Principais produtos em tempos de coronavírus

Compartilhe esse post:
principais produtos - coronavírus

Conheça os principais produtos buscados no Google durante os meses de março e início de abril deste ano

Durante o período de coronavírus, as buscas dos consumidores mudaram bastante, com muito foco para itens essenciais. Alguns mercados estão passando por uma mudança de comportamento. 

Entre os principais produtos buscados estão alimentos, além de itens de limpeza e higiene pessoal, com destaque para aqueles que ajudam na eliminação do vírus das nossas mãos ou do ambiente, como sabonete, álcool gel e água sanitária. 

Confira uma lista com os principais produtos nesse período e que podem atender melhor a necessidade atual do seu cliente: 

Produtos alimentícios

Segundo o Google Trends, a procura por “receitas” atingiu o nível recorde no buscador, desde o início das análises desse tipo, iniciadas no ano de 2004. Em geral, os picos de busca por receitas ocorriam por volta do mês de dezembro, mas esse ano houve um aumento repentino de interesse agora entre meados de março e o mês de abril. 

Por isso, se você vende produtos alimentícios, pode ficar de olho nesse crescimento, facilitando a venda e entrega de seus produtos.

Ah, isso vale também para quem vende alimentos para animais domésticos, já que as buscas por “ração de cachorro” e “ração de gato” também cresceram, principalmente em março.

Ração de cachorro:

Ração de gato:

Sabonete

O interesse por sabonete nas buscas do Google vem crescendo consistentemente nos últimos anos e, agora com a situação imposta pelo coronavírus, isso não foi abalado. Como uma das formas de matar o vírus é lavando as mãos, o interesse se manteve em crescimento de alguns anos pra cá.

O interesse por sabão também se manteve e atingiu o pico nos últimos dias:

Por isso, estes itens de higiene estão entre os principais produtos buscados em tempos de covid-19. Se você trabalha com itens de higiene, não deixe de olhar para eles!

Papel higiênico

As imagens de carrinhos de supermercado lotadas do item não negam (e o Google também não): o interesse por “papel higiênico” aumentou nestes últimos meses. Em março, as buscas atingiram o ápice no buscador.

Água sanitária

Em uma escala de 100, sendo 0 pouco buscado e 100 muito buscado, é possível dizer que as pesquisas por água sanitária no Google raramente passavam de 25, ou seja, um quarto do potencial. Nos últimos meses, o item passou a ser altamente buscado e é um dos principais produtos para compor o sortimento de lojistas do setor de limpeza que querem atender melhor os clientes nesses tempos.

Álcool Gel

Talvez o produto tenha um dos gráficos mais interessantes sobre a relevância nas buscas feitas pela população usando o Google. O item era quase ignorado até aqui, com baixos níveis de pesquisa, e agora teve um grande crescimento nos últimos meses estando entre os principais produtos buscados entre março e abril.

As pesquisas por “álcool gel 70” têm um gráfico bem parecido:

Máscara

A busca por “máscara” também teve um salto desde fevereiro, em partes porque o termo também se relaciona ao acessório comum nas fantasias de Carnaval. Mas entre março e abril é possível notar um interesse ainda mais alto por esse item, sendo que é definitivamente um dos principais produtos para os lojistas que atuam nesse mercado ou podem se adaptar para atendê-lo como, por exemplo, a indústria de moda.

Também vale observar as buscas por variações como “máscara cirúrgica”, que já começaram a crescer em fevereiro:

E, além disso, aqui está o comportamento das buscas por “máscaras de tecido”. Ao contrário das cirúrgicas, cujas buscas tiveram o crescimento iniciado em fevereiro, as de tecido começaram a deslanchar a partir de março.

Produtos de limpeza

Com o novo cenário, é possível notar que as pessoas passaram a se preocupar muito mais com a higiene pessoal e de ambientes, de modo geral. Sendo que a busca genérica pelo termo “produtos de limpeza” também teve uma forte procura ultimamente, conforme podemos notar no gráfico a seguir:

Jogos de tabuleiro

Outro item que vem sendo bastante buscado são os jogos de tabuleiro. Com a família em casa, algumas pessoas procuram por entretenimento coletivo, que possa envolver tanto o casal, como os filhos nas horas vagas. Por isso, vale ficar de olho nestes itens que estão entre os principais produtos buscados no momento.

Material de construção

Outro segmento com aumento inesperado foi o setor de material de construção, com um pico de buscas agora no último mês.

Academia em casa

Sem poder ir à academia, algumas pessoas também estão buscando opções domésticas para se manter em exercício. A busca por “halter”, por exemplo, teve um aumento significativo desde o início deste ano, mas em março ela disparou.

Remédios

No ramo farmacêutico a busca por “remédios para ansiedade” também teve um salto:

Da mesma forma, muitas pessoas passaram a buscar por “vitamina”, talvez como tentativa de melhorar o sistema imunológico:

Estes são alguns dos principais produtos que tiveram aumento nas buscas nos últimos meses e que vale a pena ter em seu sortimento para atender melhor seus clientes durante o momento sensível  que estamos passando. Além disso, se você ainda não trabalha com o modelo de vendas por telefone ou via internet, considere trabalhar nesse formato. 

Como você pode notar, as buscas por delivery também cresceram muito ultimamente:

De olho nisso, se sua empresa ainda depende 100% de uma loja física, considere adaptar seu modelo negócio, conhecendo e explorando oportunidades simples e baratas de vender online ou com televendas. Assim, você consegue oferecer o item certo, na hora e lugar certos para todos aqueles que estão buscando por eles.

Ah, e se você trabalha em outro segmento e deseja pesquisar o comportamento das buscas por seu produto, não deixe de acessar Google Trends aqui.

Leia também:

Coronavírus: o que o pequeno varejista pode fazer para atravessar esse momento?

4 Ted Talks que todo empreendedor pode ver gratuitamente

O que é possível fazer enquanto você trabalhar em casa?

Compartilhe esse post: