O que é ROI e como essa métrica é calculada?

Compartilhe esse post:
roi - capa

O ROI – retorno sobre investimento – é uma das métricas mais importantes para os investimentos de marketing de sua loja. Saiba mais sobre ele

Escolher o investimento certo para sua empresa não é uma tarefa fácil. É preciso mensurar os resultados das ações para entender se a estratégia aplicada está gerando frutos e ajudando a atingir as metas e objetivos do seu negócio. 

Para medir e analisar o desempenho das iniciativas, pode-se utilizar diversos indicadores e um dos mais conhecidos é o Retorno sobre Investimento, também chamado de ROI. Neste artigo, explicaremos a sua importância e como aplicá-lo em seu negócio para guiar a tomada de decisão. 

1 – O que é ROI?

ROI é a sigla para return on investment, em português, retorno sobre investimento. Como o próprio nome diz, essa métrica mede o quanto uma empresa ganhou com o investimento realizado dentro de um determinado período, ou seja, ele indica qual o custo-benefício do valor investido. 

Ele pode ser aplicado em diversos cenários em que o propósito é gerar lucro para um negócio, seja na mensuração do retorno obtido com publicidade ou até mesmo na aquisição de novas ferramentas de trabalho.

Calculando o ROI, você terá insumos para avaliar o quanto as ações realizadas estão contribuindo para o resultado da sua empresa. Dessa forma, entenderá quais investimentos compensam, e quais precisam de sua atenção para ter o desempenho potencializado.  

2 – Como calculá-lo?

Para calcular o ROI, você deve subtrair os custos daquela ação da receita que ela trouxe. Em seguida, divida este resultado pelos mesmos custos. Para ficar mais claro, veja a  fórmula a seguir: 

fórmula do roi

A receita consiste em tudo que foi arrecadado com o investimento, e o custo refere-se ao valor total investido. 

Caso queira expressá-lo em porcentagem, é só multiplicar o número gerado por 100. 

Agora, vamos utilizar o exemplo de uma loja virtual fictícia para ter um melhor entendimento do cálculo: 

  • Uma loja virtual fez um investimento de R$ 5.000 em uma campanha de mídia paga, e teve um ganho de R$ 20.000,00 em vendas. 

Com isso, o cálculo do ROI seria: 

fórmula do roi - 2

Isso significa que a campanha gerou um retorno de 300% para a loja, ou seja, a cada 1 real investido, o lojista recebeu R$ 3,00 de retorno. A ação triplicou o valor investido! 

No exemplo, tivemos um ROI positivo, porém, um valor negativo também pode acontecer. Apesar de indicar que houve perda de dinheiro, esse resultado é importante, pois deixa claro que algo está errado, permitindo que o problema seja encontrado e solucionado. O que poderia ser difícil de identificar caso essa métrica não fosse calculada. 

3 – Importância e vantagens para o negócio 

Levantar e acompanhar o ROI das ações é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, é por meio dele que você entenderá se os investimentos estão sendo rentáveis e irá visualizar seus pontos de melhoria e atenção.

Essa métrica mostra, também, a realidade do seu negócio, ajudando-o a responder perguntas importantes. Desse modo, ela tende a facilitar o planejamento e a definição de metas.

Porém, para isso, é importante saber que o seu resultado varia de acordo com a ação realizada.Tenha em mente o objetivo de cada uma e o contexto da sua loja ao analisar o ROI.  

Lembre-se também que analisar métricas deve ser um trabalho contínuo. Por isso, estabeleça o hábito de acompanhar o ROI e registre-o de forma clara, para que tenha todo o histórico do seu negócio. 

roi - interna

4 – ROI e mídia paga 

A mídia paga é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, pela variedade de canais e formatos. Elas dão mais visibilidade para produtos e marcas e, consequentemente, aceleram os seus resultados. Este é, então, outro cenário no qual é possível aplicar o ROI para mensurar a efetividade e o retorno das campanhas realizadas pelo seu negócio. 

Para isso, tenha muito claro o seu objetivo ao definir qual canal irá trabalhar. Isso impactará na construção da sua campanha, na definição do público a ser impactado e na análise do resultado. Assim, você conseguirá entender o ROI conquistado e saberá o que precisa ser feito para otimizá-lo e ampliar o seu retorno.  

Na B2W Marketplace, você pode contratar mídia paga e mensurar o ROI de suas campanhas por meio do canal exclusivo de publicidade, o B2WADS. Dentre suas diversas soluções, está a plataforma de Produtos Patrocinados, na qual você anuncia seus produtos em vitrines exclusivas, localizadas em posições estratégicas nos nossos sites, ampliando a presença da sua loja para o público. 

Nesta plataforma, você cria suas campanhas de acordo com sua estratégia e tem acesso às métricas em tempo real, permitindo que você consulte o seu ROI de forma simples e prática. 

Se você já vende na B2W Marketplace, conheça mais essa solução que a plataforma traz para o seu negócio. Acesse o site da B2WADS e saiba como eles podem te ajudar a alavancar suas vendas.

Leia também:

Como definir KPIs para sua estratégia de marketing?

5 dicas para aumentar seu tráfego orgânico

WhatsApp Business: o que é e como utilizar

Compartilhe esse post: