Conheça o dropshipping e as vantagens desta estratégia para a sua loja

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dropshipping - capa

O mercado de logística vem buscando cada vez mais soluções que atendam sua nova realidade e demanda. É preciso ser ágil, entregar com qualidade e, de preferência, a baixo custo. E uma dessas soluções vem se tornando muito popular, por isso, talvez, você já tenha ouvido falar do tema do nossa artigo de hoje: dropshipping

O termo é a junção de duas palavras da língua inglesa: drop (largar) e shipping (remessa). E em uma tradução livre significa “livre de remessa”. Ou seja, quando uma loja terceiriza a sua entrega para o próprio fabricante ou fornecedor e fica, literalmente, livre das remessas que vende. 

Funciona assim: quando um cliente compra no seu site, você avisa ao seu fornecedor, informando todos os dados da compra. Em seguida, ele irá faturar os pedidos

e realizar as entregas. Já o lucro da venda é dividido entre as partes, de acordo com o contrato estabelecido. 

Quando uma loja adota o dropshipping, ela se torna um intermediador entre o fabricante/fornecedor e o seu público. Ela continua sendo a responsável por ofertar o item, realizar a venda e todo o processo que isso envolve, como receber o pagamento e realizar o atendimento ao cliente. 

Mas é o fornecedor quem fatura, separa, embala e envia o pedido. Por isso, a comunicação entre as duas partes é essencial para que o negócio flua bem. Sem furos de prazos, desencontros de informação e, principalmente, sem frustrar o cliente.

dropshipping exemplo - interna

Quais as vantagens do dropshipping?

O dropshipping tem se mostrado um modelo interessante para a maioria dos lojistas. Para além da economia, afinal, você não precisará ter um estoque, ele traz vantagens como flexibilidade, ampliação de público e possibilidade de crescimento.

A seguir, veja mais detalhes de todas as vantagens que o dropshipping pode trazer para o seu negócio:

Economia: 

Com o dropshipping é possível vender on-line sem que a sua loja precise manter um estoque para isso, o que gera economia com espaço físico, mão de obra e até mesmo softwares que gerenciariam seu estoque e logística. 

Flexibilidade:

Adotando esta estratégia, você pode ampliar muito o seu sortimento, vendendo o que quiser, de onde e para onde quiser. Por não estar preso a um estoque, você pode fechar parcerias com diversos fornecedores em locais diferentes, que vão atender a públicos diferentes. Por exemplo, você pode ter dois fornecedores da mesma camiseta, um localizado no Norte e outro no Sul do país. Dependendo do destino da peça, você saberá qual acionar. 

Versatilidade de produtos:

Da mesma forma que o dropshipping te dá flexibilidade de fornecedores, ele também o faz com relação aos itens que você poderá vender. Sem ter problemas como falta de espaço, nesta modalidade logística você pode vender desde uma caneta até um sofá. Isso te permite cobrir ainda mais as necessidades do seu público, 

Ampliação público: 

Se você vende uma variedade maior de produtos, como indicamos acima, isso também te permite atingir outros públicos. Por exemplo, se no seu estoque você tem apenas sapatos de bebê para vender, com o dropshipping é possível que você também tenha coturnos, tênis infantis e adultos, sapatos de salto… Atingindo, assim, públicos diferentes para os quais você não tinha espaço para abranger. 

Facilidade para começar sua loja on-line: 

Economia e mais possibilidades de mercado, produtos e públicos; esse parece ser um cenário interessante e motivador para se começar um negócio, não é?! Dar os primeiros passos pode ser difícil, então, quanto mais fácil, econômico e cheio de possibilidades for esse caminho, melhor e mais chances da sua loja dar certo.

E as desvantagens?

Como não existe um modelo logístico perfeito, é importante saber que existem alguns poréns quando falamos de dropshipping. Todos contornáveis, mas é importante levá-los em conta na sua decisão e ter sempre atenção, caso opte por adotá-lo:

  • Redução das margens de lucro: com a divisão do lucro das vendas, o seu crescimento em faturamento provavelmente será menor
  • Dificuldade de rastrear pedidos: se você está na ponta do processo, provavelmente terá dificuldades em mapear as entregas em tempo real e conseguir identificar atrasos ou problemas
  • Controle de gestão entre fornecedores: ao se ter vários fornecedores, controlar todas essas integrações pode se tornar um desafio
  • Falta de controle entre loja e fornecedor: não é comum sistemas que integrem as tecnologias de fornecedores e lojistas. Isso faz com que nenhuma das partes tenha controle total do processo ou consiga acompanhá-lo sem acionar o parceiro

Dropshipping x Cross docking

É comum as pessoas confundirem os conceitos de dropshipping e cross docking, isso porque ambos excluem o estoque da realidade dos lojistas. Mas como já conversamos aqui, neste post, existe uma diferença crucial entre os dois: o centro de distribuição.

Se no cross docking o seu fornecedor leva o pedido para um centro de distribuição e a partir de lá ele será preparado para o envio, no dropshipping esta etapa é cortada. Como vimos, é o fornecedor que faz todo o preparo do item e realiza o envio. 

Apesar da diferença, ambas modalidades trazem vantagens, como economia para sua loja e um caminho mais fácil para quem quer começar a vender on-line. 

Economizando na logística com os marketplaces

Outra opção para você, que deseja abrir a sua loja na internet e economizar com a logística, e de forma saudável para seu crescimento, é entrar em um marketplace. Com ele, você vende em grandes sites, como Americanas, Shoptime e Submarino, fazendo uso da tecnologia, da plataforma e da segurança desses e-commerces. O que torna mais fácil e seguro vender on-line. 

Além disso, plataformas como a B2W Marketplace, por exemplo, podem oferecer facilidades logísticas que aumentam sua eficiência logística e te ajudam a economizar. Um exemplo, é o B2W Entrega, serviço sem custo, que facilita a emissão de etiquetas e a coleta e entrega de produtos para o consumidor. Para quem deseja terceirizar toda a gestão de estoque e envio de pedidos, outra opção é aderir ao serviço B2W Fulfillment, que gerencia todas estas etapas.

Isso sem falar no grande alcance que a sua loja terá desde o começo, estando presente em sites que recebem milhares de visitas por dia e têm projeção nacional.  

A B2W Marketplace é uma das maiores plataformas de marketplace do Brasil. Aqui, você terá um ecossistema todo pensado para impulsionar o seu negócio e te ajudar a vender muito mais! Além dos sites mais conhecidos do país, você terá acesso a soluções de logística, publicidade, crédito entre outros.
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