Siscomex: o que é e por que é importante?

Compartilhe esse post:
siscomex - capa

O Siscomex é fundamental no mundo das importações. Veja tudo sobre ele e suas vantagens

Se você quer começar a fazer importação ou exportação de produtos, precisa saber o que é Siscomex antes de começar. O Siscomex, sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior, é um portal do Governo Federal que dá acesso a um sistema de registros utilizado exclusivamente para operações de comércio exterior. Ele é um facilitador que integra todas as informações necessárias para a atividade de comércio exterior em um único lugar.

Este portal foi criado em 2014 para unificar todos os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação no país. Ele  permite consultas a situações e andamento de registros de exportação, licenças de importação e despachos de operações de comércio exterior, ligando os diferentes setores da área, como o governo e setor privado (importadores, exportadores, despachantes aduaneiros, transportadores etc). 

Ele torna todo processo mais fácil, ágil e aumenta a transparência das atividades no setor.  Com isso, empresas e órgãos fiscalizadores conseguem simplificar e padronizar as operações, diminuir o volume de documentos e reduzir os custos administrativos.

Quais as vantagens do sistema Siscomex?

Através do Portal Único do Siscomex, a pessoa jurídica tem acesso a uma série de ferramentas que visam centralizar as obrigações relacionadas ao comércio exterior, diminuir a burocracia e tempo necessário para realizar registros, providenciar e apresentar documentos, entre outras tarefas.

O sistema traz os seguintes benefícios:

  • Simplificação e desburocratização
  • Redução de prazos
  • Transparência e previsibilidade
  • DU-E – Declaração Única de Exportação (em produção)
  • Duimp – Declaração Única de Importação (em andamento como projeto piloto)
siscomex - interna

Quem deve usar? 

O uso do Siscomex é obrigatório por todas as empresas que exercem a atividade Comex. Os profissionais de comércio exterior não têm a opção de não utilizá-lo ou de utilizar outro recurso. Para ter acesso e operar o sistema, o empresário precisa obter registro no sistema Radar da Receita Federal.

Ponto importante: o acesso ou cadastro no Siscomex se dá por meio de certificação digital. Por isso, caso a pessoa física ou jurídica precise de acesso ao sistema, mas ainda não tenha uma certificação digital, precisará providenciar uma. 

Quais são os órgãos reguladores? 

O controle administrativo dessas operações de exportação e importação é da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Todos os processos relativos à importação ou exportação de bens e serviços com origem no Brasil devem passar pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) do governo. O sistema é o meio de controle e efetivação das exportações e importações brasileiras e permite acompanhar a saída e o ingresso de mercadorias no país. 

O sistema incorpora atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior num fluxo único e automatizado de informações. Pode ser integrado a soluções de gestão de importação/exportação das empresas. 

De acordo com o ranking da Organização Mundial do Comércio, o Brasil possuía 27.545 empresas exportadoras, 45.938 empresas importadoras e 1,2% de participação nas exportações mundiais no ano de 2019. 

Muitas empresas realizam importação através de um parceiro que domina os processos fiscais e tem conhecimento sobre fornecedores externos para importar o melhor produto. Este é o caso da ST Importações, empresa que tem mais de 20 anos de experiência em comércio internacional. 

Sua estrutura comporta todas as importações do Universo Americanas. Por meio dela, você conecta o seu negócio com fornecedores globais e diversifica seu sortimento. 

Tem interesse em expandir seu portfólio? Preencha o formulário para receber um contato comercial. 

Leia também:

Dicas e oportunidades na importação de produtos

Gerenciamento eficiente para compras assertivas

O que é FIFO, LIFO e FEFO?

Compartilhe esse post: