5 filmes sobre vendas para inspirar a iniciar um negócio

Compartilhe esse post:
filmes sobre vendas - capa

*Guest post por Ideris.

Estes filmes sobre vendas vão te inspirar a começar um negócio online ou desenvolver seu empreendimento. Confira nossa lista!

A febre no e-commerce braileiro, que teve seu início em 2020, fez com que diversas pessoas começassem a buscar uma forma de independência financeira por inúmeros motivos: instabilidade na empresa, lojas fechando, pandemia, restrição nas atividades do mercado físico. Por isso o mundo do mercado digital começou a ter maior visibilidade e tornou-se uma válvula de escape para tentar sair do sufoco. Mas o que antes era apenas um plano B, virou objetivo de negócio e investimento a longo prazo.

E sabemos como empreender não é uma tarefa fácil. Para quem ainda possui dúvidas se essa é uma boa opção, e não sabe se realmente deve arriscar na mudança, que tal começar do básico? Confira 5 filmes sobre vendas e empreendedorismo que separamos e vão te ajudar a entender como funciona a gestão de um negócio.

filmes sobre vendas - interna

Steve Jobs

‘’O que você faz? Você não é engenheiro. Não é um designer. Não martela nem um prego. Como é que leio dez vezes num dia que o Steve Jobs é um gênio? O que você faz?’’

Na nossa lista de filmes sobre vendas e empreendedorismo, começamos com esta cinebiografia que conta quem foi o presidente e diretor executivo da Apple Inc., que revolucionou o que temos hoje na indústria de computadores, música, celulares, tablets e outros. Ela mostra que nem tudo são flores quando se busca incessantemente a concretização de um sonho visionário.

Quem vê de fora, sabe que todo o universo criado por Steve Jobs conta hoje com uma legião de seguidores e adoradores da marca. E nesse filme, você poderá encontrar mais uma inspiração para tirar os seus planos do papel.

Walt antes do Mickey

Você sonha em conhecer a Disney e, pelo menos uma vez na vida, visitar o lugar para sentir a magia do mundo que o Walter conseguiu construir, não é mesmo?

Mas assim como os muitos empreendedores que buscam realizar o sonho de arriscar e investir em algo que acreditam ter futuro, Walter também encontrou problemas como falta de investimento, portas fechadas, não ter como pagar os funcionários. Por isso, não pense que as dificuldades são mérito apenas dos que começam pequeno. 

Um senhor estagiário

Esse é um filme que te mostra duas realidades: 

  1. Nunca é tarde para (re)começar;
  2. Gerenciar uma startup não é tarefa fácil.

Duas histórias juntam-se a uma que nos apresenta Ben Whittaker (Robert De Niro), 70 anos, um homem com experiência de mercado e aposentado buscando voltar ao mercado pois sabe que ainda tem muito a oferecer e uma jovem empreendedora que ainda está aprendendo os percalços de gerir um e-commerce de moda.

Jules Ostin (Anne Hathaway), é uma CEO que busca conhecer a fundo toda a operação da sua empresa, incluindo realizar ela mesma a compra de um produto para saber como está funcionando a logística, cuidados no momento de embalar o item e prazo de entrega. Além de se preocupar com a logística, Jules também pensa como o seu próprio público. Como ele vê os anúncios, se as imagens dão destaque ao produto ou se estão interferindo negativamente na experiência dos compradores.

Qualquer semelhança de como deve ser gerida uma loja virtual, não é mera coincidência!

Joy: o nome do sucesso

O filme é a biografia de uma das empresárias de maior sucesso dos Estados Unidos, Joy Mangano (interpretada por Jennifer Lawrence) que mostra que o trabalho duro sempre gera resultados. 

De uma criatividade excepcional, Joy teve que conciliar família, relacionamento e dificuldades financeiras para não deixar de lado a sua vontade de colocar as suas criações à venda. E durante o filme, ela passa por uma das principais dificuldades encontradas por quem está iniciando um negócio, encontrar investidores. 

Outro ponto tocado no filme é que por mais que o empreendimento não seja exclusivamente familiar, vemos uma intensa intervenção da família no desenvolvimento dos planos de Joy. A falta de limites pode fazer com que tudo desande no final. É importante, desde o início, estabelecer responsabilidades, respectivas demandas e participações.

Moneyball

Aí você me pergunta: Qual a relação do baseball com empreendedorismo e vendas online?

A resposta é: análise estatística. Você usa esse tipo de recurso para gerenciar o seu negócio, certo? Então vamos pensar um pouco fora da caixa, assistindo esse filme com um olhar empreendedor.

Baseado em uma história real, o filme conta a jornada do treinador Billy Bean (Brad Pitt), que se vendo com poucos recursos e precisando aumentar a competitividade do seu time, resolveu optar por utilizar análises estatísticas mais avançadas para avaliar a performance dos jogadores.

Quando falamos em análise de dados, estamos considerando que ela engloba toda a sua operação. Gráficos, indicadores de vendas e resultados, estoque, estes números quando bem apresentados e analisados são capazes de mostrar onde você deve ou não investir e quais mudanças deve fazer.

Busque informações, seja em filmes sobre vendas, séries ou livros de empreendedorismo: quanto mais conteúdos você acessar, mais preparo você terá para trabalhar com o seu próprio negócio.

Leia também:

10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

4 dicas para definir e conhecer melhor o seu público-alvo

4 Ted Talks que todo empreendedor pode ver gratuitamente

Compartilhe esse post: