4 fatores que influenciam o consumidor a optar pela compra on-line

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O que leva o cliente a optar pela compra on-line? Conheça os principais fatores e saiba como posicionar sua loja!

Entender os motivos que levam o consumidor a realizar sua compra on-line pode te motivar a investir nesta frente, resultando no aumento das suas vendas. O comércio eletrônico vem crescendo nos últimos anos, tanto pela comodidade de poder comprar sem sair de casa, como pela possibilidade de comparar preços e poder fazer as melhores escolhas. Outro ponto positivo é o fato do consumidor ter a sua disposição avaliações de outros clientes, que o ajudam na tomada de decisão.

A seguir, vamos te apresentar os principais fatores que influenciam o consumidor a optar pela compra on-line. Conhecê-los vai te ajudar a criar uma estratégia de negócio certeira, caso você deseje se aventurar pelo mundo digital. 

Avaliações de outros consumidores

Quem nunca teve dúvida sobre a qualidade de um produto? Ou na relação custo x benefício e não encontrou ninguém que já comprou o produto para auxiliar na decisão de compra? Nessas horas, aquela olhadinha nos comentários dos outros consumidores pode ser decisiva para finalizar a compra ou simplesmente desistir dela.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 97% das pessoas procuram informações sobre o produto antes de realizar a compra. Portanto, disponibilize em sua loja a opção de avaliar os produtos e incentive todos a participarem.

Grande sortimento de produtos

Oferecer opções para o cliente no e-commerce é tão importante quanto na loja física. Sabe quando uma pessoa vai até uma loja de roupas e experimenta 10 calças diferentes para no final da compra, decidir levar apenas uma? No e-commerce também é assim. Os clientes querem ver diversas opções para poder escolher a melhor.

Tendo um sortimento maior, você prende a atenção do cliente enquanto ele navega entre os seus produtos. Isso evita que ele vá para o site do concorrente e acabe realizando a compra por lá.

Comodidade

Para fazer uma compra antes do e-commerce, era  preciso enfrentar trânsito para chegar até a loja, se preocupar com estacionamento, encarar uma loja muitas vezes cheia e ter que aguardar para ser atendido.

Hoje, a realidade é diferente. A experiência de compra se tornou algo simples e prazeroso para a maioria das pessoas, que podem se conectar de qualquer lugar do mundo, comparar preços, prazo, avaliações e finalizar a compra sem sair de casa.

optar pela compra online - interna

Entrega rápida

O cliente precisa ser o ponto focal na estruturação do seu negócio, e no e-commerce não pode ser diferente.

Dependendo do produto comprado, o cliente não vai querer esperar por 10, 20 dias úteis para receber o seu produto. Já pensou como seria derrubar o celular utilizado como ferramenta de trabalho no chão, precisar comprar e receber outro rapidamente, mas só encontrar opções de frete acima de 10 dias úteis?

Nesse caso, o cliente até estaria disposto a pagar um pouco mais para receber o item mais rápido. Portanto, é importante oferecer diversas opções de frete para ele, com opções mais baratas e mais rápidas.

Existem infinitas opções de frete, e com certeza, alguma delas vai atender às necessidades do seu cliente. Se ele quiser receber o produto em casa no mesmo dia, ele pode. Se ele quiser receber em casa em um horário agendado, também. Se ele quiser retirar em uma loja física, basta escolher onde deseja buscar.

Melhorando sua entrega no marketplace

Se você vende no B2W Marketplace, a boa notícia é que já oferecemos total flexibilidade de entrega para o cliente e você pode contar com esse serviço, podendo ofertá-lo aos seus clientes. Com o Click & Collect, você consegue integrar sua loja on-line com a off-line. Isso porque você se torna um ponto de retirada do nosso marketplace. Assim, quem realiza uma compra on-line, mas não tem como recebê-la em casa, pode optar por retirar o pedido em um dos nossos parceiros. 

O Click & Collect é uma solução gratuita, que aumenta o fluxo de consumidores da loja física e dá maior visibilidade para a marca em nossos sites.

Se você tem uma loja física e deseja cadastrá-la como um ponto de retirada do B2W Marketplace, basta preencher o formulário abaixo:

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