Tipos de planejamento para se adotar no home office

Compartilhe esse post:
tipos de planejamento

Conheça 3 tipos de planejamento que você pode adotar para organizar sua loja enquanto trabalha de casa

Organização e planejamento são duas palavras intrínsecas ao ambiente profissional. Sendo assim, elas são essenciais para se conduzir uma empresa – seja ela do porte que for. É preciso estruturar, pensar e repensar decisões, planos e diretrizes. 

E isso pode ser ainda mais necessário quando estão todos trabalhando de casa, sem o contato diário e a facilidade para tirar dúvidas, conversar e repensar as estratégias até então adotadas. 

Para que você não se perca na gestão da sua empresa, vamos falar, hoje, sobre três tipos de planejamento que são fundamentais para o bom andamento de um negócio:

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico te ajuda no pensamento de longo prazo: são as metas, objetivos e planos de ações de uma empresa. Ele envolve as áreas do financeiro, marketing, RH e produção e é definido pela alta administração.

É feito com o objetivo de traçar uma visão global das oportunidades e necessidades da empresa, determinando as melhores estratégias e as medidas a serem adotadas para que estes objetivos sejam alcançados com sucesso.

Planejamento tático

Já o planejamento tático foca nas decisões que trarão impactos para a empresa a médio prazo. Ele foca em gerenciar em recursos, que são destinados à criação de projetos, normas e medidas definidos no planejamento estratégico. 

Mas diferença crucial entre eles, é que o primeiro é voltado para a organização como um todo e o segundo estrutura como as coisas serão executadas dentro da empresa.

Planejamento operacional

Voltado para os resultados a curto prazo, este é, dentre os tipos de planejamento, o que mais visa o dia a dia da empresa. Ele é a aplicação prática dos planos estratégico e tático e define as responsabilidades e as atividades diárias que levarão ao objetivo final.

Por que colocar em prática os três tipos de planejamento juntos

Unindo teoria à prática, os três tipos de planejamento ajudam você a atingir os seus objetivos com muito mais clareza. Sua importância deve estar clara para todas as áreas e todos os níveis de cargos, sendo parte da rotina do pensamento empresarial.

É o planejamento que vai te permitir novas oportunidades, ousar nos objetivos, buscar inovações e melhorias constantes. Além, é claro, de te fazer olhar para a empresa de forma sistêmica, identificando pontos fortes e fracos (a famosa matriz SWOT, que além de pontos fortes e fracos, identifica ameaças e oportunidades). 

Estruturar os planejamentos estratégico, tático e operacional te ajuda a formar uma base consolidada sobre o que deve ou não ser feito, quando e porquê. Essa estrutura também permite o gerenciamento efetivo de todos os âmbitos da sua empresa: financeiro, humano e produtivo.

A equipe responsável por essas análises e planejamentos tem na mão uma grande responsabilidade. E, principalmente, dentro dos planejamentos estratégicos e táticos, devem ter uma visão sistêmica muito forte. Ter entendimento do modelo de negócio e dos processos internos, além de conseguir captar as possibilidades de crescimento do mercado e noção de tendências do setor.

Também é necessário organização para documentar todo planejamento e deixá-lo fácil de compreensão pelos demais da empresa. Pensar fora da caixa, ou seja, buscando soluções mais criativas do que objetivas, também ajuda muito. Isso porque, ao precisar identificar oportunidades e saídas para as ameaças, é interessante que elas fujam do óbvio, do que seriam também as soluções da concorrência. 

E você, conseguiu identificar onde pode aplicar estes tipos de planejamento dentro da sua empresa? Já trabalha alguns destes planejamentos? Compartilhe este texto com seus colegas de trabalho e entendam, juntos, como fazer os principais planejamentos se tornarem uma realidade na sua empresa.

E se você quiser mais dicas para trabalhar em casa, veja outros posts do blog! Acesse!

Leia também:

6 filmes sobre empreendedorismo que inspiram qualquer gestor

8 maneiras de manter a produtividade (e bem-estar) trabalhando em casa

4 Ted Talks que todo empreendedor pode ver gratuitamente

Compartilhe esse post: