6 filmes sobre empreendedorismo que inspiram qualquer gestor

por Americanas Marketplace

26 de março de 2020
filmes sobre empreendedorismo

Cinema pode ser mais do que passatempo! Listamos filmes sobre empreendedorismo com histórias capazes de emocionar, ensinar e motivar quem assiste a se desenvolver ainda mais

Não importa o assunto: conhecimento nunca é demais, concorda? Felizmente, hoje em dia informações relevantes para todo tipo de aprendizado são cada vez mais acessíveis e encontradas com facilidade por toda parte. 

Com o empreendedorismo não é diferente, mas engana-se quem acha que o único jeito de se manter informado e em evolução é através de livros ou palestras. Sim, os filmes também são uma ótima alternativa para quem busca mais fontes de inspiração! O cinema conta histórias de superação vividas por pessoas que correram atrás de seus sonhos e transformaram planos em realidade, que podem servir de exemplo para quem quer começar seu próprio negócio, busca novas conquistas ou deseja saber como ser um gestor melhor.

Confira a seguir seis títulos de filmes sobre empreendedorismo que fornecem insights valiosos para sua vida profissional, prepare a pipoca e aperte o play! 

1) Fome de Poder (2016)

É difícil imaginar o McDonald’s como uma lanchonete pequena e conhecida só na região, não é? O filme mostra como um homem ambicioso e visionário transformou o negócio familiar de dois irmãos na rede de fast-food mais famosa do mundo, equilibrando uma ideia inovadora ao suprimento de uma necessidade do mercado, conceitos tecnicamente viáveis e a paixão da pessoa por trás do negócio.  

2) Um Senhor Estagiário (2015)

Esse filme é um prato cheio para quem sabe que idade não importa quando o assunto é ensinar e aprender. Robert De Niro interpreta um viúvo de 70 anos que, entediado pela aposentadoria, começa a estagiar na startup da personagem interpretada por Anne Hathaway, bem mais jovem do que ele. O choque de gerações gera atritos, mas logo dá espaço à troca de experiências adquiridas ao longo de carreiras tão diferentes. 

3) Walt Antes do Mickey (2015)

A magia do império construído por Walt Disney encanta crianças e adultos de todas as idades há quase cem anos. Acompanhe sua trajetória, dos altos e baixos enfrentados por quem começa a empreender até a criação do ratinho que mudou sua vida. O filme mostra o poder de uma boa ideia e a importância de persistir para transformar paixão em fonte de renda. Todo mundo que empreende se identifica, não? Então aí está um dos filmes sobre empreendedorismo que não podem ficar de fora da sua lista!

4) O Menino que Descobriu o Vento (2019)

No Malauí, conhecemos William, um estudante que, apesar de não conseguir pagar a mensalidade da escola, continua frequentando as aulas e a biblioteca, onde aprende e se apaixona por engenharia. Buscando enfrentar a seca que assola sua aldeia, William precisa colocar em prática o que aprendeu nos livros com muito conhecimento, coragem e resiliência, atributos essenciais para quem quer ser – ou já é – dono do próprio negócio. Saiba mais aqui sobre o filme!

5) O Homem que Mudou o Jogo (2011)

filmes sobre empreendedorismo - o homem que mudou o jogo

Repensar estratégias, orçamentos e prioridades faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Nesta história verídica, o dirigente de um clube de beisebol com uma equipe desfalcada e pouco dinheiro (mas muito potencial!) tem o desafio de montar um time capaz de vencer a série final de jogos do campeonato. A seu favor, ele usa a análise de dados e estatísticas para traçar um plano de ação: como atingir os objetivos (recrutar uma equipe e ganhar a rodada), mesmo com custos reduzidos? As circunstâncias podem ser outras, mas os desafios não são tão diferentes daqueles enfrentados por quem empreende.

6) Joy: O Nome do Sucesso (2015)

A gestão feminina não poderia ficar de fora em uma lista tão marcante de filmes sobre empreendedorismo! Nessa história, conhecemos Joy, uma jovem divorciada e mãe de três filhos que enfrenta dificuldades e conflitos pessoais e familiares. Ela inventa um esfregão inovador e, com ele, alcança o sucesso que nunca imaginou conquistar. Oferecer uma solução simples e que supra as demandas de um público carente é o sonho de todo empreendedor, e a personagem mostra que, apesar de todos os percalços no caminho, com uma boa ideia (e perseverança!), é possível superar todas as expectativas, inclusive as próprias. 

Já colocou em prática alguma lição aprendida nos filmes sobre empreendedorismo?  Se não, aproveite para assistir esses títulos e começar!

Leia também:

10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?

5 dicas para escolher produtos para vender na internet

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

planejamento tributário - destaque

Planejamento tributário: o que é, qual a importância e como fazer

Entenda o que é planejamento tributário, qual sua importância e como fazer o da sua empresa! Você já faz um planejamento […]

rescisão de contrato de trabalho - destaque

Rescisão de contrato de trabalho: como funciona?

Entenda como funciona a rescisão de contrato de trabalho, além de conhecer os tipos de rescisões existentes!  Você sabe o […]

nota promissória - destaque

Nota promissória: o que é, tipos e como emitir

Descubra o que é nota promissória, seus tipos e como fazer a emissão desse documento! Você sabe o que é […]