O que é branding e como usá-lo no marketplace?

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Conheça o significado do termo branding e veja como ampliar a consciência do cliente sobre sua marca dentro dos marketplaces

A mudança no perfil dos consumidores, atrelada ao crescimento significativo do e-commerce no último ano, mostra que eles estão cada vez mais preocupados em saber se os valores das empresas estão alinhados aos seus. Somando este ponto às questões igualmente importantes, como a qualidade dos produtos e serviços ofertados. 

Sendo assim, agora mais do que nunca, sabemos que a conexão que o consumidor possui com uma marca impacta diretamente a sua tomada de decisão.   

Diante desse cenário, é importante entender como a marca é vista no mercado e o que pode ser feito para fortalecê-la e consolidá-la. Para isso, utilizamos estratégias de branding

Neste artigo, explicaremos o que é branding e apontaremos algumas dicas para aplicá-lo em sua loja. 

O que é o branding e quais suas vantagens

Branding é a estratégia voltada para a construção e aumento da percepção de uma marca e sua consolidação no mercado. Ele envolve o planejamento e gerenciamento de todos os níveis de uma empresa, desde o logotipo até o atendimento prestado ao cliente, contribuindo para a expansão do negócio, além da atração e fidelização de consumidores. 

Já pensou em uma marca como referência de algum produto? Ou pensou nela sem ao menos ler o seu nome? Esse é o resultado de uma estratégia eficaz de branding, que diferencia e destaca uma marca das demais, gerando conexões com o público de forma consciente e inconsciente. 

Desta forma, é construído um forte relacionamento com esse público, que além de adquirir o seu produto ou serviço, ainda irá divulgá-lo, escalando o seu negócio.  

Porém, é importante ter em mente que essa estratégia exige profundo conhecimento do negócio e deve ser trabalhada a longo prazo. Para isso, é fundamental que a marca tenha propósitos bem definidos, e que os mesmos estejam alinhados ao seu posicionamento em todos os meios de comunicação. 

Por que usá-lo e como aplicá-lo no marketplace  

O marketplace vem aumentando cada vez mais sua participação no mercado online. Dados da ABCom – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostram que, só em 2020, 78% do faturamento das lojas virtuais brasileiras foi proveniente desses canais. 

Os lojistas que vendem nos marketplaces desfrutam da confiança que o consumidor possui nas marcas já conhecidas e renomadas. Porém, diante da concorrência presente nesse ambiente, como diferenciar a sua loja das demais, e assim, conquistar e fidelizar o público? 

É neste sentido que o branding em marketplace deve ser construído.

Existem diversos pontos que podem ser trabalhados para gerar reconhecimento da sua loja nesse cenário. Confira alguns deles:

Defina propósito e personalidade: ter esses pontos bem definidos e claros aproxima o público, e ajuda no direcionamento das ações que podem ser tomadas pela sua loja;

Estruture sua identidade visual: estruture todos os aspectos que envolvem o visual da sua loja. Então, cadastre um logotipo nítido e atraente no marketplace e não se esqueça que o nome da loja deve ser de fácil percepção para o público. 

Ofereça produtos e pós-venda de qualidade: é essencial que o produto ofertado seja de qualidade. Todos os detalhes do cadastro do item precisam estar corretos, com título e descrições claras, além de imagens nítidas. Também é importante oferecer um excelente pós-venda para o consumidor desfrutar de uma experiência de qualidade completa. 

Utilize ações de mídia para gerar reconhecimento: existem diversos formatos de mídia patrocinada que podem ser trabalhados no marketplace para fortalecer sua loja. Então, comece a desfrutá-los. 

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Branding com mídia paga 

A mídia paga não é aplicada apenas para conquistar vendas, mas também para aumentar a visibilidade de marcas. Uma pesquisa realizada pela Hubspot, mostrou que 33% dos profissionais de marketing utilizam essa estratégia para aumentar o conhecimento de sua marca. 

Com ações de mídia paga, é possível direcionar o tráfego para a sua loja no marketplace e conseguir maior alcance do que o já atingido de forma orgânica. Assim, terá maior reconhecimento do público, podendo se tornar, inclusive, referência no seu segmento. 

Alguns marketplaces já oferecem para seus parceiros ferramentas de mídia paga que destacam seus produtos ao longo da jornada do cliente, trazendo relevância para a loja dentro do site. Na B2W Marketplace, por exemplo, os parceiros podem contar com a B2WADS, um canal de publicidade digital que traz alguns serviços como: 

  • Banners nos sites: são diversos formatos disponíveis em espaços estratégicos dos sites, podendo ocupar desde a home até a página de produto. 
  • E-mail marketing: oferece espaços assertivos nos e-mails enviados pelas marcas da B2W Marketplace. Existe ainda a opção de ter um e-mail exclusivo para seus itens. 
  • Hotsite e página de loja personalizada: chama a atenção do público mostrando a personalidade e os diferenciais da sua loja por meio destes formatos. 
  • Redes sociais: permite que você marque presença nos canais das marcas que o público mais consome e interage.
  • Branding busca: aposte nesse formato de mídia que permite atrelar a sua marca aos seus produtos, direcionando o tráfego para a sua loja no marketplace. 

Se você já vende na B2W Marketplace,  acesse o site da B2WADS e saiba como eles podem te ajudar a alavancar suas vendas.

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