Quando apostar em vídeos no e-commerce?

Compartilhe esse post:
vídeos

Os vídeos de produtos são uma excelente forma de demonstrar os atributos de um item que você vende. Saiba como usá-los em seu e-commerce

As compras online têm ganhado cada vez mais adeptos, por isso, manter-se sempre atento às tendências e novidades para a melhoria da experiência do consumidor, faz toda a diferença para quem quer se destacar nas vendas. 

Se além de vender online você também consome informações sobre a era digital, já deve ter notado que os vídeos são a bola da vez, tanto nas redes sociais, que em sua maioria permitem o uso do recurso, como também no marketplace. 

Isso mesmo, os vídeos que demonstram os principais atributos de um produto estão cada vez mais comuns e além de chamarem muito mais a atenção do seu cliente, também têm o poder de aumentar em 144% as chances de um produto ser adicionado no carrinho, segundo dados divulgados pelo Internet Retailer. 

Se você quer saber quando e porquê apostar em vídeos em uma loja virtual, a seguir explicaremos as principais vantagens para melhorar as suas vendas pela internet.

Vídeos para e-commerce

Nos últimos anos, o vídeo ganhou papel importante na decisão de compra de um produto pelo consumidor, é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Google, em 2019. Segundo o relatório divulgado pela plataforma de insights do gigante das buscas, mais da metade dos consumidores que realizaram compras online afirmaram que os vídeos ajudaram na escolha por uma marca ou produto.

O vídeo aplicado em uma loja online permite, por exemplo, que todas as características de um produto sejam mostradas, com mais detalhes e realismo. Inclusive, atrai a confiança de 64% a 85% dos consumidores para fechar uma compra, segundo dados demonstrados na pesquisa E-commerce Quality Index de 2020.

Por isso, o ideal é que cada vídeo de produto seja feito com base em um storytelling, e planejado do início ao final. O encantamento do seu cliente poderá ser ainda maior. 

Quando apostar em um vídeo

Os vídeos trazem uma melhor percepção do produto e, por isso, torna a compra muito mais assertiva e com menos riscos de devoluções.  E o melhor: deixa o seu cliente muito mais tempo na sua página de produto, segundo pesquisa da ComScore de 2017. 

Por grande parte das pessoas, comprar online ainda traz insegurança, então se você quer chegar em um determinado público ou encantar ainda mais o que já tem, os vídeos são excelentes apostas.Até porque, ele irá tirar as dúvidas que o consumidor possa ter, sem que ele precise entrar em contato com o SAC da empresa, por exemplo. Além disso, verá o produto com muito mais detalhes

Então, aposte em um vídeo quando você quiser aumentar a credibilidade da sua marca, destacar o seu produto, demonstrar suas funcionalidades, modos de uso, montagem e muito mais informações sobre ele. Seja um lançamento ou não – o investimento geralmente vale a pena. 

4 formatos de vídeos para e-commerce

Engana-se quem pensa que existe apenas um formato de vídeo para uma loja online. Dependendo da sua estratégia é possível aplicar mais de uma opção. Para saber qual é a melhor para a sua loja e produto, confira algumas alternativas. 

1 – Lançamento de um produto

Ideal para um item que é novidade de uma marca, esse é um dos formatos mais usados. Geralmente, é mais focado no produto e evidencia as suas características, com o objetivo de despertar o desejo de compra do consumidor.

Demonstra o produto no lugar de uso e aproxima ainda mais do cliente. Pode ter modelos ou apenas o produto na filmagem. 

2 – Unboxing

Você já deve ter visto algum vídeo em que alguém que comprou um produto o demonstra assim que chegou em casa. O unboxing também é muito comum em uma página de produtos, e seu principal objetivo é mostrar a experiência de contato pela primeira vez com o item adquirido.

3 – Review

É comum que empresas contratem influenciadores ou modelos para fazer esse tipo de vídeo e o sucesso é grande. É desenvolvido exclusivamente para que o consumidor conheça de perto as vantagens e todas as funcionalidades de um determinado produto. 

Nele, a pessoa falará a sua opinião sobre o item, citando até mesmo pontos de melhoria. O consumidor gosta desse tipo de vídeo por sentir mais segurança.

4 – Dicas de como usar/ tutorial

Se um consumidor está com dúvidas de como utilizar um produto, um vídeo demonstrando sua aplicação poderá despertar a vontade de tê-lo. Os famosos tutoriais, mostram como utilizar o produto da melhor forma possível, para aproveitar os seus benefícios. 

Um bom exemplo, é como usar todos os itens das novas batedeiras. Será que todas as pessoas sabem? Com esse tipo de vídeo mais explicativo o consumidor sente maior confiança de que conseguirá usar também.

Para saber o melhor tipo de vídeo para sua loja, é preciso entender as dores dos seus clientes e também o nível de dificuldade de usar o seu produto. Faça uma pesquisa de itens parecidos e as maiores dúvidas dos consumidores. 

BCreative Content, agência de conteúdo para e-commerce da B2W Digital, conta com time de especialistas no assunto. Que tal conhecer mais?

Leia também:

5 dicas para uma apresentação de produto impecável

O marketplace e a transformação digital

Branding e marketplace: como aproximar sua marca dos consumidores

Compartilhe esse post: