O seu planejamento de vendas para 2021 está pronto?

Compartilhe esse post:
planejamento de vendas para 2021 - capa

Veja as razões e algumas dicas para construir seu planejamento de vendas para 2021. Analisar o histórico de seu negócio é o primeiro passo!

Todo começo de ano quem tem o seu próprio negócio sabe: é preciso estar afiado com o seu planejamento de vendas para o ano que se segue. É através dele que você vai  estabelecer as metas da sua empresa e traçar o melhor caminho para alcançá-las. 

Por isso, é muito importante ter o seu planejamento de vendas e colocar todo esforço do time para segui-lo e torná-lo realidade. Sem ele, você perde o guia que irá fazer o seu time avançar – principalmente o comercial. 

E se você ainda não tem um planejamento, saiba que ele precisa estar embasado em três pilares: 

Estratégia: aqui, você pode pensar a longo prazo, ainda que ela mude conforme o produto ou serviço oferecido e o valor negociado.

Tática: é o momento em que você pensa em como tirar a estratégia do papel. E esse pensamento precisa ser mais a curto e médio prazo, uma vez que ele pode mudar após análise.

Técnica: neste ponto, você deve pensar em todas as formas possíveis para capacitar pessoas. A técnica está diretamente ligada à capacidade de entrega da equipe de vendas.

Uma vez que você tenha isso em mente, é preciso seguir alguns passos para desenhar o seu planejamento de vendas. 

  1. Definir as metas de venda
  2. Escolher a estratégia de vendas adequada ao mercado-alvo
  3. Propor táticas de vendas para o seu time e motivá-lo
  4. Estabelecer um orçamento e usá-lo como baliza
  5. Definir métricas que façam sentido para o negócio
  6. Revisar e analisar o desempenho e as métricas com frequência 

Qual a importância de um bom planejamento de vendas?

O planejamento de vendas tem um papel crucial dentro do negócio, ajudando em frentes diferentes: manter o foco no cliente, gerar valor e garantir o sucesso. Quando você faz um bom planejamento, estruturado, refletindo a realidade do seu negócio, segui-lo é a chave para o sucesso. 

Afinal, não adianta gerar leads qualificados, se na hora de começar o processo de venda, mostrando como o seu produto é exatamente o que ele precisava, você falhar.

Quando você foca em entregar, em cada etapa do processo de vendas, o valor que o cliente em potencial precisa, fica mais fácil trazê-lo mais pra perto. E é a partir daí que se constrói um relacionamento saudável com o cliente, fidelizando-o e trazendo frutos para a empresa. 

Como fazer um bom planejamento de vendas

Analise seu histórico

Para entender aonde você quer chegar, é preciso olhar por onde você passou. Por isso, fazer uma análise do seu histórico é tão importante. Assim, você poderá entender o que deu certo, o que precisa melhorar, como fazê-lo, o que fazer de diferente para novos resultados…

Tudo isso influencia para que o seu planejamento de vendas seja realista, buscando resultados possíveis e alcançáveis.

Estabeleça metas

Metas são importantes, mas é preciso lembrar que elas também podem mudar ao longo do caminho. 

E para que você não seja pego de surpresa, a dica aqui é elaborar um plano de vendas para três cenários diferentes: pessimista, otimista e realista. Assim você estará preparado para qualquer eventualidade.

planejamento de vendas para 2021 - interna

Defina suas estratégias e métricas

Defina estratégias que façam sentido para o seu negócio. Ela não precisa ser única, muito menos um número sem fim, que você e sua equipe mal conseguirão acompanhá-las. Entenda a sua necessidade e o seu momento (não se esqueça do funil de vendas) para, então, defini-las.

Algumas perguntas que podem te nortear no momento de definir as estratégias são: 

  • A sua segmentação de mercado está correta?
  • Como compensar a sazonalidade de suas vendas?
  • Como sua empresa está interagindo com as tendências do mercado?
  • Quais os produtos de maior saída e como deixá-los em evidência?
  • É possível ter um relacionamento mais próximo com o cliente?

Monte um plano de ação

Chegou a hora de colocar todo o planejamento de vendas que você estruturou em prática . 

Primeiro, defina um bom cronograma de ações, com prazos, etapas e períodos estabelecidos para avaliar se as ações e estratégias estão trazendo o resultado esperado.

E esteja sempre atento às novas oportunidades. Mas, mais do que isso: não deixe que nenhum lead esfrie por falta de ação. O time de pré-vendas precisa ser educativo e consultivo.

Pronto! Agora, você já sabe como criar o seu planejamento de vendas. E com esta etapa feita, você terá noção do quanto precisa comprar ou produzir do seu produto para bater as metas do ano. É importante fazer a separação de quanto você precisa de fluxo de caixa e quanto será usado para a compra dos produtos e insumos.

Mas sabemos que não é tão simples ter o capital necessário para fazer o investimento que o seu negócio precisa – mesmo que esse investimento vá te trazer muito retorno. Se este é o seu caso, saiba que você pode contar com serviços de crédito. Existem muitas opções no mercado às quais você pode recorrer.

Os lojistas que já vendem na B2W Marketplace podem contar com o Crédito Seller, o serviço de crédito exclusivo da plataforma. Toda a contratação é feita on-line, sem burocracia e em 24h, o dinheiro fica disponível para você. Tudo isso com as menores taxas do mercado.

São diversas opções pensadas para atender necessidades específicas, como Parcelado Mensal, Parcelado Quinzenal, Flex, Flex Mais e Crédito Imobiliário. Para saber mais, preencha o formulário abaixo e solicite sua análise de crédito!

E se você ainda não vende aqui, venha para o B2W Marketplace e veja como aqui é mais fácil vender e crescer na internet! Cadastre sua loja!

Leia também:

Você conhece o modelo de crédito por maquininhas?

Como conseguir linhas de crédito para investir em uma loja pequena?

Empréstimo e estratégia de marketing: entenda a relação dos dois no seu negócio!

Compartilhe esse post: