Avaria: o que é como diminuir as perdas em seu estoque?

por Fulfillment

1 de setembro de 2020

A avaria de estoque é um ponto de atenção para qualquer lojista veja o que isso e como diminuí-la

A avaria é quando algum produto do seu armazém de estoque sofre algum dano ou estrago durante a armazenagem ou transporte, gerando prejuízos para o negócio.

Em qualquer operação logística é necessário prevermos as perdas operacionais, pois, dessa forma, trabalhamos com indicadores para manter a saúde de seu negócio. Vale ter em mente que existem condutas de prevenção que, ao serem seguidas, minimizam ou até mesmo sanam por completo as perdas e avarias no estoque, evitando prejuízos.

Por isso, preparamos algumas dicas para você combater as perdas e avarias de seu estoque. Confira

Sistema de gestão integrado

Para trabalhar com grandes quantidades de produtos, é imprescindível ter um sistema de ERP para uma boa gestão de processos. As informações dos setores precisam estar integradas em uma única plataforma, dessa forma, será garantida a segurança dos dados, permitindo o acesso a relatórios confiáveis através do software de gestão. Esse sistema será responsável por fornecer dados importantes, como: compra, venda e movimentação geral das mercadorias que a sua loja possui.

Controle de estoque

Utilize a tecnologia para te auxiliar no controle de estoque do seu negócio. Assim você terá o registro de itens cadastrados, recebimento, armazenagem, separação e expedição em um mesmo local para auxiliar na sua gestão. A utilização de um sistema para gerir as informações de seu estoque trará maior controle sobre todos os processos.

Indicadores

Para ter uma boa gestão de processos é essencial que o seu negócio tenha indicadores de desempenho (KPI’s) estabelecidos. Esses indicadores trarão uma visão mais ampla se os objetivos propostos estão sendo alcançados e se algumas ações precisam ser ajustadas. Alguns indicadores que podem auxiliar o seu estoque são: curva ABC, custos, giro de materiais e índices de avarias e extravios.

avarias

Inventário de estoque

Tenha controle do volume total de itens disponíveis no estoque e compare com o que está documentado na sua empresa. Criar uma rotina, podendo ser semanal, por exemplo, é importante para a análise de melhoria de seus processos, identificação de problemas e maior agilidade para garantir a eficiência de seu negócio.

Conte com o auxílio de profissionais

A terceirização da operação logística pode trazer grandes benefícios para seu negócio, diminuindo perdas e avarias em seu estoque. Temos como exemplo o Fulfillment, solução logística completa que ajuda lojistas que vendem na Americanas . Esse serviço aumenta bastante a performance operacional dos vendedores, com o ressarcimento de 100% do valor da nota fiscal em casos de perda na armazenagem do produto ou na entrega. 

Para ser competitivo no mercado atual e aumentar a sua lucratividade, é necessário reduzir as perdas e desperdícios que acontecem no seu negócio. Por isso, utilize as dicas citadas para estabelecer uma cultura de combate às perdas e avarias de estoque para ter um diferencial competitivo e trazer melhores resultados no momento de fechamento do faturamento da sua empresa.

Leia também:

Como fazer uma gestão multicanal para seu negócio?

Quando e por que vale a pena contratar o Fulfillment da Americanas?

Como escolher uma plataforma de vendas para seu negócio?

Fulfillment

O Fulfillment é o serviço de logística completa para os produtos dos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Auxiliamos com a armazenagem do produto e envio de pedidos até o atendimento pós-venda.

veja ainda:

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]

qa - quality assurance - destaque

O que é QA – a área de Quality Assurance de uma empresa?

A QA, Quality Assurance, é uma área focada em garantir a qualidade do que uma empresa oferece. Saiba mais  A […]

back to back - destaque

Back to back: o que é esta operação comercial?

Operações back to back envolvem logística e trocas cambiais entre países diferentes. Veja como funciona  Uma operação back to back […]