Como utilizar o comportamento do cliente no Natal a favor do seu negócio?

Compartilhe esse post:

Conhecer o comportamento do cliente te ajuda a criar ações mais estratégicas e que convertem vendas. Veja algumas dicas

Em qualquer área, é essencial entender o momento em que seu público se encontra na jornada do consumidor. Assim, você poderá avaliar a melhor forma de impactá-lo. Quando se trata de datas especiais, é importante considerar que o comportamento do cliente costuma apresentar algumas particularidades na véspera da data festiva.

Por isso, hoje, queremos te apresentar dois pontos característicos do comportamento do consumidor no Natal, de forma que você consiga aproveitar essas oportunidades.

Em busca de presentes

O Natal é um momento de presentear família, amigos e colegas de trabalho. Para isso, os clientes saem a procura de produtos e serviços certeiros e que ajudem a realizar o desejo de consumo de seus entes queridos.

Por muito tempo, essas compras ficaram concentradas no varejo físico, mas, com o passar dos anos, esse cenário foi se modificando. De acordo com a pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, em 2020, 86% dos brasileiros se mostraram mais inclinados a comprar online, principalmente durante essas datas promocionais do quarto trimestre.

Mais do que nunca, é a hora de investir em aumento de sortimento, bons cadastros e apresentação dos seus produtos e propaganda para destacar seus itens e sua loja em relação à concorrência. Com a entrada desse público no e-commerce, é importante que você consiga atraí-lo e fazer com que ele sinta confiança na sua loja e no seu serviço.

No momento da compra

No momento da tomada de decisão, os clientes também buscam por benefícios promocionais. Por esse motivo, sua condição comercial deve estar alinhada com as expectativas dos clientes, ainda mais se considerarmos que a maioria não está em busca de um presente só.

Tendo isso em mente, no momento da compra, ofereça cupons de desconto ou cashback. Assim, você garante o seu diferencial. Outro chamariz é o frete grátis, já que, também de acordo com a pesquisa da Rakuten, 43% dos pesquisados contam com ele.

É claro que a publicidade também auxilia seu negócio a estar mais perto das vendas. Afinal, 38% dos brasileiros dizem estar abertos à publicidade de marcas. Isso confirma que deixar sua marca em destaque facilita o encontro entre o cliente e sua loja, alavancando suas chances de venda através de uma maior visibilidade.

Os lojistas da B2W Marketplace, por exemplo, contam com o serviço do B2WADS, o canal de publicidade do marketplace. Ao anunciar com as soluções disponíveis dentro da própria plataforma, os lojistas podem aproveitar todo o conhecimento que a ferramenta tem sobre o canal de vendas e a estrutura e público dos sites da Americanas, Submarino e Shoptime. Isso resulta em campanhas inteligentes e assertivas que podem estar 100% orientadas ao comportamento do cliente em cada etapa da jornada de compra.

Se quiser saber mais sobre as soluções de publicidade na B2W Marketplace, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você: 

Leia também:

5 soluções do B2WADS para as campanhas publicitárias do seu negócio

Early Adopters: quem são e como as marcas podem conquistar esse público?

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

Compartilhe esse post: