6 dicas de ergonomia para usar em seu escritório doméstico

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Confira algumas dicas de ergonomia para usar em seu home office

Ergonomia é o campo relacionado ao entendimento das interações entre seres humanos e máquinas ou outros elementos. É uma área que possui uma série de métodos e princípios focados na melhoria do bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema, como por exemplo, o método de trabalho em um escritório.

Aliás, é justamente sobre a ergonomia do dia a dia no escritório que iremos falar nesse texto. Você já notou como as empresas costumam ter ambientes muito apropriados para desempenhar sua tarefa, de modo que você consiga se sentar confortavelmente ou ter uma iluminação não incômoda enquanto faz o que precisa?

Na nossa casa, nem sempre é fácil adaptar todo aquele ambiente que existe em algumas empresas e parece ter sido milimetricamente pensado em nosso bem estar. Aí, a gente precisa se adaptar comprando novos equipamentos ou então usar e ajustar aquilo que já temos.

Se você não sabe nem por onde começar a aplicar a ergonomia em seu escritório doméstico, aqui estão algumas dicas:  

1) Escolha bem sua cadeira

As cadeiras ideais são aquelas com encosto e ajustáveis à sua altura. Se não tiver uma e puder investir nessa compra, pode valer muito a pena no tempo que trabalhar em casa.

Do contrário, tente procurar um local onde possa ajustar sua postura, mantendo pescoço alinhado, antebraços apoiados, com cotovelos próximos ao tronco, coluna reta e recostada, além de deixar os pés apoiados no chão ou em um suporte, de forma que as pernas fiquem estendidas.

2) Ajuste a altura de telas

O monitor do computador deve estar à altura dos olhos. Uma dica é olhar para sua frente e observar se a linha superior do monitor está à sua vista ou pouco abaixo dela. Se estiver acima ou então muito abaixo, é preciso ajustar a posição da tela. 

Utilize suporte, se necessário, para elevar a altura do monitor. 

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3) Cuide da iluminação

De preferência, evite que o computador fique de frente ou de costas para as janelas.  O ideal é que ele fique na lateral ou, se não houver opção, vale fechar as cortinas. 

Além da iluminação natural, é importante que o ambiente tenha boa iluminação artificial para ser acionada em horários específicos ou dias mais escuros. 

4) Saia para dar uma volta

Sair para pegar água, ir ao banheiro ou mesmo dar uma volta rápida pela casa pode ajudar seu corpo a se alongar e evita o stress.

O ideal é dar uma pausa a cada hora completa de trabalho. É claro que você não precisa interromper nenhuma reunião importante para “esticar a perna”. Mas fique atento se passar tempo demais sentado para fazer a pausa tão logo puder. 

5) Faça exercícios

Mantenha uma rotina semanal de exercícios. Academia em casa, yoga, alongamentos ou sair para correr: não importa sua opção, se manter ativo e fazendo exercícios regulares fará bem ao seu físico, ajudando a equilibrar o tempo parado em frente ao computador.

Se você puder se exercitar ao menos três vezes por semana, isso vai ajudar bastante a sua rotina de home office.

6) Se arrume para ir ao trabalho

Você não precisa usar toda a sua roupa de trabalho, mas é importante manter a rotina de sair da cama, tomar café, e se vestir para o momento de trabalho, evitando ficar de pijama por aí.

Por mais que a roupa de dormir possa dar uma sensação de “bem-estar”, por estar associada ao momento de descanso, isso pode passar uma mensagem errada para seu cérebro e dificultar a concentração. Além disso, o pijama não é a melhor roupa para estar em uma reunião com seu chefe caso seja acionado em uma chamada de vídeo, certo?

De olho nestes fatores, fica bem mais fácil cuidar da ergonomia em seu home office e manter a saúde e bem-estar exercendo sua ocupação!

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