Retire na loja: a nova tendência do e-commerce. Saiba como aderir

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retire na loja - capa

A modalidade de “Retire na loja” é cada vez mais deseja pelo consumidor. Sua loja está preparada?

A revolução do e-commerce foi permitir que os clientes comprassem e recebessem seus pedidos sem sair de casa. Mas a realidade foi mostrando que nem sempre é possível oferecer essa comodidade. Ora porque não tem ninguém no endereço para receber o produto, ora porque os serviços de entrega não alcançam o destinatário. Foi nesse cenário que surgiu o Retire na loja, uma nova oferta do comércio eletrônico.

Com essa opção, o cliente pode realizar suas compras on-line e escolher onde quer retirar o produto, de acordo com o seu próprio conforto. Assim, ele escolhe um ponto de retirada localizado no caminho do trabalho ou próximo às estações de metrô ou ônibus que ele utiliza, por exemplo.

A estratégia que começou tímida em outros países vem ganhando cada vez mais força no mercado. Tanto que uma pesquisa realizada pela empresa Advantec, do Reino Unido, perguntou aos consumidores qual é a melhor forma para receberem os seus pedidos. 54% dos clientes disseram que, depois de suas casas, seria o serviço Retire na loja.

Retire na Loja x Brasil

Se no Reino Unido mais de 50% das pessoas se declaram adeptas do Retire na Loja, no Brasil não é muito diferente. A terceira edição do Connected Shoppers Report 2019, realizado pela Salesforce em mais de 20 países (incluindo o Brasil), mostrou que 67% dos entrevistados já compraram em lojas on-line e retiraram no endereço físico.

Apesar de não ser tão difundida ainda no mercado brasileiro, a estratégia mostra ter muitos adeptos. E isso de dá por dois fatores: 

  • Valor do frete: para o Retire na loja, o frete costuma ser mais barato, uma vez que ele não cobre todo o percurso até a casa do cliente.
  • Cobertura na entrega: alguns endereços no Brasil não são cobertos pelos Correios, a empresa de maior abrangência em entrega no país. 

Esta é, definitivamente, uma grande oportunidade para os lojistas que atuam tanto no on-line, quanto no off-line. Porque além de vender na internet, você pode fazer do seu ponto físico um ponto de retirada, levando mais pessoas a conhecerem o seu negócio, aumentando sua cartela de clientes e tendo a chance de impulsionar suas vendas. 

retire na loja - interna

Como potencializar o Retire na loja do meu negócio

Levar mais pessoas para sua loja pode ser uma grande oportunidade de realizar uma nova venda. Para te ajudar, separamos algumas dicas do que você pode fazer na sua operação quando aderir ao Retire na loja e que vão aumentar as conversões com seus novos clientes:

  • Facilite a identificação: deixe visível e de fácil identificação na sua loja para onde clientes devem se dirigir para retirar o produto comprado online. Você pode utilizar marcações no chão ou até mesmo aéreas, como um banner. Assim, o cliente não se sente perdido, ou “perdendo tempo” procurando o local ou a pessoa com quem tratar da retirada.
  • Prepare sua equipe: instrua seus funcionários para saberem onde estão guardados os pedidos e como fazer a conferência e entrega correta do pedido. Assim, você evita transtorno para os clientes ou atraso no serviço.
  • Incentive-o a conhecer a sua loja: enquanto você, ou alguém de sua equipe, vai buscar o produto, incentive que o cliente conheça sua loja e as ofertas do dia. Deixe-o à vontade para explorar e conhecer o seu negócio.
  • Dê incentivos para a “compra de oportunidade”: quando receber um cliente que foi até você para retirar pedidos, ofereça descontos e promoções exclusivos. Assim, ele pode ficar tentado a levar aquele produto que não estava planejando comprar naquele momento, mas quem resiste a um descontinho, não é mesmo?! É o que chamamos de incentivo à compra de oportunidade. Ele funciona muito bem com produtos de valores medianos e compras recorrentes, como produtos de higiene pessoal, beleza, chocolates, dentre outros. 

Retire na loja x marketplaces

Se o Retire na loja é uma boa estratégia para quem tem seu próprio e-commerce (e, consequentemente, um número limitado de pontos físicos nos quais pode atuar), imagine as vantagens que ele pode trazer para quem atua no marketplace, com milhares de lojas! 

A B2W Marketplace, por exemplo, já oferece esta opção de entrega para os clientes em seus sites. Por lá, eles podem escolher se vão retirar o produto em uma das lojas Americanas disponíveis, ou em um dos lojistas parceiros que aderiram ao serviço.

O Click & Collect, como é chamado o Retire na loja da Americanas, Shoptime e Submarino, permite que os lojistas parceiros da plataforma se cadastrem para ser pontos de retirada de todo marketplace. Ou seja, o cliente compra um produto on-line e pode retirar na loja física de um dos parceiros – mesmo que o produto comprado não seja dele. 

Isso potencializa o serviço nas duas frentes. Para os clientes, quanto mais opções de onde retirar o seu pedido, melhor! Já para os lojistas, quanto mais pedidos forem enviados para sua loja, mais pessoas vão conhecer o seu ponto físico, aumentando as chances de realizar uma nova venda na etapa de retirada.  

Agora, você já sabe o que é o Retire na loja e a grande vantagem que ele traz para você que tem uma loja física e também está presente em um marketplace. É a sua chance de potencializar sua visibilidade do seu negócio e impulsionar suas vendas. 

Se você já vende na B2W Marketplace, agora é hora de aderir ao Click & Collect e conhecer nossa estratégia completa de omnichannel, que é a conexão entre os canais on-line e off-line. 

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