Como escolher produtos para patrocinar nos marketplaces

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produtos para patrocinar

Saiba como escolher produtos para patrocinar em ações nos marketplaces e como medir resultados das campanhas

Pode ser um desafio escolher produtos para patrocinar em campanhas de mídia paga nos marketplaces, por outro lado, esse passo é muito importante para quem pretende criar uma estratégia assertiva, com foco nos melhores resultados.

Para começar, é essencial ter um objetivo muito claro e bem definido do que espera com as campanhas: se o foco é aumentar vendas para todos os produtos ou para algum item específico ou categoria, ou ainda se o foco é melhorar o posicionamento de sua marca para um item em especial. 

Depois, você pode começar a filtrar os produtos que irá anunciar. Se seu foco é aumentar vendas, aqui estão algumas dicas de como escolher seus produtos e mensurar o retorno com as campanhas:

Escolhendo os melhores produtos para patrocinar no marketplace

Curva ABC

Você sabe quais os produtos mais relevantes para a formação de receita de seu negócio? A Curva ABC é uma forma de entender quais de seus produtos mais contribuem para suas finanças e os que menos colaboram.

Todos eles são importantes para o negócio, já que os itens menos vendidos podem atrair clientes que buscam itens específicos ou podem ajudar a elevar o tíquete-médio da sua venda.

Por outro lado, ter essa visão de seus produtos pode te ajudar a definir quais itens você deve selecionar para uma ação de ofertas patrocinadas. Em alguns momentos você pode optar por destacar os itens com maior potencial, já que a campanha para eles pode se pagar com maior facilidade.

Apesar disso, você pode optar por destacar seus produtos menos vendidos em alguns momentos, com o objetivo de atrair maior visibilidade para eles.

Itens exclusivos

Se você vende um produto de forma exclusiva, ou seja, sem concorrentes, também pode aproveitar para destacar sua oferta em uma ação patrocinada e atrair mais vendas.

Isso também vale para os casos onde você costuma ter concorrentes na venda do item, mas, naquele momento, é o único a ter o item disponível em estoque.

Um item muito procurado que só sua loja tem pode ganhar muita visibilidade e vendas com uma ação de mídia patrocinada. 

Preço + frete competitivo

Outra dica de produtos para patrocinar em uma ação de mídia paga no marketplace são aqueles itens que, mesmo sem estar no buy box, você está bastante competitivo no valor da oferta e frete.

Um item barato pode atrair a atenção de muitos clientes e, com a vitrine patrocinada, ele pode ganhar ainda mais destaque e pedidos.

Calculando o ROI das suas campanhas

O cálculo do ROI, Retorno sobre Investimento, é essencial para medir se suas campanhas foram ou não bem sucedidas.

A fórmula para fazer esse cálculo é:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

  • Retorno do Investimento: quanto você ganhou com as campanhas
  • Custo do Investimento: quanto você gastou com as campanhas

Você terá o número de seu ROI e, se desejar conhecer esse resultado em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

Ex:

Luísa fez uma campanha patrocinada onde investiu R$500 e faturou R$1000. Para calcular o ROI, ela deve fazer a seguinte fórmula:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

ROI = (1000 – 500) / 500

ROI = 500/ 500

ROI = 1

O ROI de Luísa foi igual a 1. Para saber em porcentagem, ela multiplica esse valor por cem:

ROI (%) = 1 x 100

ROI (%) = 100%

Isso significa que Luísa teve 100% de retorno com seu investimento.

Quando seu ROI é positivo, isso demonstra que sua estratégia de mídia está funcionando. Por outro lado, campanhas com ROI negativo sinalizam um problema. Isso não quer dizer que você precisa desistir de fazer campanhas patrocinadas para seus produtos, mas é importante revisar o item anunciado, valor investido e outros fatores que possam ter impactado negativamente a ação de marketing.

Seguindo estes passos, fica fácil escolher bem os seus melhores produtos para patrocinar nos marketplaces e a mensurar e ajustar suas campanhas!

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Como definir sua estratégia de publicidade no marketplace?

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