O que é packing e como você pode melhorar o processo

Compartilhe esse post:
packing  capa

A partir do momento em que uma compra é confirmada, se inicia uma das principais partes da experiência do cliente: a entrega! E, durante esse processo, o packing é certamente um ponto que merece muita atenção. 

Packing é um momento indispensável em qualquer operação de venda pela internet, principalmente porque, nas compras online, o consumidor não tem contato com o produto. Ele pode analisar as fotos, conferir detalhes da descrição e ler cada avaliação, mas a entrega final é o que vai definir a experiência dele

Além disso, o pós-venda também é o momento de fidelizar o seu cliente. Por isso, é importante estar sempre atento às condições que o seu produto é entregue. 

Afinal, o que é packing? 

Como a própria tradução mostra, packing nada mais é do que o processo de preparação e embalagem das suas mercadorias antes do envio. Mas, apesar de parecer um processo simples, ele vai muito além de ser simplesmente a embalagem dos produtos e exige mais cuidado e atenção do que você imagina. 

O packing tem uma influência direta na qualidade das suas entregas e na experiência final do seu consumidor, uma vez que, caso esse processo não seja feito corretamente, ele pode levar a possíveis danos no seu produto e consequentemente gerar insatisfação nos clientes. 

Para te ajudar nesse processo de embalar e preparar os seus produtos, criamos um passo a passo definitivo para um sistema de packing organizado e eficiente. 

1 – Conheça as necessidades do seu produto

Antes de definir uma embalagem, faça uma boa análise do seu produto e das suas necessidades. Confira o tamanho dos itens, material, forma, peso, entre outros detalhes que podem influenciar o empacotamento. 

Alguns objetos podem demandar um cuidado maior do que outros ou até uma embalagem mais resistente. Então, caso o seu produto seja mais delicado, não economize no seu processo de packing! Esse investimento irá reduzir avarias e assim prevenir outras despesas. 

Confira abaixo alguns pontos essenciais para criar uma boa embalagem para os seus produtos. 

2 – Defina um espaço e comece a empacotar

Depois de definir as suas embalagens, estabeleça uma operação organizada e eficiente para o seu processo de packing, pois esse é um momento que exige atenção nos detalhes. Tenha cuidado com a quantidade de produtos que será empacotada e também fique alerta aos meios de transporte que serão necessários para o deslocamento da entrega. Dessa forma, você garante que o seu produto chegue sem defeitos até o consumidor.  

Com os produtos na caixa, comece o processo de etiquetagem. Nesse momento, atente-se a anexar a etiqueta contendo todas as informações necessárias, como nome e endereço do cliente, número do pedido, entre outros. E não se esqueça da nota fiscal! 

3 – Pense fora da caixa

Como destacamos no início, a entrega é o primeiro contato real que o consumidor tem com o seu produto. Por isso, o packing é a oportunidade perfeita para se diferenciar e fazer a sua loja ganhar ainda mais destaque. Aposte em embalagens criativas e de boa qualidade, que expressem a personalidade da sua marca e tragam os seus produtos de uma forma mais original. Às vezes, um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença na experiência final do seu consumidor e ainda colaborar para a sua fidelização. 

packing - meio

Conte com os marketplaces para te ajudar

Se você já tem uma loja, seja ela online ou física, entrar em um marketplace pode ser a melhor opção para vender pela internet e entregar seus produtos com mais facilidade. O B2W Marketplace, por exemplo, oferece uma série de vantagens aos lojistas, que podem contar com a estrutura da plataforma já pronta e com a possibilidade de cadastrar e vender os produtos de maneira simples e ágil. 

Nosso canal oferece diversas soluções para auxiliar o seu negócio na entrega e até no packing dos produtos. O B2W Entrega, por exemplo, é um serviço gratuito que auxilia o lojista no transporte dos itens vendidos no marketplace, garantindo também as melhores condições de valores e prazos de entrega. Enquanto isso, o B2W Fulfillment garante ainda mais praticidade aos negócios. Nesse serviço, a nossa equipe fica responsável por todo o processo de logística, de armazenagem ao pós venda, passando, claro pelo packing dos seus produtos, 100% feito por nossos profissionais. 


Saiba mais sobre as oportunidades do B2W Marketplace e cadastre a sua loja para começar a vender aqui. 

Leia também:

Modelo logístico terceirizado ou próprio: qual é o melhor para o seu negócio

5 dicas para você negociar melhor com os seus fornecedores

O que é e como vender seus produtos no B2W Marketplace?

Compartilhe esse post: