Calendário 2021: quais datas a sua loja não pode deixar de aproveitar?

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Datas comerciais são grandes oportunidades para fazer a sua loja ser vista e alavancar as suas vendas. Veja o calendário de 2021 e se organize!

Durante o ano inteiro, diversas datas comerciais tendem a impulsionar a venda de diversos varejistas do mercado. Por isso, é muito importante estar atento ao calendário de 2021 para não perder nenhuma oportunidade para a sua loja.  

Abaixo, separamos as principais datas e períodos de 2021. Confira e comece a se planejar para elas! 

Calendário 2021 para você se planejar

01 de janeiro – Ano Novo

Seja qual for o segmento da sua loja, o início do ano é excelente para fazer uma queima de estoque dos produtos do ano anterior. Aposte em ofertas e kits promocionais para impulsionar as suas vendas.

O período também é ideal para a venda de itens de verão ou reforma de casa e mobília.  

14 de fevereiro – Valentine’s Day

Apesar de não ser uma data brasileira, cada vez mais as pessoas estão comemorando o dia por aqui. Então, caso os seus produtos tenham alguma relação com a data, pode ser interessante aproveitar a oportunidade para criar algumas ofertas e movimentar o seu negócio no mês de fevereiro. 

8 de março – Dia Internacional das Mulheres

O mês de março começa com uma grande data para os lojistas que trabalham com produtos femininos: o Dia Internacional das Mulheres. Essa pode ser uma boa ocasião para apostar em liquidações voltadas para esse público. 

15 de março – Dia do consumidor

Essa é uma data importantíssima para trabalhar o relacionamento com o seu público. Afinal, nada é mais importante do que os seus consumidores, não é mesmo? 

Aproveite a data para surpreender os seus clientes com cupons, promoções e ativações de fidelização. 

Além de alavancar as vendas, é muito importante estar atento ao seu atendimento e a satisfação dos seus clientes. O pós-venda foi o que influenciou a criação da data, uma vez que, ela foi concebida pelo presidente americano John F. Kennedy em 1962 para celebrar os direitos do consumidor. 

04 de abril – Páscoa

O carro chefe dessa data são os ovos de páscoa de chocolate. Então, se você trabalha com esses produtos, prepare-se para a data! Invista em novos sabores, kits e opções diversificadas para destacar o seu negócio. 

Lembre-se também que, após a data, a procura por esses produtos tende a diminuir muito. Assim, para evitar prejuízos, atente-se a data de validade dos itens e garanta o seu lucro antes mesmo da Páscoa. Quando o feriado chegar, faça promoções com o que restou para evitar ficar com o estoque parado

23 de abril – Dia Mundial do Livro

Essa data comercial é bem direcionada para a categoria de livros. Então, se esse for o seu negócio, aproveite para criar ofertas exclusivas e que atinjam todos os tipos de público. Ou seja, que contemple desde os livros de ficção e best-sellers até os livros técnicos e acadêmicos. 

09 de maio – Dia das mães

A data, comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio, é um dia de reconhecimento e retribuição à toda as mães.

 Segundo um levantamento da Compre&Confie, parceiro da Social Miners, o varejo digital faturou R$ 5,7 bilhões com o Dia das Mães em 2020, proporcionando um aumento de 116% em relação ao mesmo período de 2019. 

Por ser uma data mais ampla, ela traz um grande potencial de vendas para as mais diversas categorias. Aqui explicamos melhor como vender os seus produtos no Dia das Mães. 

12 de junho – Dia dos namorados

O Dia dos Namorados é outra data bastante movimentada no varejo e que pode ser explorada por diversas categorias, desde eletrônicos e jóias até chocolates e bebidas. Então, se a data funcionar para o seu negócio, pense em uma estratégia para incentivar a compra dos seus produtos. 

Segundo um levantamento da Social Miner, em 2020, o faturamento online na data mais romântica do ano foi de R$ 6,45 bilhões, um crescimento de quase 120% com relação a 2019, que faturou R$ 2,99 bilhões. 

30 de julho – Dia dos Amigos

Apesar de não ser uma data muito movimentada, o Dia dos Amigos pode ser uma oportunidade para você movimentar o seu negócio no mês de julho. Crie kits promocionais e ofertas que o público possa aproveitar e comprar com ou até para os amigos. 

08 de agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é bem lembrado pelos consumidores e pode ser trabalhado por lojistas das mais diversas categorias, especialmente aquelas mais fortes entre o público masculino. 

Em 2020, o e-commerce obteve um faturamento de R$ 3,5 bilhões durante a data, alta de 41% em relação a 2019 (Ebit). Aqui contamos mais dicas para você aproveitar a data no marketplace. 

07 de setembro – Semana do Brasil

A semana do Brasil é um evento bem recente. Criada pelo Governo Federal em 2019 para movimentar a economia durante o mês de Setembro, ela acontece justamente na semana do Dia da Independência do Brasil, que é comemorado em 7 de setembro.

A ocasião funciona como uma Black Friday do Brasil e foca em descontos e promoções mais agressivas para todas as categorias de vendas do país. 

