O que fazer em casos de atraso na entrega?

por Americanas Marketplace

6 de julho de 2020
atraso na entrega

Vai ocorrer atraso na entrega do pedido para o cliente? Então veja algumas medidas para contornar o problema

Um atraso na entrega de seus pedidos pode ser o bastante para deixar seu cliente descontente com seu negócio e afrouxar a relação que ele tem ou poderia vir a ter com sua marca.

Isso porque a entrega lida com uma expectativa muito grande do cliente e às vezes o atraso pode atrapalhar sua rotina e demandar outras saídas. É por isso que quanto maior a transparência de sua loja sobre o problema, mais fácil será contornar essa situação.

Por isso, se você já notou que algo saiu errado e haverá um atraso na entrega para o cliente, fique atento a estes pontos para proteger sua relação com ele!

atraso na entrega

Contate o consumidor e explique a situação

Entrar em contato com o cliente é o primeiro e mais importante passo a ser dado nesse caso. Se o cliente entende que sua loja está empenhada em fazer a entrega e sabe que fatores externos podem ter comprometido os prazos alinhados na compra, fica mais fácil ele respeitar sua loja, apesar do contratempo.

Atrasos podem acontecer e inevitavelmente virão algumas vezes. Mas, para não prejudicar a experiência do cliente, ele deve estar ciente do problema e entender seu comprometimento para fazer tudo dar certo da melhor forma e o mais rápido possível.

Acompanhe o pedido com maior atenção

Agora que você já sabe que aquele pedido teve algum problema, é preciso aumentar a atenção sobre ele e ficar mais ligado ao que está acontecendo, qual o andamento da entrega e se, desta vez, tudo irá ocorrer no prazo.

Além disso, tome todas as providências para garantir a entrega o mais rápido possível, seja com a transportadora anterior ou alguma outra de sua confiança. 

Ofereça alternativas

Enrolar o cliente nunca é legal. Por isso, se e houver um grande atraso na entrega, procure dar opções para o cliente que não seja apenas esperar pela entrega do item.

Se o cliente precisar do produto, um longo período de espera, ainda que bem comunicado pode não ser o bastante. Nesse caso, vale entender a situação e se for o caso oferecer opções como cancelamento do pedido com devolução total do pagamento ou a oferta de um voucher para uma compra futura no site.

Revise sua operação

Entenda todas as razões do atraso na entrega de seus pedidos para melhorar seus fluxos de entrega.

Atrasos repetitivos podem indicar falhas em seus processos internos e são uma deixa para você entender melhor toda a sua logística: desde o estoque, separação de pedidos até a entrega para o cliente. Se a transportadora atual está com problemas, vale entender a melhor forma de resolver isso com ela ou trocar de fornecedor.

Leia também:

Coronavírus: 3 pontos de atenção na entrega de produtos

O que é B2W Entrega e como ele te ajuda na logística do marketplace?

7 dicas para melhorar a reputação de sua loja virtual

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]

qa - quality assurance - destaque

O que é QA – a área de Quality Assurance de uma empresa?

A QA, Quality Assurance, é uma área focada em garantir a qualidade do que uma empresa oferece. Saiba mais  A […]

back to back - destaque

Back to back: o que é esta operação comercial?

Operações back to back envolvem logística e trocas cambiais entre países diferentes. Veja como funciona  Uma operação back to back […]