Como escolher uma transportadora para sua loja?

Compartilhe esse post:
transportadora - capa

Contar com uma transportadora de sua confiança é fundamental para garantir uma experiência positiva para o cliente. Veja como escolher uma!

Quem tem uma loja on-line sabe: não adianta ter um bom site, com um processo de compra intuitivo e os melhores preços, se você não consegue realizar uma entrega de qualidade e dentro do prazo. Escolher uma boa transportadora é um dos maiores desafios do lojista. 

A qualidade do seu parceiro logístico afeta diretamente toda a sua operação. Desde o preço dos seus produtos, até a satisfação dos clientes. Por isso, é preciso analisar bem o seu negócio e as opções do mercado para encontrar aquela que mais se encaixa na sua necessidade.

Mas não deixe de pensar no futuro! Ao analisar qual transportadora atende sua realidade, pense no quanto a sua empresa deseja crescer e em qual o prazo você espera que isso aconteça. Ela poderia acompanhar o seu crescimento? É um fator muito importante para levar em conta. 

Para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio, separamos alguns pontos aos quais você deve se atentar. Veja a seguir:

Entenda quais são as suas necessidades

Quando você sabe realmente o que seu negócio precisa, fica mais fácil identificar quem melhor pode te ajudar. Então, certifique-se de saber exatamente o que espera de uma transportadora.

A sua área de atuação, os prazos que você deseja oferecer ao cliente, o nível de segurança que o seu produto requer e, claro, o custo que a sua empresa pode arcar com este investimento.

Pesquise referências de transportadoras

Hoje, existem diversas opções no mercado, oferecendo serviços com condições variadas. É preciso além de fazer uma ampla busca, checar a qualidade da prestação de serviço com outros lojistas. 

Utilize a internet a seu favor e verifique se há reclamações de clientes e a reputação da empresa. 

Procure saber a taxa de entregas realizadas dentro do prazo, trajetos, processos de segurança, reclamações em relação a entregas atrasadas ou produtos com defeito, entre outros aspectos.

Considere o investimento em tecnologia por parte da empresa

Os processos, softwares e ferramentas costumam mudar com uma certa velocidade neste ramo. Cada vez mais surgem soluções que vão melhorando e modernizando a área. 

Por isso, é importante entender o quanto a empresa de transportes em questão investe em tecnologia. É um sinal de que ela irá evoluir e conseguir prestar sempre um bom serviço, atual e que acompanha o mercado.  

A tecnologia pode estar relacionada a oferecer um melhor serviço, como também à segurança. O rastreamento de carga, por exemplo, permite que a equipe monitore o veículo e saiba exatamente onde ele está. O que é bom para verificar se o prazo será cumprido, como para rastrear a mercadoria em caso de um possível sequestro do veículo. 

Verifique o quão segura é a transportadora

Quando falamos de transportadora, a segurança é uma questão primordial. Afinal, acidentes e furtos podem acontecer a qualquer momento. 

Um parceiro logístico que invista nisso é essencial. Assim, você evita grandes perdas de mercadoria e, consequentemente, financeiras.

E como falamos no ponto acima, a relação entre tecnologia e segurança está cada vez mais estreita. As novas soluções tecnológicas vêm agindo a favor da segurança das empresas: rastreamento, monitoramento, escutas etc. 

transportadora - interna

Saiba sobre os processos de qualidade

Boas transportadoras têm processos logísticos otimizados e realizam entregas de qualidade, dentro do prazo e com segurança. O que resulta em cliente satisfeito

Empresas que prezam pela agilidade, pontualidade, boas práticas e cumprimento de prazos são mais do que um diferencial. É necessário e você não deve abrir mão disso. 

Avalie a frota

Avalie as condições dos veículos da transportadora: se eles têm a quantidade mínima de veículos necessários, o estado de conservação dos carros e a periodicidade da manutenção

Qualquer problema poderá causar prejuízos diretos para o seu negócio.

Certifique-se das taxas incidentes

Não deixe passar nada que possa afetar, principalmente, o preço dos seus produtos, ou sua margem de lucro. Certifique-se de todas as possíveis taxas extras que podem surgir ao longo do processo. 

As taxas adicionais variam de acordo com cada transportadora. Portanto, tire todas as suas dúvidas em relação a valores extras para saber exatamente quais são as despesas e os custos.

Tipos de prazo

Busque saber como a empresa trabalha em épocas sazonais, como Black Friday, Dia das Crianças ou Natal. Nesta época, as demandas costumam ser mais altas do que o normal e é preciso garantir que a transportadora consiga te atender nessas datas sem prejudicar a qualidade e prazo das entregas

Agora, você tem listado todos os pontos importantes para fazer a melhor escolha para sua loja. Lembre-se: uma boa transportadora pode fazer a diferença no seu negócio, deixando-o mais competitivo, destacando-se no mercado ao oferecer melhores preços e serviços. 

Boa sorte e que você faça as melhores entregas para os seus clientes! 

Compartilhe esse post: