Impactos da fotografia no e-commerce

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fotografia no e-commerce

Entenda porque contar com a melhor fotografia no e-commerce para seu produto faz toda a diferença no crescimento do seu negócio

A fotografia, no e-commerce, é a grande responsável por apresentar os detalhes do produto e já é considerada um dos maiores fatores de decisão de compra de um cliente. Afinal, como o consumidor não pode ver o produto físico, ou até mesmo tocá-lo, é nas fotos que ele decidirá se realmente será a escolha ideal. 

Seja em um marketplace ou e-commerce, se você quer que seus produtos chamem a atenção, a imagem pode ser o grande diferencial. Se feita do ângulo certo, evidenciando as cores, texturas e características é possível que o cliente consiga tirar todas as dúvidas sobre o produto e prossiga com o pedido.

É preciso apostar em uma boa fotografia, seja apenas de um produto ou até mesmo de toda uma linha. Além de demonstrar o produto, a fotografia para e-commerce oferece uma melhor experiência para quem está comprando, impactando diretamente nas vendas e no sucesso do site.

A seguir vamos mostrar quais são os impactos da fotografia no e-commerce e quais são as melhores práticas para aplicar na sua loja online.

Dados

Você sabe qual a importância das imagens dos produtos em uma loja online? Segundo a pesquisa E-commerce Quality Index (EQI), realizada pela Lett em 2019, 49,4% dos entrevistados não comprariam em um site que não possui fotos dos produtos. 

A edição de 2020 da mesma pesquisa mostrou ainda que uma página com 3 ou mais imagens possui a taxa de conversão cerca de 19,5% maior do que a que apresenta apenas 1. 

Melhores práticas​

Já imaginou acessar um site de vendas online e se deparar com uma imagem embaçada ou com uma tarja, que não permite a visualização do produto. Você compraria esse item?

A fotografia para e-commerce, tem que ser pensada nos mínimos detalhes, pois impacta no comportamento de compra do seu consumidor, como mencionado nos dados acima. Por isso, é preciso estar por dentro do que fazer ou não e passar profissionalismo para o seu cliente. Vamos conferir quais são as melhores práticas?

Use imagens limpas

Um dos erros mais comuns é a inserção de imagens com tarja e textos desnecessários, que acabam atrapalhando a visualização. O ideal é que a imagem seja limpa e mostre apenas o produto ou que tenha itens que conversem entre si, no caso de produções especiais.

Não manipule as imagens

Diferentemente do tratamento de imagem, a manipulação trata-se de transformar e alterar diversas características dos produtos, como cor, tamanho e elementos. Você até poderá editar a imagem para que fique com a melhor definição e nitidez, por exemplo, mas isso não significa que poderá mudar totalmente os seus atributos iniciais. 

Na hora da edição, lembre-se de modificar apenas o essencial, salve-as em formato JPG e no perfil de cor RGB, ideal para ser visto em desktop ou smartphones. 

Resolução

Um ponto muito importante para se observar é o tamanho e qualidade das imagens que você adiciona no e-commerce, para que os clientes possam visualizar os produtos da melhor forma, mas sem interferir no carregamento da página. 

O ideal é que você verifique no marketplace em que está vendendo qual o tamanho indicado, mas a regra é que não seja menor do que 640×640.

Conheça os melhores editores

É imprescindível que a fotografia para e-commerce, comunique exatamente o que um produto é. Dessa forma, quando o cliente clicar já conseguirá decidir ser quer ou não levá-lo para casa, até mesmo antes de ler a descrição.  

Como sabemos, além de tirar uma foto de qualidade, os retoques finais ficam por conta de um bom editor de imagens. Conheça quatro deles.

Lightroom

Pertencente ao pacote Adobe, o Lightroom é pago, possui recursos para iniciantes e também para avançados. Nele, até mesmo quem ainda não tem prática com os editores mais arrojados, vai conseguir usar facilmente.

Você encontrará opções de melhoria de cor, brilho, temperatura e ferramentas mais avançadas e com muita qualidade. 

Photoshop 

Um dos programas mais conhecidos e usados da Adobe para edição de fotos. O Photoshop, é direcionado para usuários com conhecimento de ferramentas de edição.  Com ele é possível fazer aqueles retoques necessários para deixar a imagem de um produto de acordo com a sua versão física.  Muito mais simples de usar do que a sua versão tradicional, nele é possível remover manchas, ajustar a perspectiva e fazer os retoques necessários. 

O melhor é que você poderá salvar a imagem com ótima qualidade e perfeita para ser adicionada na sua loja dentro do marketplace. 

VSCO

Se você busca um aplicativo mais fácil de usar e disponível para smartphone, o VSCO é a solução. Um dos melhores do mercado, possui também ótimas ferramentas, de edição de fotos. Gratuito para os ajustes mais básicos. A nossa dica é que você utilize apenas para pequenos retoques na imagem. Disponível para Android e iOS.

Gimp

Com software gratuito, o programa é ideal para iniciantes. Com ele é possível fazer edições básicas como retoques, mas também é possível personalizar. É inegável que uma imagem vale mais do que mil palavras e passa até mesmo a credibilidade e seriedade de uma loja online, por isso, se você quer sair na frente deve apostar na qualidade para atrair ainda mais quem já seu já cliente e os potenciais também. Se quiser uma ajuda nesse processo, a BCreative Content, agência de conteúdo para e-commerce da B2W Digital, conta com time de especialistas no assunto.

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BCreative Content: agência de conteúdo para e-commerce da B2W

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