8 maneiras de manter a produtividade (e bem-estar) trabalhando em casa

Compartilhe esse post:
produtividade

Veja estas dicas para manter sua produtividade, mas sem esquecer do bem-estar no home-office

Pode ser difícil manter a produtividade e uma rotina saudável ao trabalhar em casa. Muitas vezes, é preciso contornar algumas tentações – como o aconchego de um sofá, por exemplo – para escolher o ambiente correto para uma rotina de trabalho e separar a obrigação do lazer.

Por outro lado, uma produtividade excessiva, sem espaços para descanso e lazer nas horas corretas, antes ou após o expediente de trabalho, também pode afetar o bem-estar do trabalhador. 

Para encontrar esse meio termo entre ser mais produtivo, porém mantendo o corpo e mente sãos, separamos 8 dicas que podem te ajudar. Confira!

1) Escolha um ambiente limpo e adequado

A escolha do ambiente de trabalho é importantíssima. Muitas vezes nos sentamos nos escritórios de trabalho sem notar como cada equipamento é planejado para oferecer a melhor experiência para um dia de trabalho.

A iluminação, a limpeza dos ambientes, a altura das mesas e cadeiras são alguns exemplos. Da mesma forma, na sua casa, é importante escolher um espaço próximo a esse padrão: com um assento confortável e adequado para sua coluna, claridade e silêncio.

Lembre-se que se tiver ligações e chamadas de vídeo com sua equipe, será preciso ouvir bem e ser compreendido. 

2) Organize seu dia e semana de trabalho

Nossa rotina de trabalho flui muito melhor quando temos uma boa noção de todas as tarefas que temos para fazer ao longo do dia. Isso nos ajuda a conhecer melhor nosso tempo, tendo uma programação prévia e antecipando desafios. 

Por isso, crie uma agenda de planejamento de seu trabalho, por mês, quinzena, semana, ou como funcionar melhor para seu perfil de negócio.

Só não deixe para planejar seu dia de trabalho quando ele já estiver chegado. Isso pode tomar mais tempo e trazer percepções de problemas quando você tem pouco tempo para resolver. 

Se você tiver uma agenda prévia, poderá passar por suas tarefas logo pela manhã, construindo uma hierarquia do que irá fazer em cada período do dia e conforme a prioridade ou facilidade da tarefa.

3) Avise toda a família

Pois é, estar com a família pode trazer muitas vantagens, mas às vezes alguns desafios também. 

Para pessoas fora da rotina de home office, pode ser mais difícil entender que o tempo que você passa em seu quarto, ou em um cômodo da casa, é um horário que você precisa estar disponível para a empresa.

Nesse sentido, vale avisar sua família não apenas sobre o home office, mas também em que horário você irá iniciar e finalizar seu trabalho, e em quais momentos terá mais disponibilidade para o convívio familiar.

Ah, e é claro que está tudo bem aproveitar a hora de almoço para compartilhar mais tempo com eles. Da mesma forma que almoços com a equipe de trabalho nos ajudam a espairecer, esse é um bom momento para fazer o mesmo com sua família.

4) Respeite o horário de almoço

E já que estamos falando em horário de almoço, lembre-se de respeitá-lo enquanto estiver trabalhando de casa.

Não deixe de fazer essa pausa importante em sua rotina profissional, e, da mesma forma, não antecipe e nem extrapole o tempo determinado por sua empresa.

Se alimentar bem – assim como ter uma boa noite de sono – é essencial para manter sua produtividade e bem-estar.

5) Mantenha o foco no trabalho

Tenha o cuidado de não misturar suas horas de trabalho com os momentos para lidar com as rotinas da casa.

Na hora de trabalho, é importante focar em suas tarefas assim como seria na empresa. Claro que você pode fazer pequenas pausas para ir ao banheiro, beber água ou esticar as pernas, mas é preciso ficar atento para não extrapolar o período que seria aceitável dentro do ambiente de trabalho.

Outro ponto é que o protocolo profissional permanece: se você precisar fazer uma saída mais longa, é preciso combinar previamente com seus superiores.

6) Se comunique com sua equipe de trabalho

A boa comunicação é essencial tanto para sua produtividade quanto para manter seu bem-estar trabalhando de casa.

Ligue, faça vídeo conferências, resolva tudo que precisar, tire dúvidas e se apoiem uns nos outros.

Além de contornar ruídos de comunicação por chat e e-mail, para muitas pessoas que fazem home office, estes momentos ajudam a evitar a solidão do dia a dia de trabalho e fortalecer as relações interpessoais com a sua equipe. Ninguém é uma ilha!

7) Respeite suas horas livres

As suas horas livres, e que não estão na jornada de trabalho, também são importantes para manter sua rotina.

Uma pessoa produtiva não é alguém que fica necessariamente o tempo todo ocupada, mas sim a que consegue criar e produzir nestes momentos.

Para isso, uma rotina saudável nestes espaços de lazer é essencial para manter seu foco mais pra frente. Oito horas de sono, exercícios físicos, alimentação saudável e um espaço para seus hobbies (atividades de lazer) será fundamental para acalmar a cabeça e encarar o dia seguinte.

8) Cuidado com excesso de informações

Assim como precisamos cuidar da comida que ingerimos pois afeta nosso corpo, também precisamos ter atenção com a forma como “alimentamos” nossa mente para não gerar estresse e nem baixar excessivamente nosso emocional.

Por isso, se mantenha sim informado, por veículos sérios, mas tenha cuidado com o excesso de informações. Muitas vezes acabamos absorvendo estes problemas, gerando uma sobrecarga e estresse emocional que serão improdutivos não apenas para o trabalho, mas também para a própria resolução dos problemas que vemos pela frente.

Se puder, faça uma doação para uma ONG de sua confiança ou mesmo ofereça uma palavra amiga para quem está precisando. Mantenha a calma e viva um dia de cada vez.

Veja mais:

10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

Como fazer sua declaração anual de MEI?

Como saber se a precificação de meus produtos está correta?

Compartilhe esse post: