Evite reclamações otimizando seu anúncio no marketplace

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Você pode evitar muitas reclamações de compra simplesmente otimizando seu anúncio! Veja algumas sicas para fazer isso

As compras de fim de ano podem até estar acabando para o consumidor, mas não para o lojista. Quem trabalha em e-commerce há mais tempo, sabe que a maior parte do trabalho começa após o evento: notas fiscais, expedição, contato com clientes, empresas de logística e, infelizmente, reclamações.

Por isso, é importante fazer uma análise minuciosa das reclamações recebidas e estabelecer um plano de ação de melhorias. Algumas podem exigir uma nova estratégia de precificação para as datas e, para outras, a otimizações do seu anúncio, trazendo informações mais claras e fotos autênticas do seu produto.

Nesse artigo, vamos abordar algumas reclamações que podem ser evitadas otimizando seu anúncio no e-commerce ou marketplace, a partir de um conteúdo bem elaborado. Confira algumas dicas!

Antes do anúncio, a plataforma – trabalhe sua marca

O primeiro ponto a se lembrar é uma dificuldade comum dos consumidores reconhecer e ter confiança no responsável pela venda e entrega da loja, principalmente numa plataforma de marketplace.

Por isso, trabalhe bem sua marca. Na descrição de sua loja, conte sua história, sua localização e demais informações. Também pode ser interessante trabalhar algumas informações sobre o funcionamento da entrega na descrição do próprio anúncio.

Além de trazer segurança, esse processo pode ajudar a fidelizar o cliente, que reconhecerá sua loja entre toda a concorrência.

Se tiver dúvidas, se coloque no lugar do cliente: o que te traria mais segurança na hora da compra e de escolher de quem  comprar?

Reclamações que podem ser evitadas – otimizando seu anúncio de e-commerce

Para além das reclamações de entrega e preço, existem aquelas que podem ser evitadas com a elaboração de um bom conteúdo nos anúncios e página da loja. Veja a seguir.

“Não era o que eu pensava”

Esse tipo de reclamação geralmente está relacionada à foto do produto ou ausência de informações sobre materiais e superfícies.

Por isso, é importante ter uma foto do produto o mais fiel  possível, além de descrição do seu material.

“Comprei errado”

Voltagem, dimensões e tamanho, cor, entre outros. Se a informação não estiver clara ao cliente, ele pode cancelar a compra e/ou devolver o produto.

O agrupamento de SKUs de produtos pode facilitar a escolha do consumidor nessas horas, possibilitando a escolha mais acertada de informações como cores ou voltagem, além de otimizar a gestão dos anúncios.

Garanta uma ficha técnica bem preenchida e informações claras ao seu cliente e na dúvida, mais uma vez, coloque-se no lugar do consumidor.

“No anúncio não tinha a informação”

Na verdade, as outras reclamações podem até mesmo se resumir nessa única.

Garanta que seu anúncio conte a história do seu produto de forma completa: quem é o fornecedor, quais as dimensões, estilos, funções, entre outros. Assim, a compra se tornará mais clara e segura, tanto para você quanto para seus clientes.

Aqui no Blog B2W Marketplace, já escrevemos sobre a importância do cadastro do produto, técnicas de redação para melhorar o seu descritivo de produtos e como tirar fotos de produtos para sua loja online, entre outros artigos que podem ajudar você a melhorar seu conteúdo.

Bônus: Ferramenta para conferir as principais dúvidas do consumidor

Como você pode ver, o segredo está em responder as principais dúvidas do consumidor antes da compra através do conteúdo do seu anúncio, otimizando atendimento e diminuindo possíveis devoluções por informações erradas ou confusas apresentadas no anúncio.

Então, aqui vai uma dica bônus para você: uma ferramenta gratuita que pode render  diversos insights na hora de redigir seu anúncio.

Answer The Public – Responda o público, em português, é um site que entrega uma listagem das principais palavras-chave e expressões buscadas sobre um determinado assunto na internet. Com ela você entenderá muito melhor as dúvidas que rondam a cabeça dos clientes sobre os produtos. É só acessar aqui. Quer saber mais sobre conteúdo para e-commerce? Então acompanhe a BCreative Content no Instagram, é só clicar aqui.

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