Como fazer uma promoção de vendas?

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Uma promoção de vendas traz inúmeras vantagens para ampliar o engajamento do cliente. Veja como criar uma ação desse tipo

Fazer uma promoção de vendas é uma excelente forma de engajar mais clientes com seus produtos e ampliar seus resultados. Mas é claro que tudo precisa ser muito bem estruturado para que a ação valha a pena e gere um retorno relevante.

Tudo começa pela análise e entendimento de seu próprio negócio e, claro, a definição de um objetivo com a promoção que irá criar. Por isso, comece se perguntando: “Por que irei criar uma ação, e quem pretendo impactar com ela?” A resposta para essa pergunta irá ajudar na construção da base de sua estratégia comercial e irá guiar todo o processo.

Se você pretende criar uma promoção de vendas e quer saber a melhor forma de estruturar essa intenção, fique atento a nossas dicas a seguir: 

Analise seus produtos mais estratégicos para uma ação comercial

Para fazer uma promoção de vendas, é preciso começar com uma boa análise de seus produtos. Quais deles são mais ou menos vendidos, aqueles que mais contribuem para o faturamento total de sua loja, ou mesmo aqueles que estão há muito tempo parados no estoque.

Ao  segmentar os produtos você saberá mais sobre a natureza de cada item e como eles interagem com as vendas de sua loja. 

Saiba quais ações fazem mais sentido para cada item

Ao conhecer mais o perfil dos itens que você vende, é preciso entender as ações e objetivos que fazem mais sentido para cada um.

Por exemplo: se os custos de estoque estão impactando muito sua receita, vale a pena priorizar itens mais problemáticos nesse sentido, ou seja, aqueles que demandam muito espaço e tem baixa demanda pelos consumidores. Neste caso, como eles não possuem tantos clientes, é preciso planejar formas de torná-los mais interessantes para os clientes. 

Algo que pode funcionar nesse caso é a criação de kits com alguns destes itens que tenham similaridade entre si. É uma forma de vender vários produtos de uma só vez e tornar o frete mais barato para eles.

É claro que esta é apenas uma situação e você pode descobrir muitas outras que se encaixem melhor com seu propósito comercial. 

Entenda as melhores datas e oportunidades para uma promoção de vendas

Há todo momento existem clientes buscando as melhores oportunidades de negócio para produtos diferentes. Por isso, a hora certa de criar uma promoção de vendas é: sempre. Quando você entender que uma ação promocional faz sentido para seu negócio, apenas estruture sua campanha e comece a agir!

Mas é claro que há momentos ao longo do ano em que os clientes estão na expectativa por ações comerciais de todos os varejistas ou de lojistas de determinado setor. São datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, por exemplo. Em momentos assim é bem importante sua loja saber quando e onde se inserir com uma promoção de vendas, já que ignorar essas datas pode tornar seus concorrentes mais interessantes e te fazer perder ótimas oportunidades de negócio.

Além disso, nos marketplaces existem ações especiais ao longo do ano focadas em algumas categorias ou até de comemoração de aniversário das marcas, como a Americanas, por exemplo. Geralmente há um grande fluxo de clientes que são impactados por ações de ads e e-mail marketing em datas assim. Por isso, também vale entender como se posicionar nesses momentos para aproveitar o alto tráfego que os sites recebem.

Crie ou entre em campanhas nos marketplaces

Alguns canais, como o B2W Marketplace, por exemplo, podem criar campanhas de frete, desconto no preço do produto ou formas de pagamento durante datas ou ações comerciais. Neste caso, o parceiro só precisa fazer uma adesão rápida para aplicar a promoção de vendas sobre seus produtos.

O que é preciso ter em mente é de apenas escolher as campanhas que façam sentido para sua estratégia comercial sem impactar seu negócio. 

Por outro lado, aderir a estas campanhas pode ser estimulante para suas vendas, já que ajuda a atrair mais clientes e converter mais vendas para sua loja.

Algumas campanhas podem ter uma porcentagem subsidiada pelo marketplace. Por exemplo, uma campanha com cashback de 10% para quem utilizar a AME como forma de pagamento, pode ter 5% desse total sendo garantido pelo próprio canal de marketplace. Aí, sua loja só precisa entender se consegue arcar com outros 5% para aderir à campanha e engajar mais clientes.

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Turbine sua ação com anúncios patrocinados

Com toda a ação comercial definida, é importante entender se não vale a pena impulsionar a visibilidade de seus produtos neste momento.

Uma forma de fazer isso é criar campanhas de anúncios patrocinados que aumentem a divulgação de seus produtos e promoções. 

Com anúncios patrocinados, seus itens conseguem aparecer mais para o cliente. E em posições dos sites e momentos estratégicos. Ou seja, eles ficam mais visíveis e na hora em que o cliente estiver pesquisando por itens relacionados aos seus. É uma combinação que ajuda muito na hora de converter.

Você define quanto irá investir nestas ações. O importante é saber bem a sua expectativa de retorno com as vendas daquele item. Isto é: se o produto tem uma margem muito baixa e é bastante nichado, é importante fazer investimentos mais controlados. Por outro lado, itens com boa margem de lucro e alta demanda podem ter excelente desempenho quando alcançam mais pessoas e, por isso, justificam um investimento mais alto em mídia paga.

Analise sua performance de vendas e melhore suas campanhas

Toda ação promocional deixa um legado para o lojista. Por trás de grandes sucessos de vendas há uma estratégia muito bem definida e que precisa ser observada mais atentamente para que se aprenda com todos os acertos.

Da mesma forma, os erros exigem uma boa análise para que se entenda em que momento a estratégia falhou e o que precisa ser ajustado dali pra frente.

Toda ação comercial gera dados que trazem insights importantes sobre cada ponto da ação. Por exemplo: se seus anúncios tiveram muitos cliques, mas poucas conversões, você pode ter visões como:

  • o anúncio patrocinado prometia algo diferente da oferta real: por isso, muitas pessoas clicaram, mas ao olharem a oferta, desistiram da compra

Ou

  • o anúncio patrocinado estava em conformidade com a oferta, mas ao entrar na página do produto e simularem o frete, o cliente sentiu que não valia a pena comprar o item;

Ou

  • o anúncio patrocinado estava em conformidade com a oferta, as ao entrar na página do produto, não haviam informações técnicas relevantes para sanar as dúvidas do cliente e ele fechar a compra;

Enfim, existem muitas análises possíveis sobre cada cenário e é importante entender em que momento a falha acontece para uma análise mais detalhada de sua promoção de vendas. Com isso, você consegue fazer uma análise mais qualitativa de sua ação comercial e melhorar sempre, garantindo mais e melhores resultados no futuro.

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