15 de setembro – Dia do Cliente

A data é bem semelhante ao Dia do Consumidor e, mais uma vez, pode ser uma grande oportunidade de promover suas vendas. Elabore descontos para os seus clientes fiéis e crie estratégias para atrair novas pessoas para o seu negócio.  

12 de outubro – Dia das Crianças 

O Dia das Crianças é uma grande data para o segmento de brinquedos e artigos infantis. Então, se esse é o foco do seu negócio, se planeje para começar as suas campanhas promocionais e outras estratégias para impactar o público já no final de setembro. 

Tenha atenção aos itens mais desejados pelas crianças e as tendências do setor. Além disso, os presentes podem envolver outros itens que não sejam brinquedos, então não deixe roupas e outros artigos infantis de lado. 

11 de novembro – Dia dos Solteiros

A data foi criada em 1993 por universitários chineses como um evento contrário ao Dia dos Namorados. Com o passar dos anos, a comemoração do Dia dos Solteiros cresceu tanto que, em 2009, uma grande empresa de eletrônicos do varejo chinês transformou a data em um dia de ofertas. Hoje, o dia 11 de novembro já é conhecido como a “Black Friday” da China. 

Em 2019, a Americanas decidiu trazer um pouco do festival de vendas chinês para o Brasil. Através da operação da Americanas Mundo, trouxe mais de 8 milhões de itens chineses com desconto e frete grátis no site durante o dia 11/11. Assim, essa pode ser mais uma oportunidade para você destacar a sua loja e vender mais os seus produtos. 

26 de novembro – Black Friday

A Black Friday é sem dúvida a data mais importante do varejo. Ela ocorre sempre no final de novembro, porém a data varia de acordo com o calendário americano. Em 2021, ela está marcada para acontecer no dia 26 de novembro

 Segundo dados levantados pela Ebit | Nielsen, em 2020, a Black Friday foi responsável por movimentar R$ 4,02 bilhões no varejo online, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de vendas do ano passado. 

E na Black Friday vale tudo! Como o foco da data mais esperada do ano são os descontos super agressivos e não um produto específico, essa acaba sendo uma grande oportunidade para todas as categorias de venda. Nesta matéria, você pode conferir tudo sobre a data. 

29 de novembro – Cyber Monday 

A Cyber Monday sempre acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday. Por isso, é interessante pensar em uma estratégia em conjunto para as duas datas.

A data foca nos descontos no varejo online e em canais de e-commerce, em especial na categoria de eletrônicos e tecnologia, mas também é uma grande oportunidade de venda para todas as categorias de lojas virtuais.

25 de dezembro – Natal 

Além de ser uma forte data para a venda de artigos natalinos, o Natal é uma ótima oportunidade para os segmentos de alimentos e bebidas, principalmente aqueles relacionados à ceia e almoço natalino. 

Como a data também envolve muitas trocas de presentes, as vendas são bastante intensificadas para diversas categorias. Então, independentemente do seu negócio, essa pode ser uma boa ocasião para você vender mais. 

Oportunidades Sazonais

calendário 2021 - intrena

Volta às Aulas 

O início do ano normalmente é marcado pela volta às aulas, que acontece entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro. Para os lojistas que apostam em produtos de papelaria, malas, materiais escolares e outros itens do segmento, pode ser uma ótima oportunidade para realizar promoções e atrair mais clientes para a loja.. 

Carnaval 

Por conta da pandemia, o Carnaval de 2021 ainda está bastante indefinido. A data seria comemorada no dia 16 de fevereiro, porém o carnaval de rua e do sambódromo já foi adiado para julho em algumas cidades, então podemos ter grandes mudanças nesse grande feriado. 

De qualquer forma, o Carnaval tem ganhado cada vez mais relevância entre o público brasileiro. Para os segmentos de roupas, artigos de festa e bebidas, essa é uma data bastante significativa, e que pode começar a ser trabalhada cerca de um mês antes. 

Virada de estações 

A troca de estações é um grande momento para o setor de moda. Sempre que uma nova estação se inicia, prepare uma grande queima de estoque dos produtos da estação passada. 

O início do outono, por exemplo, é o período ideal para uma queima de estoque dos itens de verão, como ar-condicionado, ventiladores, artigos de praia e outros. Além disso, o período é bem importante para a troca de coleções de roupas, sapatos e outros itens que sofrem influência da moda e do clima.

Já no início do inverno, foque em promover produtos de meia estação e que sejam relevantes para o seu público durante a estação. 

A chegada da primavera marca o início de uma temporada mais quente, ou seja, é um ótimo momento para uma queima de estoque dos produtos de outono e inverno. 

O verão é a estação ideal para impulsionar as vendas de diversas categorias. Além dos tradicionais, como itens de climatização, repelentes e artigos de praia, que sempre fazem sucesso no período. Um segmento para ficar atento é o de acessórios automotivos, uma vez que muitas pessoas fazem uma revisão nos veículos antes de pegar a estrada. 

Leia também:

O que é Black Friday e quando ela acontece?

O que é Cyber Monday e como aproveitar a data para vender seus produtos?

Vendendo seus produtos para o Dia das Mães

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