Prepare-se para o alto volume de vendas e evite gargalos operacionais na Black Friday

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Com históricos de um alto volume de vendas todos os anos, a Black Friday é uma ótima oportunidade para o lojista, mas é preciso se preparar!

A Black Friday de 2020 promete grandes recordes de vendas no meio digital. Isso porque o ano tem trazido excelentes resultados no comércio eletrônico e que devem continuar a se repetir agora, com mais gente comprando online.

Por exemplo,  você sabia que o faturamento do 1º semestre de 2020 foi 9% maior que o 2º semestre de 2019? Isto representa um recorde de faturamento nos últimos 20 anos de e-commerce. Além disso, o relatório do Webshoppers elaborado pelo Ebit, aponta crescimento de 12% de novos consumidores online. Isso mostra que os resultados de 2019 foram bons, mas os números de 2020 prometem alcançar um novo patamar. 

Pela alta expectativa com as vendas deste período, vem um grande alerta para os problemas operacionais, de estoque e logística, que podem acontecer em seu negócio. Você está realmente preparado para as vendas do período? Se você está em dúvida, vale refletir sobre as 3 perguntas abaixo para avaliar se seu negócio está pronto para a Black Friday:

  1. Você já sabe para quais produtos deve investir em reposição para atender a demanda? 
  2. Qual é a sua capacidade de ‘escoar’ uma determinada quantidade de pedidos por mês, por dia e por hora?
  3. Com o aumento dos pedidos, você tem pessoas suficientes para atender os prazos de envio prometidos aos consumidores? 

Datas sazonais como Black Friday e Natal são as mais esperadas pelos varejistas e clientes do e-commerce. A falta de um bom planejamento para este período pode fazer com que sua empresa passe por uma grande crise, uma vez que não adianta fazer grandes investimentos em mão de obra ou tecnologia, visto que depois de alguns meses os pedidos irão diminuir. 

Então, como preparar o seu negócio para lucrar muito nestas datas evitando gargalos operacionais pelo alto volume de vendas? Se planeje com os seguintes pontos:

Quais soluções devem ser implementadas?

Existem diversas soluções disponíveis no mercado voltadas para otimizar os mais diversos processos em uma empresa. O ideal é contar com soluções que ajudem a automatizar as rotinas, mas que ao mesmo tempo ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores mantendo a comunicação fluida e precisa.

Quais melhorias de processos precisam ocorrer?

Analise seu processo atual para detectar as atividades que podem ser ajustadas, evitando ineficiências e gargalos operacionais. Tenha como objetivo a definição de suas metas, fluxo de trabalho, controles e integração com outros processos; e tudo  de forma clara, para que seu processo contribua de forma significativa na entrega de valor ao cliente final.

Quais foram as maiores falhas cometidas e que não devem ser repetidas neste ano?

Comece fazendo uma reflexão geral de como sua loja passou pelo evento no ano anterior e liste item por item: 

  • Pontos positivos: quais foram os acertos?
  • Pontos negativos: quais foram os erros cometidos?
  • Pontos a melhorar: o que poderia ter sido aprimorado?
  • Pontos de aprendizado: quais foram seus aprendizados?

A partir dessa reflexão já é possível trilhar um plano de ação para manter o que funcionou, corrigir o que deu errado e buscar melhoria contínua de seus processos. Caso este ano seja seu primeiro evento, faça uma adaptação das perguntas:

  • Pontos positivos: o que está funcionando bem?
  • Pontos negativos: o que não está dando muito certo e precisa de ajuste?
  • Pontos a se atentar: o que preciso ter atenção?
  • Pontos de melhoria atual: quais são os pontos que já posso melhorar?
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Quanto você espera vender em seu site e nos marketplaces?

Faça a projeção de vendas se baseando no histórico de sua empresa durante os últimos 6 ou 12 meses com uma análise de todos seus canais, assim você saberá qual a plataforma é mais vantajosa para você. Lembrando que também é importante olhar para o mercado e seus concorrentes para obter respostas para sua projeção, como estimativas de crescimento do setor e itens mais desejados pelos consumidores.

Muitos varejistas entendem o alto desafio e esforço que é lidar com uma operação logística eficaz, porém sabem que para atender com excelência seus clientes pode ser necessário um alto investimento. Para não impactar no manuseio, prazo de expedição dos pedidos para os clientes e diminuir os custos fixos com mão de obra ou estrutura, muitos preferem terceirizar essa demanda para se dedicar à parte estratégica e de vendas de seus negócios.

Fique pronto para o alto volume de vendas no B2W Marketplace

O serviço do B2W Fulfillment é uma solução logística completa e temporariamente gratuita para os parceiros do B2W Marketplace.

Com o B2W Fulfillment você consegue entregar alta performance operacional, melhor prazo e frete de entrega, ressarcimento de 100% do valor da nota fiscal em casos de perda na armazenagem ou na entrega. Além disso, pode contar com o atendimento especializado ao consumidor, caso haja algum problema. 

Outro benefício é que o serviço já tem ajudado a aumentar a relevância de sua loja no buy box em algumas categorias como livros, brinquedos, automotivos, casa e construção e games. 

Para saber mais, basta preencher o formulário abaixo e solicitar um orçamento. E se seu CNPJ é de SP e do RJ, pode aproveitar a gratuidade do serviço por tempo indeterminado.

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