Modelo logístico terceirizado ou próprio: qual é o melhor para o seu negócio

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Na hora de escolher entre um modelo logístico próprio ou terceirizado, é preciso conhecer muito bem os custos da sua operação

Para saber qual é o melhor modelo logístico para seu negócio, antes você precisa saber qual é o custo total de sua operação. Com base neste cálculo, você terá conhecimento de seus custos e conseguirá determinar se vale a pena permanecer com uma logística própria ou procurar algum parceiro especializado.

O mercado aponta que os custos logísticos, dependendo do negócio, podem representar de 5% a 35% das vendas, sendo que a logística representa um dos maiores custos em uma empresa. Por isso, antes de decidir entre manter o controle interno ou terceirizar, tenha clareza de sua situação. Assim, você conseguirá ter mais benefícios, tornando o seu negócio ainda mais competitivo à frente da concorrência.

E para te guiar na tomada da decisão entre um modelo logístico próprio ou terceirizado, criamos um passo a passo que vai te ajudar a ter o real cenário do seu negócio. Acompanhe todos os detalhes e, ao final, faça o cálculo de seus custos operacionais.

Como calcular os custos da sua operação logística?

Para realizar este cálculo, faça o levantamento de todos os seus custos fixos e variáveis. É importante não deixar de fora nenhuma despesa, mesmo aquelas que são eventuais. Para chegar a um valor o mais exato possível, o ideal é fazer o levantamento das despesas dos últimos 3 a 6 meses e calcular o valor médio deste período. Ao final, você terá uma ideia de seu custo operacional e qual percentual ele representa sobre o total das vendas.

Ao descobrir o percentual do seu custo operacional, você conseguirá calcular o preço de venda, pois este valor deverá ser o suficiente para cobrir custos de mercadoria, impostos, comissões, custo operacional e ainda te dar uma margem de lucro.

Quando o custo operacional é calculado corretamente e todas as informações são registradas, você consegue entender onde precisa reduzir os altos gastos e avaliar o que pode ser cortado.

A minha operação é mais barata ou cara do que uma operação terceirizada?

Para entender se vale mais a pena um modelo logístico próprio ou terceirizado para seu negócio, é necessário fazer um balanço geral e saber se um parceiro oferecerá o mesmo serviço que você possui ou deseja implementar, porém por um custo menor.

Na maioria das vezes, a terceirização possui economias muito significativas. Você transforma os custos fixos em variáveis, já que eles são transferidos para outra empresa. Neste caso, a contratante fica livre de custos, por exemplo no caso de necessidade de mão de obra para execução de serviços fora do espaço físico da empresa. Dessa forma, você não terá vínculo empregatício e nem obrigações trabalhistas, gastos com treinamentos, alimentação, telefonia, de maneira que poderá concentrar seus esforços e usar sua estrutura para desenvolver outros processos e aumentar a qualidade de seus produtos.

Uma empresa especializada investe pesado em equipamentos, pessoas e tecnologia para oferecer o mais alto nível de serviço, visando sempre o benefício para o consumidor final. Ela fornece uma gestão mais concentrada da operação para que seus embarcadores (pessoas responsáveis pelo transporte da mercadoria) possam ter total conhecimento sobre os processos e indicadores de performance, por exemplo. 

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Como agregar mais valor para seu negócio com uma mudança na operação

Para agregar mais valor para seu negócio e aumentar sua competitividade, é necessário aumentar seu nível de serviço. Os custos logísticos são a parte vital do sucesso de uma empresa, pois o consumidor consegue diferenciar a qualidade e o investimento realizado em grandes marcas do mercado pelo nível de serviço prestado.

Ao terceirizar as atividades secundárias de seu negócio, você abre a possibilidade de focar naquilo que mais importa: a atividade principal da empresa. 

Ao ter mais atenção e cuidado com os assuntos estratégicos de seu negócio, a sua equipe de gestores terá mais tempo para desenvolver soluções que melhorem os seus serviços e/ou produtos, ao invés de pensar na execução de tarefas operacionais. E não se esqueça: o sucesso de grandes empresas está inteiramente ligado à sua operação.

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