Os recursos do Gmail para empresas

O e-mail com o domínio do próprio Gmail (ou seja, @gmail.com) foi criado pensando na pessoa física. O serviço, quando foi lançado em 2004, inicialmente visava o uso pessoal. Com o passar do tempo, ele foi criando funcionalidades voltadas para empresas.

Não que ter um e-mail onomedasualoja@gmail.com seja um problema. Pelo contrário! Você consegue fazer toda gestão e comunicação utilizando a versão básica da ferramenta. 

Mas é verdade que ter um e-mail com o seu próprio domínio, por exemplo, contato@onomedasualoja.com, transmite mais profissionalismo e facilita quando se tem uma grande equipe. Assim, você pode criar um e-mail para cada funcionário, ou para cada setor e todos estarão ligados ao seu domínio. 

Para isso, é preciso utilizar a versão paga do serviço, chamada de Google Workspace. Ele custa a partir de US$ 6 mensais por usuário e inclui as seguintes vantagens:

  • Uma conta com o domínio da sua empresa, sem limite de endereços a serem criados
  • Uma versão totalmente sem anúncios na página
  • A propriedade das contas dos funcionários para que você tenha controle sobre os e-mails e arquivos da empresa
  • Suporte de especialistas 24 horas por telefone, e-mail e chat
  • Mais espaço de armazenamento no Gmail e no Google Drive
  • Gerenciamento de dispositivos móveis para garantir a proteção dos dados. Com ele, é possível realizar o apagamento remoto de dispositivos perdidos, por exemplo
  • Segurança avançada e controles administrativos

Caso você opte por essa versão, o próprio Google tem uma série de possibilidades de edições de conta, que variam de acordo com a sua empresa, por exemplo:

  • Início rápido para empresas com uma pessoa (um usuário)
  • Início rápido para empresas de pequeno porte (dois a nove usuários)
  • Implantação para empresas de médio porte (10 a 300 usuários)
  • Implantação de grandes empresas (mais de 300 usuários)
  • Implantação em instituições educacionais
  • Organização sem fins lucrativos

Você também consegue migrar os dados da sua organização para o Google Workspace, independentemente de qual servidor eles estiverem (Microsoft Outlook, servidores empresariais, produtos de colaboração ou Sistemas de arquivos). 

E ainda é possível treinar os seus funcionários para que eles possam aprender a utilizar ao máximo todos os serviços e vantagens que essa versão oferece. 

Não perca tempo e crie sua conta! Ter um e-mail facilita a comunicação entre a equipe, com seus fornecedores e público. 

Leia também:

10 dicas para um e-mail marketing impossível de ser ignorado

O que é e-commerce e como começar um?

Marketing digital para produtos vendidos na internet

Compartilhe esse post: