Dia dos solteiros: o que é e quando acontece?

Compartilhe esse post:
dia dos solteiros - capa

Apesar de ainda não ser uma data comercial muito popular no Brasil, o Dia dos Solteiros, tradicionalmente comemorado na China, aos poucos, vem conquistando o comércio e o público brasileiro. 

Do outro lado do mundo, os chineses aproveitam o Dia dos Solteiros, celebrado em 11 de novembro, para se auto-presentear. 

Tudo começou em 1993 como uma brincadeira de quatro estudantes universitários que decidiram criar um evento que fizesse frente ao Dia dos Namorados, tão celebrado em todo o mundo. Inclusive, aí está o motivo da data ser comemorada em 11/11, ou seja 1 -1- 1-1: os quatro estudantes solteiros em questão, um ao lado do outro, celebrando. 

Em 2009, uma grande varejista chinesa decidiu adotar a data como o seu evento focado em descontos. Algo semelhante à Black Friday, criada nos Estados Unidos e já tão difundida no mundo. Foi a partir daí, que a importância da data passou a ser significativa para o mercado.

Onze anos depois, o Dia dos Solteiros se tornou a principal data comercial da China, movimentando cerca de US$ 56 bilhões no país (dados referentes a 2020) e sendo o período de maiores descontos no comércio eletrônico por lá.

Brasil e o Dia dos Solteiros

Com a internet é possível fazer com que milhares de pessoas fora do seu país conheçam sua cultura e os costumes locais. Já o e-commerce permite que lojistas vendam seus itens para diversos países – inclusive o Brasil. E é assim que a China vem conseguindo disseminar o Dia dos Solteiros e levá-lo para outros mercados. 

Como a cultura do desconto na internet ainda é muito forte, aos poucos, a data vem ganhando espaço, se tornando mais uma oportunidade para o consumidor e gerando mais vendas para os lojistas. 

Em 2019, a Americanas Mundo – frente da Americanas que trabalha com produtos importados – trouxe a data para o Brasil.  Além de movimentar o mercado, a comemoração passou a marcar uma nova data no calendário do e-commerce brasileiro. 

dia dos solteiros - interna

Como aderir ao Dia dos Solteiros?

Faça um estudo de mercado para entender quais os produtos mais procurados neste período e se o seu negócio se encaixa nele.

Estude o seu negócio e se planeje. Afinal, no mesmo mês existem datas comerciais de forte impacto operacional. 

Analise sua margem de lucro para entender como você pode dar descontos nesta data e entrar para o grupo dos desbravadores do Dia dos Solteiros no Brasil. 

Fique de olho nas datas comemorativas!

O Dia dos Solteiros vem para reforçar a importância de novembro no calendário comercial no Brasil. O mês já traz a Black Friday e a Cyber Monday como grandes eventos, que deixam os clientes atentos e dispostos a comprar mais do que comum, devido às ofertas. 

Mas existem diversas datas que podem ser interessantes para a sua loja e o seu público, basta entender como trabalhá-las. Então, não deixe de acompanhar o calendário anual do varejo.

Para facilitar, preparamos um especial para os lojistas, com todas as datas comemorativas do país e destaque para as que mais marcam o varejo. Clique aqui e baixe agora mesmo!

Compartilhe esse post: