Trabalhando de casa? Veja 4 coisas que você pode fazer para melhorar vendas no varejo

Compartilhe esse post:
melhorar vendas

Saiba algumas maneiras de melhorar vendas no varejo mesmo trabalhando de casa

Melhorar vendas no varejo – especialmente para quem estava acostumado apenas às vendas no mundo físico – é realmente um desafio. Mas o momento é de adaptação e, para isso, é essencial conhecer as oportunidades em outros canais de venda, além de reformular o negócio para aproveitar todas as chances de obter mais resultado e fechar as contas no azul.

Se você está trabalhando de casa, mas está com desafios em relação a suas finanças no mercado varejista, confira 4 dicas que separamos para você e todos que desejam melhorar vendas neste período! 

1) Comece a vender online ou por televendas

Se você tem uma loja física, é preciso se adaptar ao momento e uma forma de fazer isso é explorar as vendas via telefone e internet.

Algumas opções são:

  • Fazer vendas via telefone e Whatsapp: neste caso, é preciso ter uma lista de seus produtos, preço e telefone de contato. Para atrair clientes, vale iniciar a divulgação para alguns vizinhos e pedir auxílio para que eles espalhem a informação sobre sua loja estar aceitando pedidos por televendas ou então, vale criar um anúncio segmentado para sua região nas redes sociais;
  • Vender pela internet nos marketplaces: para quem é pouco familiarizado com a internet e tem receio de arriscar em um e-commerce próprio, esta é uma excelente forma de começar suas vendas online. Dessa forma você pode virar parceiro de vendas de grandes sites, já conhecidos do público, vendendo seus produtos dentro destas lojas virtuais. Um exemplo, é a Americanas, que pode vender e entregar produtos de quem vira parceiro do B2W Marketplace;
  • Vender em um e-commerce próprio: se sua loja é muito conhecida e você tem bastante experiência em usar a internet, vale também apostar na criação de sua própria loja virtual. Só fique atento ao prazo para colocar o site no ar para não perder oportunidades no tempo de desenvolvimento até a ativação da loja.

2) Tire boas fotos de todos os seus produtos 

Um ponto muito importante nas vendas online ou via redes sociais, como o Whatsapp, é que as pessoas vão querer ver muito bem seus produtos para sentirem segurança do que estão comprando.

Neste caso, boas fotos são essenciais. Mas você pode fazer isso com o seu próprio celular, improvisando um mini-estúdio doméstico.

Procure iluminar bem o ambiente, deixar o fundo branco e tirar fotos que mostram o item inteiro – em um ângulo amplo e frontal – além de outras imagens que mostrem detalhes importantes do item.

Você pode consultar algumas dicas neste post e neste vídeo.

3) Gerencie muito bem seu estoque

Além de melhorar vendas no varejo apostando no mercado online, para atingir mais resultados é essencial fazer uma boa gestão de seu estoque.

Se você vende itens com data de validade, procure ordenar todos eles por data de vencimento para que o fluxo de vendas seja estruturado para que os mais próximos do vencimento saiam antes dos demais.

Além disso, veja quais itens estão com boa demanda e podem ter os preços mantidos e quais estão com baixa procura e como é possível promocioná-los para que haja maior interesse do consumidor. Uma dica é criar kits de venda, com um valor mais interessante para o cliente em relação ao produto ou ao frete de entrega. Desta forma você pode conquistar vendas sem prejuízo para o negócio.

4) Revise prazos de entrega

Melhorar vendas também significa ter uma relação transparente com seu cliente. Se você promete que irá entregar o item hoje mesmo, mas recebe tantos pedidos que não consegue honrar seu compromisso, isso gera uma experiência ruim e pode afastar o cliente das próximas vezes.

Em momentos como os que temos vivido, é comum que haja algum atraso, especialmente em negócios com aumento repentino na demanda. Não tem problema esse tempo extra na entrega, desde que haja uma comunicação clara para o cliente sobre isso.

Se há muitos pedidos e você precisar de mais alguns dias para postar o pedido, explique isso para o cliente durante a venda ou atualize seus prazos em e-commerce e marketplaces.

Dessa forma, você garante que as vendas conquistadas serão fidelizadas e vocês terão um bom relacionamento por um longo tempo!

Leia também:

8 maneiras de manter a produtividade (e bem-estar) trabalhando em casa

O que é possível fazer enquanto você trabalhar em casa?

6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente

Compartilhe esse post: