Retira na loja: 7 vantagens da modalidade para sua loja física

por Ponto de Retirada

28 de maio de 2021
retira na loja - capa

O Retira na Loja é uma modalidade que permite que clientes retirem itens comprados no e-commerce em lojas físicas. Conheça seus benefícios

O índice MCC-ENET revelou que, em 2020, o crescimento do e-commerce no Brasil chegou a 73,88%, o que revela que o interesse por comprar on-line por parte do brasileiro vem aumentando cada dia mais. Saber integrar as facilidades que este ambiente proporciona e unificar as suas operações do ambiente físico e digital, hoje, é uma grande vantagem competitiva. E entre tantas possibilidades, uma delas é a de oferecer a modalidade Retira na Loja, permitindo que o cliente que comprar on-line possa retirar o pedido em sua loja física. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Manhattan Associates, em 2018, mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras on-line ao invés de ir a uma loja, e cerca de 60% pedem para retirar seus itens em uma loja física. 

Como se pode ver, esta é uma grande oportunidade para quem está tanto no ambiente virtual quanto no físico. Integrar sua operação, oferecer mais possibilidades para o cliente… São muitas as vantagens do Retira na Loja para o seu negócio. 

A seguir, apresentamos as sete maiores vantagens que esta modalidade traz para sua loja: 

1 – Acabe com a ansiedade do consumidor

Para começar, pense que nem todo mundo quer ter que esperar o recebimento do produto em casa para ter acesso ao que comprou. Se tiverem a facilidade de retirar imediatamente na loja o que já pagaram pela internet, isso pode ser uma grande vantagem e pesar na tomada de decisão do cliente em optar pela sua loja.. 

2 – Diminua o seu custo com transporte

Quando o cliente se propõe a ir até a sua loja para retirar o produto, automaticamente o seu custo operacional diminui. Você economiza no tempo no preparo para o envio e na embalagem; o seu custo com frete, caso faça algum tipo de subsídio, deixará de existir. O resultado? O seu lucro aumentará.

3 – A certeza sobre o produto comprado

No mundo do e-commerce é comum que ocorra a devolução de produtos. Com isso, é sabido que o custo com a logística reversa faz parte do negócio e é o varejista quem o cobre. Ao ter a possibilidade de ver o produto de perto e checar se é aquilo mesmo  que o cliente deseja, você diminui o seu custo operacional com a reversa e a taxa de devolução. 

4 – A praticidade ao cliente

A modalidade Retira na Loja tem como principal objetivo oferecer mais facilidade aos clientes. A maior parte das pessoas passa o dia todo fora de casa e não tem quem receba os seus produtos, logo a opção de retirar a mercadoria por conta traz flexibilidade ao consumidor, já que  ele fará a retirada quando melhor lhe convier. Além da vantagem de retirar o produto sem pegar filas extensas no caixa. 

retira na loja - interna

5 – Entrega rápida 

Com a opção de retirar o produto, o tempo gasto com o transporte é eliminado. Isso significa que o cliente vai receber sua compra de uma forma muito mais rápida e conveniente.

6 – Aumento no fluxo da loja

Já para quem vende, o fluxo do e-commerce é transferido para a loja física. Aumentando, assim, as chances de crescer o ticket médio dos clientes. Para isso, você pode apresentar outras ofertas, promoções e descontos, além de produtos complementares aos que foram comprados on-line. 

7 – Integração ao omnichannel 

Ações que integram canais on-line e off-line são cada vez mais comuns no varejo. Por meio de uma comunicação integrada, a loja é capaz de se relacionar com seus clientes onde quer que estejam, criando um relacionamento mais sólido e duradouro.

Ao unir a loja física ao e-commerce, a experiência do consumidor se torna mais rica, uma vez que ele assume papel central nas estratégias omnichannel. Segundo a pesquisa da Harvard Business Review, 73% dos consumidores usam múltiplos canais na jornada de compra. 

Sabemos que as compras on-line ganham força a cada ano que passa, principalmente pela comodidade e pela facilidade de encontrar o que procuramos. Por isso, contar com a opção de Retira na Loja é como um bônus que você oferece ao consumidor. Além de ser uma forma de enriquecer a experiência do cliente e aumentar o ticket médio. 

Conheça o Click & Collect, serviço oferecido aos parceiros da B2W Marketplace que conecta a sua loja com outros pontos de retirada, assim você passa a oferecer ainda mais opções aos seus consumidores. 

Se quiser conhecer mais do nosso serviço, preencha o formulário abaixo para que o time comercial entre em contato. Faça parte da maior rede de pontos de retirada do Brasil. 

Leia também:

Por que vale a pena oferecer conveniência para o cliente?

4 fatores que influenciam o consumidor a optar pela compra on-line

Você sabe como o O2O pode ajudar o seu negócio físico?

Ponto de Retirada

O Ponto de Retirada da Americanas Marketplace permite que você transforme sua loja física em um local onde os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime podem retirar os itens comprados nestes sites.

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