Antecipação de recebíveis: conheça as vantagens e saiba como funciona essa solução de crédito

Compartilhe esse post:
antecipação de recebíveis - capa

A antecipação de recebíveis é uma solução de crédito que busca adiantar o recebimento das suas vendas realizadas a prazo. Saiba mais

Quando a sua empresa precisa de capital de giro ou necessita realizar o pagamento imediato de alguma dívida, a antecipação de recebíveis é uma das soluções de crédito que você pode utilizar para atingir seu objetivo.

Hoje, vamos falar um pouco mais dessa solução de crédito que vem se popularizando cada vez mais. A seguir, você vai entender como ela funciona, quais as vantagens para o seu negócio ao contratá-la e quando é a situação ideal para lançar mão deste produto oferecido no mercado.

O que é?

A antecipação de recebíveis consiste, basicamente, em adiantar o recebimento das suas vendas realizadas a prazo no cartão de crédito. Ao realizar esta antecipação, você pagará uma taxa, tendo como custo uma porcentagem de juros, que será calculada em cima do valor total que foi adiantado.

Também conhecida como desconto de duplicatas, a antecipação nada mais é do que uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para apoiar as empresas em diferentes necessidades de caixa.

Vamos supor que você precise de recursos para o pagamento antecipado de um fornecedor, buscando melhores condições nas negociações. Mas a maior parte das suas vendas no mês foi realizada a prazo e a conversão dessas em caixa será dada em um período médio de 2 meses. 

Você pode, então, contratar um produto de antecipação de recebíveis e ter em mãos esses valores para, assim, realizar o pagamento antecipado para o fornecedor.

Vale a pena contratar um produto de antecipação de recebíveis?

Seguindo o exemplo acima de pagamento de fornecedor, para entender o benefício de antecipar suas vendas, você deve calcular como essa antecipação vai te beneficiar na negociação. Caso a taxa cobrada pela instituição financeira seja menor que o desconto que você receberá, caso consiga fazer a negociação com o fornecedor, então, a contratação valerá a pena e será benéfica para o seu negócio. Caso a taxa seja maior do que este desconto, a antecipação não seria estratégica. 

Outra situação em que se faz valer a antecipação de recebíveis é o pagamento emergencial de uma dívida. Talvez esse seja o motivo mais comum para a contratação dessa linha de crédito. Isso acontece porque mesmo tentando premeditar todas as entradas e saídas do caixa de uma empresa, estamos sempre sujeitos a imprevisibilidades que podem nos exigir uma rápida tomada de ação. 

Como é difícil estar sempre preparado para uma surpresa, você pode acabar se encontrando em uma situação em que não tenha caixa para arcar com essa despesa imprevista. Nesse caso, a antecipação de recebíveis torna-se uma opção muito atrativa para levantar capital, tanto por ser de rápida contratação, quanto por ter um custo mais baixo comparado com outros produtos de crédito do mercado.

antecipação de recebíveis - interna

Vantagens da antecipação de recebíveis em comparação com empréstimo

A principal diferença entre a antecipação de recebíveis e um empréstimo convencional é que na antecipação, o valor que o contratante recebe está diretamente relacionado às vendas já realizadas

Isso significa que a garantia que a instituição financeira de crédito tem em relação ao recebimento do valor concedido a você é maior e possui maior segurança do que no caso da concessão de um produto convencional de crédito. Isso porque no produto convencional, as suas garantias oferecidas estão relacionadas às vendas futuras, que podem ser incertas.

A antecipação de recebíveis acarreta em  um risco muito menor para quem concede o crédito, o que acaba por oferecer custos muito menores para o seu bolso, se comparado com outros produtos de crédito.

Além disso, o fato da instituição financeira assumir o direito de receber os seus pagamentos futuros – na medida em que os concede no presente – torna o processo todo menos burocrático. Isso faz com que o processo de contratação de uma antecipação de crédito seja muito rápido e prático.

Vendo na B2W Marketplace e quero antecipar recebimentos na plataforma, como fazer?

O processo para contratar uma antecipação de recebíveis é muito fácil. Você precisa apenas preencher um formulário e, caso sua solicitação seja aprovada, você escolhe o valor a ser antecipado e nós depositamos na sua conta cadastrada na nossa plataforma, descontada a taxa de juros.

Ficou com alguma dúvida em relação a antecipação de recebíveis? Quer receber uma proposta de antecipação ou saber se já está pré-aprovado para contratar esse produto? Não deixe de acessar nosso formulário que entramos em contato com você!

Leia também:

Payback: calcule o período de retorno de investimento no seu negócio

Empréstimo e estratégia de marketing: entenda a relação dos dois no seu negócio!

5 dicas para você negociar melhor com os seus fornecedores

Compartilhe esse post: