Dia dos namorados: como se preparar para vender na data?

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O Dia dos Namorados é uma boa oportunidade para a venda de itens de diferentes categorias. Veja como se organizar e aproveitar a data

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, ao contrário do resto do mundo, que comemora 14 de fevereiro. 

Independentemente de onde ou de quando seja celebrada, uma coisa é certa: a data movimenta o comércio local e é importante para diversos segmentos do varejo. 

Como surgiu a data ao redor do mundo

Enquanto os outros países escolheram o Dia de São Valentim para homenagear os apaixonados, no Brasil a escolha pela data se deu por dois motivos distintos. O primeiro foi pela questão religiosa, já que 12 junho é próximo ao dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A outra razão tem o viés comercial. 

De criação do publicitário João Dória, a ideia teria nascido em 1948, como uma campanha para a loja Exposição Clipper. O objetivo era movimentar as vendas no primeiro semestre, que costumavam cair após o Dia dos Mães. No ano seguinte, outras lojas aderiram a data e não demorou muito para que esta virasse uma data fixa no calendário nacional. 

De 1948 para cá, muita coisa mudou. No mundo e no varejo. Mas uma coisa ainda é certa: o Dia dos Namorados continua sendo um pico de vendas, com grandes oportunidades e que abarca praticamente todos os setores do comércio. 

Calendário: Datas comemorativas do varejo 2021

Para o e-commerce a realidade não é diferente. Só em 2020, as lojas on-line faturaram R$6,45 bilhões durante as vendas na data. Um aumento de 115,8%, se comparado ao faturamento de 2019 no mesmo período. Ao todo, foram 15,8 milhões de compras realizadas. Os dados são do relatório da Compre&Confie.

Como preparar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados

Enquanto a data já foi comemorada no resto do mundo, por aqui ainda temos um tempinho. Com isso, você poderá estruturar ou revisar a sua atual estratégia para o Dia dos Namorados. 

Para te ajudar, separamos dicas importantes de como vender nesta época. Aqui também é preciso traçar estratégias e campanhas focadas e preparar sua loja e estoque para atender o aumento da demanda.

Entenda o perfil do seu público

Praticamente todos os segmentos conseguem trabalhar o Dia dos Namorados. Afinal, qualquer coisa pode ser um presente para quem se ama. Tudo é uma questão de entender o perfil do seu cliente.

E como aqui, a pessoa que vai comprar não é a pessoa que irá se beneficiar do seu item, é preciso saber como vendê-lo para quem, muitas vezes, não é o seu público. Mais do que falar com a sua persona, será preciso compreender o real comprador.

Se você tem uma loja, por exemplo, de itens para esportes radicais, é preciso levar em consideração que quem vai comprar, talvez não entenda nada do seu nicho e precise de duas coisas: mais informação e uma abordagem diferente.

Não adianta fazer propaganda de uma bota de caminhada, o último lançamento do mercado, se a pessoa não entende suas vantagens. Então, capriche nas descrições dos itens, nas fotos das páginas de produto e trabalhe com campanhas mais informativas. 

Avalie os dados do ano anterior

Analisar uma campanha anterior antes de estruturar uma atual é uma dica sábia e importante. Afinal, nada melhor do que aprender com a sua própria experiência. Por isso, veja o quanto as vendas aumentaram, quais as ações que deram mais resultado, os produtos mais vendidos e mapeie os problemas que você teve, como falta de estoque ou demora na entrega.

Com esses dados em mãos, veja os pontos positivos e que deram certo no ano anterior e como  eles podem ser replicados e ampliados neste ano. Eles ainda fazem sentido com o atual cenário? Também entenda como melhorar o que falhou. É preciso contratar outros fornecedores e parceiros? Redirecionar seu investimento em marketing para um novo canal ou rede social?

Se este for o primeiro Dia dos Namorados da sua loja, faça pesquisas e busque referências em e-commerces do mesmo segmento. Lembre-se também de registrar os dados deste ano de forma prática. Assim ficará mais fácil fazer a análise de dados em 2022.

