Marketing digital para produtos vendidos na internet

Compartilhe esse post:
marketing digital

Veja como utilizar o marketing digital para a venda de seus produtos

Já faz algum tempo que o marketing digital é um tema bastante falado na internet para auxiliar empreendedores que buscam vender seus produtos e serviços, sejam eles online ou físicos.

De forma resumida, o marketing digital é um conjunto de técnicas, ferramentas e atividades que uma empresa realiza para alcançar, conquistar e fidelizar clientes. Entre as estratégias utilizadas mais comuns estão aquelas baseadas em Inbound Marketing

Conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing é uma técnica que procura criar diferentes formas das pessoas chegarem até o seu produto de maneira “natural”, a partir do desenvolvimento de conteúdo relevante. Algumas formas de fazer isso são por meio de:

  • Marketing de conteúdo – Diferentemente do marketing convencional e agressivo, o marketing de conteúdo visa estabelecer um relacionamento com os possíveis consumidores, trazendo informações relevantes sobre o seu produto, mas sem vender agressivamente, ou seja, a intenção da técnica é demonstrar que sua empresa possui uma solução para o problema do público.
  • SEO – É um conjunto de técnicas aplicadas ao conteúdo especialmente para que sua marca e produtos sejam facilmente encontrados pelo público nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing, sem a necessidade de criar anúncios pagos.

A intenção de trabalhar em todas essas frentes é promover produtos ou marcas por meio das mídias digitais.

Canais mais utilizados no marketing digital

Atualmente, quase todos os canais na internet podem adotar técnicas do marketing digital.

Uma empresa pode criar um blog para atrair visitantes escrevendo sobre temas relacionados ao mercado que atua. Por exemplo, no Blog do B2W Marketplace é possível encontrar dicas para vender online, escalar as vendas e como melhorar a gestão e operação do negócio. Sendo assim, ele traz conteúdo educativo para empreendedores que buscam abrir sua loja na internet.

As redes sociais servem para criar um relacionamento mais próximo com os clientes, pois eles podem interagir com os posts, conhecer melhor o seu dia a dia de trabalho e da sua empresa, além de poder tirar dúvidas simples ou fazer solicitações. Outra forma de utilizar bem as redes sociais como ferramenta de marketing digital é demonstrando a utilidade do seu produto. Se você vende móveis pode postar uma foto de uma sala de estar montada exclusivamente com seus itens.

Os e-mails marketing são utilizados de várias maneiras, as mais comuns: para divulgar um novo produto e demonstrar os benefícios dele (lembrando sempre do marketing de conteúdo), para educar o público e solucionar um problema ou como e-mails de nutrição, conhecidos também como trilha, onde seguem uma sequência específica, mas possuem um só objetivo: chamar o potencial cliente para tomar uma ação, seja uma compra, consumir conteúdo dentro do seu blog, entre outros.

Como ter acesso ao marketing digital sem investimento inicial?

Uma forma de destacar seus produtos vendidos na internet é divulgá-los em canais como os marketplaces. Essas plataformas não exigem investimento inicial, apenas uma comissão sobre vendas, e possuem uma estrutura robusta para você divulgar e vender seus produtos. Elas já fornecem o e-commerce pronto, com segurança, meios de pagamento e, claro, investimentos expressivos em marketing digital.

 O marketplace pode funcionar, ao mesmo tempo, como um canal de vendas e como um canal de marketing, já que o lojista pode se beneficiar de ações feitas na plataforma que ajudam a trazer tráfego e visualizações para suas ofertas.

Em algumas delas tem até espaço para melhorar seus produtos, utilizando técnicas de SEO nos anúncios, o que ajuda a trazer ainda mais visitas orgânicas que podem conhecer o que você vende e comprar de você.

Além disso, é possível integrar os canais. Você pode criar vídeos sobre o produto para subir no seu anúncio dentro do marketplace ou recolher depoimentos de clientes no canal e postar nas redes sociais de sua loja divulgando seu link de vendas, redirecionado para a página do seu produto.

Ficou claro como é possível utilizar o marketing digital para vender mais todos os dias? 

Leia também:

Fórum E-Commerce Brasil: Dicas de marketing para e-commerce para aumentar suas vendas

O que é e como vender no B2W Marketplace?

Branding e marketplace: como aproximar sua marca dos consumidores

Compartilhe esse post: