Datas comerciais: momentos que sua loja deve aproveitar

por Americanas Marketplace

13 de janeiro de 2020
datas comerciais - capa

Conheça as principais datas comerciais do ano para sua loja criar promoções e aproveitar as vendas

Ao longo do ano, os varejistas precisam ficar de olho em algumas datas comerciais que costumam impulsionar as vendas. Separamos as principais delas, confira abaixo e comece já a se planejar para elas!

01 de Janeiro – Ano Novo 

O início do ano é excelente para fazer um saldão com seu estoque do ano passado.

Você pode impulsionar a venda de produtos de qualquer categoria, com foco promocional, ou criado kits com mais desconto para compras em maior quantidade.

Além disso, o início do ano pode ter um pico para algumas categorias como itens para férias de verão ou reforma de casa e mobília. 

22 de fevereiro – Carnaval

No Carnaval alguns segmentos podem se beneficiar bastante das comemorações, na venda de roupas, fantasias e acessórios, artigos festivos e bebidas, já que o consumo é intensificado neste período.

Além disso, muitas pessoas também aproveitam o feriado para viajar, o que pode beneficiar a venda de passagens e hotéis, no setor de serviços e de malas de viagens, no setor varejista.

08 de março – Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher é possível impulsionar a venda de diversos itens para esse público, com reconhecimento pela luta pela igualdade de gêneros.

A inclusão da mulher deve ser o foco das ações e isso pode (e deve) envolver diferentes categorias e não somente aquelas popularmente atribuídas exclusivamente ao público feminino.  Se você vende livros ou filmes, por exemplo, pode criar ações que impulsionam a venda de livros ou filmes escritos, dirigidos ou protagonizados por mulheres.

15 de março – Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma forma de valorizar seus clientes e criar maior aproximação com boas ofertas em todas as categorias.

A data é uma celebração criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy para celebrar os direitos do consumidor. Por isso, é importante ter atenção redobrada não só com as vendas, mas também com a satisfação do cliente. Sua estratégia de vendas deve estar focada em surpreender positivamente o consumidor, com as melhores promoções, além de entrega e atendimento excelentes. 

datas comerciais - dia do consumidor

20 de março – Início do Outono

O início do outono é uma data importante para a troca de coleções de roupas, sapatos e outras categorias que sofrem influência da moda e do clima.

Para quem vende artigos muito focados no verão, como protetor solar, repelente, ar-condicionado, ventiladores, e etc. esse pode ser um bom momento para queimar todo o estoque que resta destes produtos com promoções chamativas.

12 de abril – Páscoa

A Páscoa é a data mais importante para a venda de chocolates. Por isso, se você vende estes produtos, procure se preparar com um sortimento diversificado de opções para os clientes. 

Aproveite para garantir seu lucro antes da Páscoa e promocione todos os produtos assim que a data chegar para evitar ficar com estoque parado. Leve sempre em conta a data de validade dos produtos para garantir a receita e evitar prejuízos.

23 de abril – Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é, claro, uma data comercial direcionada para a categoria de livros. 

Você pode aproveitar a data para criar ofertas exclusivas em todo o sortimento ou segmentado por categorias. 

O ideal é não deixar os bestsellers de fora das promoções, mas também aproveitar para engajar todos os públicos, desde os que compram livros técnicos e acadêmicos até livros de ficção.

10 de maio – Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo, já que a celebração costuma ser muito forte como forma de retribuição à atenção e dedicação que elas têm ou tiveram com os filhos. Segundo o Ebit, em 2019 os pedidos durante a data aumentaram 20% no varejo online em relação a 2018, chegando a 5,5 milhões.

O Dia das Mães tem potencial de vendas para várias categorias, incluindo moda, smartphones, relógios, perfumes, livros, itens de beleza e para a casa. Aqui já explicamos como vender seus produtos durante o Dia das Mães.