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Surpreenda seus clientes

A concorrência é grande e a pergunta que mais se escuta entre os lojistas é: como se destacar? Surpreender seus clientes é uma boa saída. 

Que tal começar com uma landing page especial para a data? Saia do lugar comum e dê uma roupagem para sua loja. Agregue na página os itens que quer dar mais destaque nesta data e que deseja impulsionar as vendas.

Ofereça condições diferentes das habituais do mercado, faça promoções interessantes e agregue valor ao seu item oferecendo maior personalização, por exemplo (seja no item ou até mesmo no atendimento). 

Opções possíveis são a possibilidade de acrescentar um cartão personalizado ao pedido, ou uma embalagem diferente. Algumas lojas até possibilitam o envio de uma foto do casal. Pequenas ações como essas fazem toda diferença na hora da decisão de compra.

Você pode, inclusive, ajudar na decisão sugerindo alguns itens com base no que já foi acessado por aquele cliente. Ou oferecer kits de produtos que envolvam esses itens, o que aumenta o ticket médio da sua loja. Com os kits, você também tem a chance de movimentar o seu estoque, vendendo aqueles itens que tendem a ficar mais parados.

Defina uma estratégia de precificação

Esta é uma data em que praticamente todos os e-commerces atuam forte na precificação. A disputa pelo preço costuma ser maior do que a habitual. É comum que grandes negócios consigam trabalhar com estratégias mais agressivas. Porém, é preciso avaliar se o mesmo pode ser feito no seu e-commerce.

Lembre-se que você pode seguir por dois caminhos:

  • Precificação dinâmica: quando você verifica os valores e ofertas praticados pelos concorrentes diretos e trabalha seus preços com base nesse apanhado de dados. Para isso, é interessante utilizar ferramentas especializadas.
  • Descontos progressivos:  oferece desconto à medida que o cliente compra mais itens. 

Esteja com a sua logística preparada

Vender mais significa entregar mais. E provavelmente, fazer mais logística reversa. Por isso, esteja preparado! E converse com seus parceiros logísticos para que eles também estejam. 

Estruture seu estoque para não deixar faltar os itens com mais saída e crie estratégias para facilitar a saída de itens que estejam parados ou com data de validade mais próximas do vencimento, caso tenham.

Cheque com a sua transportadora, caso não use os Correios, se eles vão conseguir coletar mais itens, se existe alguma questão mapeada que possa atrasar as entregas e se eles estão preparados para agir na reversa que a data costuma demandar. Não deixe que esta seja uma experiência traumática para o seu cliente. 

Aqui também vale frisar que a sua equipe de atendimento deve estar alinhada com a logística para informar sempre que necessário de maneira rápida e ágil, passando prazos, informando imprevistos e problemas que podem acontecer no caminho.

Aumente as chances de ser visto

Quando você investe em mídias pagas, por exemplo, você facilita que mais pessoas te encontrem e passem a conhecer sua loja. Quando você faz um trabalho de SEO no seu site, isso também ajuda a melhorar o seu rankeamento no Google, o que também leva mais visibilidade para o seu e-commerce. 

Outra forma de ser visto por mais pessoas é estar presente em marketplaces. Nestes sites, um número muito grande de pessoas têm acesso à sua loja e aos seus produtos. Perfis que, muitas vezes, não são seu público-alvo, mas podem buscar algo para presentear e que você tenha.

Um exemplo é a B2W Marketplace. Os parceiros que vendem na plataforma, expõem seus itens no site das Americanas, Submarino e Shoptime simultaneamente. São sites com públicos completamente diferentes e que, para atingi-los, você não precisa atraí-los até você. É a sua loja que está lá, no site que eles já costumam comprar. Cadastre-se na B2W Marketplace e venda muito mais nas maiores datas do varejo on-line!

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