Young adult: conheça a literatura em que toda livraria deve se atentar

Compartilhe esse post:
young adult - capa

Os livros de YA têm como personagens principais os jovens, com histórias que geralmente abordam temas densos e sensíveis

A literatura Young Adult conquistou milhares de leitores nos últimos anos e vem ganhando cada vez mais espaço nas livrarias do mundo todo. Mas será que você sabe para quem são as obras deste estilo literário?  

Traduzido para português, o termo Young Adult quer dizer jovem adulto, e sua literatura é destinada a esse público. Mas qual é a faixa etária, de fato, desses leitores? Segundo a YALSA (The Young Adult Library Services Association), os young adults são jovens de 15 a 29 anos.  Mas não há consenso em relação às idades e muitas pessoas consideram dos 14 aos 21 anos também. 

A grande diferença dessa literatura para os livros infantojuvenis é justamente a temática. Enquanto os young adults são para jovens que estão em um período de grandes transformações ou que acabaram de chegar nessa fase, os infantojuvenis são para crianças que estão chegando à fase da pré-adolescência, com abordagens de forma sutil, preparando esses leitores para o amadurecimento. 

Características da literatura Young Adult

Os livros de YA têm como personagens principais os jovens, que na maioria das vezes se deparam com situações que permeiam seu dia a dia, como: sexualidade, busca por uma identidade, relacionamentos amorosos e familiares, status social, bullying, entre outros. Estes temas sensíveis e densos, são abordados tanto em enredos fantásticos como realistas e, na maioria das vezes, com um estilo de escrita claro e o uso de gírias.

Quando falamos sobre Young Adult, nos referimos sempre a uma literatura ou aos livros YA, e não como um gênero literário. Isso porque as obras possuem os mais diversos gêneros como romance, terror, suspense, ficção, fantasia, etc. Com essa liberdade de construção de histórias nos mais diversos gêneros, a literatura YA torna-se dinâmica e mais acessível a inúmeros públicos. 

Graças à popularidade editorial, as histórias desses livros são frequentemente adaptadas para o cinema e, quando chegam às telonas, são sucesso de bilheteria. Alguns exemplos de livros YA que viraram filmes são: A Culpa é das Estrelas, Crepúsculo, Jogos Vorazes e Para Todos Os Garotos Que Já Amei.

young adult - interna

Literatura Young Adult no Submarino 

Pioneiro no e-commerce de livros no Brasil, o Submarino é referência no segmento literário desde o início da sua história, em 1999. Todos os anos são milhares de títulos vendidos e em 2020 não foi diferente. Com a literatura Young Adult ganhando cada vez mais força, o livro mais vendido em 2020 foi a saga Harry Potter, um dos mais populares da literatura YA. 

A história do bruxo e seus amigos aborda temas como o preconceito e a discriminação, com muitos significados e referências culturais. Com uma série de sete livros, cada obra equivale a cerca de um ano de vida de Harry, então os leitores que começam a ler a saga ainda muito jovens também vão amadurecendo conforme a leitura. 

Sempre atento às novidades do mercado, a literatura Young Adult também foi tema do quarto episódio da primeira temporada do podcast do Submarino “Que que tá acontecendo?”, realizado em 2019. O podcast aborda temas atuais e sobre cultura pop que ajudam a conectar os ouvintes aos assuntos do momento. 

É possível perceber que a literatura YA influenciou uma geração e vai continuar influenciando muitas outras. Os livros continuarão sendo um dos pilares mais importantes para o Submarino, que acredita que a literatura é uma ferramenta poderosa para o conhecimento. 

Mas e a sua livraria, já está atenta a essa literatura focada no público jovem? Se não, é hora de se atentar e, claro, contar com o Submarino na exposição e venda dos livros da sua loja! 

Compartilhe esse post: