Como diminuir as perdas e avarias em seu estoque?

Compartilhe esse post:

Em qualquer operação logística é necessário prevermos as perdas operacionais, dessa forma, trabalhamos com indicadores para que não afetem a saúde de seu negócio. Existem condutas de prevenção que, ao serem seguidas, minimizam ou até mesmo sanam por completo as perdas e avarias no estoque. 

Preparamos algumas dicas para você combater as perdas e avarias de seu estoque. Confira

Sistema de gestão integrado

Para trabalhar com grandes quantidades de produtos, é imprescindível ter um sistema de ERP para uma boa gestão de processos. As informações dos setores precisam estar integradas em uma única plataforma, dessa forma, será garantida a segurança dos dados, permitindo o acesso a relatórios confiáveis através do software de gestão. Esse sistema será responsável por fornecer dados importantes, como: compra, venda e movimentação geral das mercadorias que a sua loja possui.

Controle de estoque

Utilize a tecnologia para te auxiliar no controle de estoque do seu negócio. Assim você terá o registro de itens cadastrados, recebimento, armazenagem, separação e expedição em um mesmo local para auxiliar na sua gestão. A utilização de um sistema para gerir as informações de seu estoque trará maior controle sobre todos os processos.

Indicadores

Para ter uma boa gestão de processos é essencial que o seu negócio tenha indicadores de desempenho (KPI’s) estabelecidos. Esses indicadores trarão uma visão mais ampla se os objetivos propostos estão sendo alcançados e se algumas ações precisam ser ajustadas. Alguns indicadores que podem auxiliar o seu estoque são: curva ABC, custos, giro de materiais e índices de avarias e extravios.

avarias

Inventário de estoque

Tenha controle do volume total de itens disponíveis no estoque e compare com o que está documentado na sua empresa. Criar uma rotina, podendo ser semanal, por exemplo, é importante para a análise de melhoria de seus processos, identificação de problemas e maior agilidade para garantir a eficiência de seu negócio.

Conte com o auxílio de profissionais

A terceirização da operação logística pode trazer grandes benefícios para seu negócio, diminuindo perdas e avarias em seu estoque. Temos como exemplo o B2W Fulfillment, solução logística completa que ajuda vendedores do B2W Marketplace . Esse serviço aumenta bastante a performance operacional dos vendedores, com o ressarcimento de 100% do valor da nota fiscal em casos de perda na armazenagem do produto ou na entrega. 

Para ser competitivo no mercado atual e aumentar a sua lucratividade, é necessário reduzir as perdas e desperdícios que acontecem no seu negócio. Por isso, utilize as dicas citadas para estabelecer uma cultura de combate às perdas e avarias de estoque para ter um diferencial competitivo e trazer melhores resultados no momento de fechamento do faturamento da sua empresa.

Leia também:

Como fazer uma gestão multicanal para seu negócio?

Quando e por que vale a pena contratar B2W Fulfillment?

Como escolher uma plataforma de vendas para seu negócio?

Compartilhe esse post: