Coronavírus: o que o varejista pode fazer para ajudar nessa situação?

Compartilhe esse post:
coronavírus - varejista

Conheça algumas ações que os varejistas podem tomar durante o momento trazido pelo coronavírus

A covid-19, mais conhecida como coronavírus, tem implicado em muitas mudanças nas formas de trabalho, exigindo uma colaboração de diferentes setores sociais para atravessarmos juntos esse momento.

Em uma hora como essas, é essencial que a sociedade se una para ajudar uns aos outros. As empresas maiores, por exemplo, podem tomar diferentes medidas para auxiliarem suas parcerias, menores, e a população em geral, a passar por essa situação. 

Se você tem uma grande empresa, de comércio, indústria ou serviços, aqui estão algumas dicas do que você pode começar a fazer:

Adaptar seu negócio

Muitas indústrias podem auxiliar nesse momento, seja mantendo a produção atual, para aquelas que já estejam envolvidas na fabricação de itens essenciais para esse momento, ou mesmo com ajustes pequenos em sua produção.

Para quem possui matéria-prima e formas de produção relacionadas às demandas atuais, é possível trocar momentaneamente o objeto de produção para atender as necessidades atuais do país. 

Itens primordiais para alimentação, higiene pessoal e limpeza de ambientes, EPIs, ou seja, equipamentos de proteção individual para a profissionais de saúde, além de equipamentos para hospitais, como ventiladores, se fazem muito necessários nesse momento.

Outra adaptação simples que muitos negócios podem fazer é iniciar as vendas online ou por telefone, com entregas via delivery. A necessidade de reduzir o contato pode ser adaptada em um modelo de entrega em domicílio, protegendo ainda mais seus profissionais e clientes.

Ajudar os pequenos negócios

Se você tem parcerias com pequenos negócios ou pode ajudá-los de alguma forma, esse é um bom momento.

Pequenos empreendedores são importantes para a manutenção de muitos empregos, inclusive para o bem-estar de suas próprias famílias. Por isso, na medida do possível, é bom que todos que puderem os auxiliem nestes momentos: dos clientes aos parceiros.

Uma ação de marketing para ajudar a divulgá-los, por exemplo, ou uma parceria promocional podem ser estímulos importantes para momentos como esses.

Proteção social

Outra forma das grandes empresas ajudarem nesse momento é fazendo doações, especialmente para a população carente.

Muita gente no país vive em regiões precárias, sem saneamento básico e sem trabalhos fixos. Por isso, é um momento delicadíssimo para elas.

É claro que mesmo as grandes empresas são impactadas por momentos críticos como este, trazido pelo coronavírus, tentando manter as contas em dia e seus profissionais. Mas, sempre que possível, vale a pena também fazer pequenas ações que possam ter um reflexo social para a população marginalizada.

Se você não puder fazer doações, tudo bem. Mas tente entender como pode trabalhar para a manutenção do emprego e segurança de seus profissionais, ou utilizar sua marca para movimentar auxílio para pequenos negócios ou para a população em geral.

Pequenas ações, mesmo que feitas nos bastidores, podem ajudar a atravessarmos juntos, como sociedade, por esse momento. Todos são impactados financeiramente e acabam precisando de ajuda, mas todos nós também podemos ajudar, ainda que com uma palavra de apoio ou pequena ação para quem precisa. Vamos juntos superar esse momento?

Leia também:

10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente

8 maneiras de manter a produtividade (e bem-estar) trabalhando em casa

Compartilhe esse post: