Coronavírus: 3 pontos de atenção na entrega de produtos

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Veja alguns cuidados na entrega de produtos durante o momento que estamos passando

O momento que estamos vivendo requer atenção redobrada na entrega de produtos, seja antes, já na armazenagem dos itens até o momento que eles chegam ao cliente final.

Fatores relacionados à higienização ou mesmo os prazos de entrega, implicam em necessidade de mudança de hábitos e reestruturação operacional durante essa época. É pensando nisso que separamos 3 pontos de atenção para você, lojista, ficar de olho e implementar em seu negócio. Confira quais são!

1) Armazenagem e higienização dos produtos

Um ponto importante para a entrega de seus produtos é zelar por eles, tanto para que não sofram danos, como para evitar que fiquem em áreas de exposição, com muitas pessoas em contato com eles, os manuseando o tempo todo. Ainda que a OMS considera baixo o risco de contaminação por pacotes, a precaução aumenta a segurança de seus profissionais e clientes.

Para proteger os produtos, vale deixá-los em um local limpo, arejado e com pessoas específicas encarregadas de acessar o local e fazer o manuseio de recebimento e entrega. Também vale criar protocolos de segurança para essa pessoa, como higienizar as mãos antes e após o contato com o produto.

Caso você consiga higienizar o produto sem comprometer sua qualidade ou danificar embalagens, também é possível fazer isso. Do contrário, mantenha os produtos protegidos e recomende seus funcionários de lavar as mãos ou higienizá-las com álcool gel 70% para que eles mantenham o item seguro e, ao mesmo tempo, protejam a si próprios. 

2) Proteção de colaboradores e clientes

Outro ponto de atenção na entrega de produtos durante esse período que estamos passando é reforçar os cuidados com seus colaboradores e clientes finais.

No caso dos colaboradores responsáveis pela entrega, é possível fornecer materiais para aumentar a própria segurança, como máscaras de tecido e álcool gel a 70% e criar recomendações de segurança. Estas dicas podem ressaltar a importância do uso do álcool gel após o manuseio dos produtos e entrega para os clientes, uso da máscara, além de lavagem das mãos e troca imediata das roupas usadas ao longo do dia assim que eles chegarem em casa.

Você também pode adotar medidas para proteger seu cliente, como facilitar a entrega dos produtos comprados digitalmente e indicar que eles descartem as embalagens e higienizem as mãos assim que receberem as compras. 

3) Atenção ao prazo de expedição

Alguns negócios estão vivendo um imprevisível aumento de demanda por seus produtos durante esse período. Em alguns outros, novas regras regionais podem dificultar a postagem de pedidos em prazos tradicionais.

Para todos negócios, é muito importante revisar seu prazo de expedição e entender se ele ainda faz sentido nesse momento. Se entender que suas entregas têm atrasado com certa frequência, extrapolando o tempo comum, não deixe de revisar sua operação como um todo.

Veja como consegue melhorar seu tempo de postagem, se isso for possível, e não deixe de alongar os prazos se necessário. O cliente pode estar procurando um item com urgência e comprá-lo na expectativa de recebimento em poucos dias e o atraso pode impactar sua experiência com a sua loja.

A transparência e responsabilidade com o cliente são sempre importantes e se fazem extremamente necessárias em um momento como esse. 

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