5 dicas para você negociar melhor com os seus fornecedores

Compartilhe esse post:
negociar

Negociar bem com seus fornecedores é essencial para ser mais competitivo. Veja algumas dicas de como fazer isso!

Para que um negócio se estabeleça e dê lucro, tão importante quanto ter clientes e realizar muitas vendas, é ter bons fornecedores. E encontrá-los não é uma tarefa tão simples, já que você precisa pensar em qualidade, prazos, preços, logística, custo-benefício etc. 

Se você tem os seus fornecedores de confiança, já sabe o quão importante é cultivar uma boa relação. Afinal, eles influenciam diretamente as estratégias do seu negócio. Mas você sabe como negociar com os seus fornecedores?

Esta é outra etapa da relação empresa x fornecedor que é muito importante e vai refletir diretamente na sua operação e nos seus preços. Por isso, vamos dar, agora, 5 dicas que vão te ajudar a fazer melhores negociações, sem que você precise abrir mão da qualidade no seu negócio. Confira a seguir!

Tenha claro o que você quer e precisa

Quando você sabe exatamente o que quer, fica mais fácil trabalhar nas negociações e assim, você também sabe até onde pode ir.

Se não está certo a respeito da quantidade de mercadoria que você vai adquirir, das datas limites de pagamento e recebimento dos produtos, entre outras questões, você pode ficar sem argumentos. O que favorece o seu fornecedor, que, estará mais confortável com a situação e mais preparado para trazer as condições ideais. 

Por isso, mostre que conhece bem suas reais necessidades e deixe claro o que deseja. Assim, será possível “persuadir” o fornecedor com boas justificativas e chegarem, se não em uma situação ideal, em um cenário bom para ambos os lados.

Construa um bom relacionamento com seus fornecedores

Este é o começo de tudo! Um bom relacionamento, com proximidade e frequência, torna maiores as possibilidades de flexibilização comercial — o que envolve preços, prazos e quantidades.

Não seja a pessoa que tenta levar vantagem nas negociações e extrair o máximo do seu fornecedor. Isso, além de não ser bem visto, não transmite confiança. É fundamental que os dois lados façam concessões para que o negócio seja vantajoso. Por isso, seja sempre sincero e tente unir interesses.

Não descarte a ideia de fechar contratos de longo prazo

Se você faz compras de recorrência com um fornecedor, esta é uma opção muito viável e que permite melhores negociações no que diz respeito a preço e prazo. Contratos longos transmitem segurança para o fornecedor.

Para você, o benefício é que os valores do produto não serão alterados com frequência, caso haja variação de mercado. E se as opções de fornecedores para a sua empresa são escassas, esta é uma opção de garantir que o fornecedor te atenda enquanto você precisar.

negociar

Tenha sempre um plano B na manga

Às vezes, é necessário lançar mão de um plano B, por isso, esteja sempre com um em vista na hora de negociar. Se você tiver apenas uma opção em mente, pode acabar se encontrando sem saída, ou refém, por falta de alternativas. Esteja sempre um passo à frente! 

Para isto, planeje-se, caso não consiga chegar em um acordo. E o plano B não precisa, necessariamente, ser um outro fornecedor. Você pode planejar uma mudança no produto ou serviço procurado.

Sempre que possível, pague à vista!

Sabe quando você vai a uma loja e pergunta se à vista tem desconto? Pois saiba que esta estratégia também funciona com os seus fornecedores. Pagar à vista te dá maior poder na hora de negociar, seja valores ou prazos. 

Mas é compreensível que nem sempre a empresa tem capital para realizar seus pagamentos à vista, dependendo do montante que isso representa. Por isso, é preciso analisar bem o quão vantajoso seria realizar o pagamento desta forma: de quanto seria a economia, você conseguiria o prazo que gostaria se pagassem à vista?

Bom, se esse for o caso, você pode sempre recorrer a um empréstimo para aumentar o seu poder de negociação com os fornecedores. Assim, você paga a sua compra à vista e consegue bons descontos e melhores prazos de entrega, e o empréstimo, você paga à prazo, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Existem algumas opções no mercado, que, pensando exatamente nos pequenos e médios empreendedores, têm opções com taxas mais em conta e que cabem na sua estratégia. Os lojistas do B2W Marketplace, por exemplo, contam com o Crédito Seller, um serviço de crédito exclusivo para quem vende na plataforma. Com ele, os lojistas parceiros realizam empréstimos com as melhores taxas do mercado e podem investir no próprio negócio, inclusive, aumentando seu poder em negociar com os fornecedores.

Recorra ao empréstimo sempre que ele fizer sentido para sua estratégia e para o seu negócio. Não caia no conto do “empréstimo é o seu maior inimigo”. Se você faz parte do B2W Marketplace, temos uma solução de crédito que pode ajudar seu negócio. Conheça o Crédito Seller! 

Leia também:

Aprenda a calcular seu fluxo de caixa e mantenha a saúde financeira do seu negócio

Payback: calcule o período de retorno de investimento no seu negócio

6 passos para definir preço para seus produtos e garantir lucratividade

Compartilhe esse post: