5 dicas de como trabalhar home office e se manter produtivo

Compartilhe esse post:
home office

Trabalhando em home office e com problema de produtividade? Então fique atento a estas dicas

O home office tem se tornado uma prática cada vez mais comum, adotado tanto para profissionais autônomos, como para empresas de todos os portes e segmentos. E atualmente, por conta do coronavírus e a recomendação de quarentena, diferentes profissionais precisam se adaptar rapidamente a essa forma de trabalho.

Contudo, nem sempre é fácil mudar sua rotina e hábitos estabelecidos durante anos, do dia para a noite. Manter-se produtivo em casa, focando no que é importante e na realização das tarefas pode ser um desafio. 

Sabendo disso, trouxemos uma lista de dicas práticas que certamente vão te ajudar nesse momento. Comece a usá-las agora mesmo!

Mantenha sua rotina matinal

Quer iniciar seu trabalho home office de forma eficaz? Mantenha sua rotina matinal. Isso quer dizer: 

  • Faça seu café da manhã no horário de costume;
  • Se você pratica exercícios antes do trabalho, continue;
  • Tome banho e vista-se como se fosse sair de casa.

Quando você mantém as mesmas atividades que fazia ao trabalhar fora de casa, indiretamente avisa ao seu cérebro que ele entre em modo “trabalho”, ou seja, ele entende que apesar de estar em casa, você não está de folga e que é necessário desenvolver tarefas profissionais.

Além disso, no home office as reuniões são feitas via telefone ou chamada de vídeo, então para evitar deslizes, o mais recomendado é que você vista roupas que costuma utilizar para ir ao trabalho, assim você passa uma imagem profissional e não é pego de surpresa caso precise participar de uma reunião inesperada. 

Estabeleça um local de trabalho

Defina um espaço fixo na sua casa onde deseja trabalhar, como seu escritório. Escolha lugares mais calmos, com boa iluminação e pouca ou nenhuma circulação de pessoas, animais ou veículos.

Se você mora com mais gente, deixe claro que seu horário de trabalho deve ser respeitado e que não é saudável ser interrompido a todo momento, pois isso pode comprometer a sua produtividade.

Cumpra prazos e horários

Estabeleça seu cronograma de tarefas, hora de almoço e pausas. Desse modo você terá um dia mais organizado, previsível e produtivo.

Um dos principais benefícios do trabalho home office é a flexibilidade. Contudo, você não pode abrir mão da disciplina e procrastinar utilizando a desculpa de poder fazer mais tarde.

Se você trabalha com uma equipe, por exemplo, lembre-se que algumas pessoas só conseguem iniciar as tarefas delas quando você finaliza as suas, por isso siga a carga horária recomendada e garanta que o fluxo de trabalho funcione para todos.

Nesse momento, o uso de aplicativos para facilitar o trabalho home office e gerenciar melhor o seu tempo pode ser uma alternativa. 

Preparamos uma lista especial, confira aqui.

Separe o trabalho do lazer e não se sobrecarregue

Do mesmo modo que é preciso seguir o horário de trabalho em casa, é essencial aproveitar o seu momento de lazer, ou seja, não misture as coisas. Entenda que não é porque você faz home office que pode trabalhar a qualquer hora do dia. 

Durante a jornada, se estiver com dificuldade para produzir algo, levante-se, alongue o corpo, beba água, faça qualquer tarefa que relaxe a mente, vale até assistir um vídeo no youtube para distração. 

As pequenas pausas durante o expediente podem te ajudar a produzir mais e melhor. Contudo, não exagere nessas pausas, o mais recomendado é que elas durem entre 5 e 20 minutos. 

Mantenha a saúde em dia

Apesar da quarentena exigir que a gente fique em casa, isso não pode ser motivo para não cuidar da saúde física e mental. 

Existem diversos exercícios e atividades que podem ser feitos dentro do seu lar. Dê atenção também a sua alimentação, mantenha uma dieta equilibrada, evitando ao máximo cair na tentação de comer alimentos muito doces e gordurosos.

Para finalizar, aproveite para ler aqueles livros que sempre teve vontade, mas nunca conseguiu tempo. 

Além disso, realize cursos relacionados à sua área profissional e desenvolvimento pessoal.

O LinkedIn preparou um curso com 11 horas de conteúdos criados por especialistas para te ajudar na adaptação do trabalho home office. Clique aqui e comece.

Leia também:

8 maneiras de manter a produtividade (e bem-estar) trabalhando em casa

6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente

O que é possível fazer enquanto você trabalhar em casa?

Compartilhe esse post: