Facebook Marketplace ou marketplace: qual o melhor para seu perfil de negócio?

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O Facebook Marketplace possibilita a venda de produtos por meio da rede social. Descubra se o modelo é o ideal para você.

Disponível no Brasil desde 2018, o Facebook Marketplace é um recurso que permite que usuários anunciem e vendam produtos diretamente pela rede social. A proposta é simples: o vendedor fotografa, descreve, precifica e publica o item e os interessados entram em contato com ele para fechar negócio. “As pessoas já usam o Facebook para comprar e vender e, agora, tornamos esse processo mais fácil”, comenta Karandeep Anand, diretor de gestão de produto do Facebook.

Vale a pena vender lá? O modelo é o ideal para os resultados que você busca? Confira abaixo!

Como vender no Facebook Marketplace?

Para comprar e vender no Facebook Marketplace, basta ter um perfil na rede social. O que à primeira vista parece descomplicado pode ser um problema mais para a frente, porque não existe um processo de verificação e autenticação das partes envolvidas como acontece nos cadastros de usuários dos marketplaces consolidados. 

Uma vez lá, o vendedor cria um anúncio para o item que deseja comercializar e aguarda o contato dos compradores interessados. A negociação ocorre pelo próprio Messenger, programa de mensagens da plataforma. 

O que vender no Facebook Marketplace?

Grande parte dos itens anunciados no Facebook Marketplace é composta por itens antigos e usados pelo anunciante, dando à plataforma um ar informal e similar ao dos grupos de trocas e vendas da rede social.

Por enquanto, só é permitida a venda de produtos físicos. Não se pode vender serviços, e ingressos só podem ser anunciados mediante permissão por escrito do Facebook. Vender animais ou itens relacionados a serviços de saúde, como termômetros e kits de primeiros socorros, também é proibido.

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Como são realizados os pagamentos de produtos vendidos no Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace não intermedeia ou garante o pagamento das vendas realizadas lá; a transação fica a critério das partes envolvidas. Isso significa que o comprador e o vendedor deverão entrar em um acordo e decidir como pagar pelo produto vendido. Entre as opções mais populares estão o pagamento em dinheiro ou por maquininhas de cartão de crédito no momento da entrega, transferência bancária ou plataformas eletrônicas de pagamento. 

Já os grandes marketplaces atestam a seriedade da etapa de compra e venda e permitem que os lojistas parceiros ofereçam muitas opções de pagamento para o público, do parcelamento de compras em diversas bandeiras de cartão de crédito ao boleto bancário, passando por benefícios inovadores como cashback. Além disso, todas as transações são autenticadas e o vendedor só recebe a confirmação do pedido se de fato estiver tudo certo, proporcionando muito mais segurança para todos os envolvidos. 

E a entrega dos produtos vendidos no Facebook Marketplace?

Assim como o pagamento, o envio dos itens vendidos por meio do Facebook também deve ser acordado entre comprador e vendedor. Alguns preferem combinar um ponto de encontro e entregar o produto em mãos. Outros apostam no envio pelos Correios. Cabe às partes definir como proceder.

Plataformas como o B2W Marketplace, por exemplo, oferecem soluções logísticas para vendedores parceiros, que facilitam as entregas dos pedidos realizados em seus sites e otimizam a operação de quem vende lá. 

Afinal, vender no Facebook Marketplace é bom?

O Facebook Marketplace pode ser um canal adicional de venda e oferece possibilidades a vendedores informais, devido ao número expressivo de usuários da rede social. É ideal para vendas pontuais, de itens usados ou únicos, por exemplo. 

Para lojistas com uma operação estruturada e vendedores de todos os tamanhos que desejem se profissionalizar ou conquistar resultados cada vez melhores, plataformas consolidadas, como o B2W Marketplace, continuam sendo a melhor opção: por meio dele, é possível cadastrar sua loja e vender seus produtos nos maiores e-commerces do Brasil – a Americanas, a Americanas Empresas, o Submarino e o Shoptime – contando com toda serviços e toda a estrutura para crescer cada vez mais. 

Os sites que compõem o B2W Marketplace recebem mais de 1 bilhão de visitas e contam com uma base de mais de 19 milhões de clientes ativos. É muito mais visibilidade para seus produtos, com todos os benefícios de anunciar e vender nas lojas mais conhecidas e consolidadas da internet. Clique aqui, cadastre-se e comece hoje mesmo!

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