5 dicas para manter a saúde mental após um dia de home office

Compartilhe esse post:
saúde mental

Veja as principais dicas para manter sua saúde mental após um dia de trabalho em casa

Trabalhar em home office (ou no bom português: em casa) e saúde mental conseguem andar juntos?

Não se pode negar que ele traz muitas facilidades. Economia de tempo com deslocamentos por parte dos funcionários, maior liberdade com horários… Até mesmo para as empresas, que vêm suas contas reduzidas ao adotarem o sistema de trabalho.

Mas o que por um lado traz muitos benefícios, pode também ser sinônimo de problema quando não bem administrado. É comum profissionais relatarem que neste modelo de trabalho, acabam por trabalhar mais, ou trabalham um pouco mais dispersos. Além de não conseguirem dissociar vida pessoal e trabalho com tanta facilidade. 

Isso acaba por gerar um estresse e uma carga mental muito grande. Que na verdade, é totalmente desnecessária e não deveria estar ali. Por isso, os médicos mais do que nunca alertam para a importância de cuidar da saúde mental quando se trabalha em home office – seja ele momentâneo ou não.

E para manter a saúde mental em dia, você precisa apenas de pequenos cuidados com você. É importante se atentar para o seu dia a dia e como você lida com ele. A seguir, você verá algumas dicas que poderão te ajudar a encarar melhor esta forma de trabalho e a não deixar que ela interfira na sua saúde.

saúde mental

1 – Crie uma uma rotina para os seus dias de trabalho

O seu cérebro vai agradecer! Como o ambiente de trabalho e de descanso de quem faz home office é o mesmo, é através da rotina que o seu cérebro vai se situar em que momento você está e como ele deve se comportar. 

Tente acordar e dormir em horários sempre próximos e mantenha uma regularidade na suas refeições (quantas faz por dia, horários etc). Cuide dos seus horários para se informar e hábitos corriqueiros, como exercícios físicos, o cochilo depois do almoço, o passeio com o animal de estimação pelo quarteirão…

Entenda que dentro desta rotina precisa existir tempo para o trabalho, o lazer e o descanso. Sim, inclusive em dias úteis o descanso e o lazer são essenciais. Não use o home office como desculpa para fazer longas jornadas de trabalho.

2 – Faça exercícios físicos

Para além de padrões de beleza, já é conhecido por todos os benefícios do exercício físico para o ser humano. Tanto para o corpo, quanto para a mente.  

Além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias, estimular o sistema imunológico, dar elasticidade ao corpo e aumentar a resistência física, o exercício físico libera substâncias essenciais para o cérebro manter o bem-estar mental e emocional.

Ao se exercitar, você libera o chamado quarteto da felicidade: ocitocina, endorfina, dopamina e serotonina. Essas são substâncias químicas capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. A prática também ajuda a memória, cognição e velocidade do aprendizado e pensamento. 

E se ao falar em exercício físico já te vem à mente academias, ou atividades tradicionais, como musculação e corrida, saiba que atividades mais calmas, como yoga, também trazem todos os benefícios citados.

3 – Tome sol

O sol é muito importante para a manutenção do bem-estar, isso porque ele é fonte de vitamina D.

Ela ajuda a prevenir doenças e aumenta a produção de cálcio. Também estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor. 

A luz solar também estimula a produção de endorfina, que como você já viu, faz parte do quarteto da felicidade. Ela também ajuda a regular o sono, o que previne algumas doenças, como a depressão.

4 – Medite

A medicina e as técnicas orientais para manter a saúde mental estão cada vez mais ganhando a atenção das pessoas. Isso porque elas não costumam requerer muito para serem praticadas. E também ajudam a olhar para dentro, buscando o bem-estar e a paz interior, além do autoconhecimento. 

Existem muitos vídeos e áudios online e gratuitos para quem quer começar a meditar. As chamadas meditações guiadas são indicadas para iniciantes. Elas ajudam a manter a saúde mental, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico.

5 – Faça atividades que te tragam prazer

Cozinhar, jardinagem, bordar, ler, escutar podcasts ou até mesmo falar com pessoas queridas, brincar com os filhos ou com animais de estimação… Não importa a sua escolha, mas você precisa estabelecer dias e horários para fazer aquilo que te dá prazer. 

São nesses momentos que você relaxa o corpo e desliga a mente de assuntos relacionados ao trabalho, à problemas… Esteja presente de corpo, alma e mente nestas atividades, para que você possa sentir o benefícios que elas podem te trazer. 

Muitas pessoas associam o estado de flow (que é quando você está totalmente imerso no que está fazendo, a ponto de se sentir totalmente envolvido naquela atividade e ao seu sucesso) ao trabalho. Negativo… Ele também pode (e deve!) acontecer em atividades corriqueiras e cotidianas, que te despertam vontade, ânimo e interesse. 

Depois de um dia de home office, você tem uma noite inteira pela frente. E depois outro dia… Outro… E outro… Estar atento à sua saúde mental e cuidar dela é muito importante para que você possa realmente viver e desfrutar desses dias. E como você pode ver, são pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença!

Leia também:

6 coisas que você pode organizar enquanto trabalhar de casa

5 dicas de como trabalhar home office e se manter produtivo

6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente

Compartilhe esse post: