Dia do consumidor: o que é e como a sua loja pode aproveitar a data

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O dia do consumidor é comemorado em 15 de março e traz uma grande oportunidade para os lojistas impulsionarem suas vendas. 

Diversas datas comerciais movimentam o mercado ao longo do ano. Algumas são mais específicas e focadas em certos segmentos, como a Páscoa ou o Dia das Crianças, outras são mais sazonais, como a época de volta às aulas ou o Carnaval. 

Enquanto isso, algumas datas são tão fortes, que o público espera o ano todo por elas e os lojistas se planejam muito para atender a alta demanda. O Dia do Consumidor, sem dúvida, já se tornou uma delas! 

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor já se estabeleceu como uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, principalmente pelo seu alto potencial de vendas durante o primeiro semestre do ano, que não possui datas comerciais tão fortes. 

O que é o Dia do Consumidor?

Sim, o nome já diz muito. Mas, você conhece a história dessa data? 

“Consumidores, por definição, somos todos nós”

– John F. Kennedy

Foi com a frase acima que, em 15 de março de 1962, o então presidente americano John F. Kennedy começou o seu discurso ao Congresso norte-americano e instituiu os principais direitos dos consumidores, como o direito à segurança, à informação e de escolha. A data ganhou uma força tão grande, que começou a ser  aproveitada por diversos varejistas do país. 

Anos mais tarde, em 1985, a Organização das Nações Unidas consolidou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em homenagem ao discurso do ex-presidente. 

Apesar da origem marcada pela determinação dos direitos do consumidor, hoje, a data se tornou uma ocasião de ofertas agressivas e uma oportunidade para muitos lojistas reforçarem o relacionamento com os seus clientes. 

O Dia do Consumidor no Brasil 

No Brasil, a história do Dia do Consumidor começa em 2002, quando é criada a  Lei nº 10.504, que institui a comemoração da data, anualmente, no dia 15 de março.

Apesar disso, a data só começou a ganhar força no mercado em 2014, quando o Buscapé, site de comparação de preços, encabeçou uma campanha para incentivar varejistas do e-commerce a participar da data. 

Como os primeiros meses do ano tendem a ser mais fracos no varejo, muitos lojistas encontraram no Dia do Consumidor a oportunidade perfeita para aquecer as vendas durante esse período. 

Desde então, a comemoração cresceu, trazendo cada vez mais interessados em participar, seja comprando ou vendendo, e transformando o Dia do Consumidor na principal data comercial do varejo brasileiro no primeiro trimestre. 

Dia do Consumidor ou Semana do Consumidor?

Embora a data oficial da comemoração seja dia 15 de março, no Brasil, a data ganhou uma força tão grande, que começou a impactar uma semana inteira de março e às vezes até o mês todo. 

Buscando se diferenciar da concorrência e expandir os dias de promoção, muitos lojistas passaram a criar uma Semana do Consumidor ou até Mês do Consumidor, o que apenas evidencia o potencial que a data tem no país. 

O Dia do consumidor em dados 

Em 2018, um relatório do Google mostrou que cerca de 35 milhões de brasileiros já conheciam o Dia do Consumidor. Entre esses, uma parcela de 58% afirmava que iria esperar pela data para realizar alguma compra importante ou ficar de olho nas ofertas.

Em 2020, a Semana do Consumidor faturou R$ 2,3 bilhões. Um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2019. (E-bit)

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miners e Opinion Box, em 2020, 64,1% das pessoas já conheciam o Dia do Consumidor. Em 2019, apenas 46,9% tinham conhecimento da data. 

As expectativas para a data também já estavam formadas, uma vez que, 54% dos entrevistados afirmaram que pretendiam comprar no Dia do Consumidor. 

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Como você pode aproveitar o dia do consumidor?

Se você tem uma loja física ou online, com certeza deve se preparar para o Dia do Consumidor. 

Mas, não pense que participar do Dia do Consumidor consiste apenas em oferecer descontos agressivos. A data é uma chance de você atrair novos clientes, aumentar as suas vendas e ainda estreitar o relacionamento com o seu público. 

Então, você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? Para te ajudar, separamos algumas dicas para você impulsionar as suas vendas participando do Dia do Consumidor. Confira: 

Monte um planejamento para a data

Planejamento é a chave para aproveitar o Dia do Consumidor (ou qualquer outra data comemorativa) da melhor maneira possível. Estude o segmento no qual o seu negócio está inserido, identifique tendências e entenda as oportunidades que você tem. 

Tendo isso em mente, você pode se programar com antecedência, negociar alguns produtos com o seus fornecedores e, assim, garantir o estoque dos itens que serão vendidos na data. 

Pense além das ofertas

Não vai conseguir oferecer ofertas agressivas? Não se preocupe! Existem outras maneiras de fazer a sua loja participar da data. Você pode oferecer diferentes vantagens para os consumidores, como frete grátis, condições especiais de pagamento, cashback, entre outras. 

Uma outra tendência do Dia do Consumidor é a fidelização de clientes. Proponha algo para o público que compra na sua loja regularmente, crie benefícios, ofertas ou até kits com aqueles produtos que são os favoritos deles. 

Invista na divulgação

O investimento em anúncios e campanhas de divulgação é essencial para épocas em que todas as lojas entram em promoção. É através deles que você conseguirá atrair o maior número de clientes e se destacar da concorrência.

Aposte nas suas redes sociais para divulgar as ofertas e promoções e, assim, estimular o engajamento dos seus consumidores. Trabalhar com mídias pagas, como Google Ads ou Facebook Ads, também pode ser uma excelente estratégia. 

Valorize a experiência do consumidor

Muitos lojistas encontram, no Dia do Consumidor, uma grande oportunidade para atrair novos clientes. E, com a chegada desse público, é importante pensar também na retenção dele. 

Quando um cliente decide comprar um produto da sua loja, começa o packing, que nada mais é do que o processo de preparação e embalagem das suas mercadorias. E, no caso das lojas online, a entrega é o momento em que o consumidor tem contato com o produto pela primeira vez. Por isso, ter um sistema de packing organizado e eficiente é essencial. 

Além disso, ter um bom atendimento pós-venda e uma entrega diferenciada – talvez com uma embalagem criativa, que expresse a personalidade da sua marca  –  é a chave para oferecer uma experiência de compra memorável e fidelizar o seu cliente.

Venda nos marketplaces

Estes canais de venda são formados por e-commerces que já possuem um alto tráfego e público consolidado, e costumam fazer grandes campanhas em datas comerciais como o Dia do Consumidor.

Com isso, vender nos marketplaces é uma grande oportunidade para sua loja aproveitar melhor o potencial da data. Criando ofertas nestes canais, você tem ótimas chances de ser mais visto e gerar mais negócios durante esta data e em outras oportunidades ao longo do ano.

Anotou todas as dicas? Veja qual funciona melhor para o sua loja e aproveite o dia 15 de março para impulsionar as suas vendas e levar o seu negócio ainda mais longe. 

Além do Dia do Consumidor, o ano está cheio de datas comemorativas que a sua loja não pode perder! Se você ainda não conhece todas essas oportunidades, confira o nosso calendário de 2021 e planeje-se para vender o ano todo! 

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