12 de junho – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é outra data que os lojistas podem ficar de olho e também pode incluir diversas categorias. Em 2019, o faturamento do comércio eletrônico durante a data cresceu em 24% em relação a 2018, subindo para R$ 2,2 bilhões (Ebit).

Categorias de presentes, eletrônicos, chocolates, jóias, livros e muitas outras podem se destacar na data. Aproveite para criar uma estratégia diferenciada e incentivar a compra de kits que sirvam para o casal. 

datas comerciais - dia dos namorados

21 de junho – Início do Inverno

Da mesma forma que o outono, o início do inverno é muito relevante para a troca de estações de itens de moda e, claro, pode ser apropriado para a queima de estoque da estação passada.

Procure criar promoções para os itens de meia estação e entender quais produtos ainda podem encontrar um público relevante durante o inverno.

9 de agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também é muito lembrado pelo consumidor. Os presentes também podem incluir muitas categorias, com destaque para algumas como: relógios, smartphones, perfumes, ferramentas, roupas, computadores, bebidas, artigos de futebol e para o carro (automotivo).

Em 2019, as vendas do comércio eletrônico durante o Dia dos Pais superaram as vendas do Dia das Mães e o Dia dos Namorados, alcançando 6 milhões de pedidos, 17% a mais que 2018. Neste artigo passamos algumas dicas para vender seus produtos durante a data.

22 de setembro – Início da Primavera

O início da primavera também deve ser considerado pelo setor de moda, já que roupas e sapatos de frio podem ficar parados em estoque com o início da nova temporada. 

Nesse momento aproveite para queimar todo o estoque de outono e inverno, com promoções competitivas para atrair os clientes. 

início da primavera

12 de outubro – Dia das Crianças

O Dia das Crianças é muito importante para o segmento de brinquedos e artigos infantis. Por isso, se você trabalha com estes segmentos, deve iniciar as campanhas promocionais para a data no final de setembro/ início de outubro.

Tenha atenção aos itens mais desejados pelas crianças, como tendências em brinquedos, pois provavelmente haverá uma alta demanda para eles. Além disso, não deixe outros itens de lado, já que os presentes podem envolver roupas e outros itens para os pequenos. 

27 de novembro – Black Friday 

A Black Friday ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e é sem dúvida uma data muito importante para o varejo, pois existe uma concentração de pedidos em poucos dias de evento. Em 2019, foram 2,43 milhões de pedidos contra 1,87 milhão no ano de 2018, o que representa 30% de crescimento.

A data é focada em descontos e quanto maior ele for, mais competitiva sua oferta estará. E, sim, todas as categorias de vendas podem participar, já que há interesse em compras de oportunidade por clientes de todos os perfis.

30 de novembro – Cyber Monday

A Cyber Monday acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday e, por isso, a estratégia para as duas datas deve ser planejada em conjunto.

A data é focada em descontos para o canal de e-commerce, em especial na categoria de tecnologia e eletrônicos, mas também pode englobar todas as outras categorias de lojas virtuais.

21 de dezembro – Início do Verão

O início do verão marca a alta temporada de férias e é ideal para impulsionar a venda de todos os itens de climatização, artigos para viagens, para praia (roupas de banho, cadeira de praia, repelente, etc).

Também fique atento na venda de acessórios automotivos, já que muitas pessoas podem fazer uma revisão no veículo para pegar a estrada. Neste artigo, passamos algumas dicas para a venda de artigos para o verão.

25 de dezembro – Natal

Aproveite as vendas de Natal para as categorias de artigos natalinos, além de alimentos e bebidas relacionados à ceia e almoço natalino.

As vendas durante a data costumam ser bem intensificadas também para presentes, por isso, muitas categorias podem se destacar – e para diferentes tíquetes-médio. Desde artigos presenteáveis para parentes ou em amigos secretos, são muitas ocasiões para você aproveitar.

Fique de olho nestas datas comerciais e faça um planejamento focado nas vendas de cada uma delas. Este ano terá muitas oportunidades para alavancar seu negócio, é só aproveitar!

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Verão: dicas para vender produtos sazonais

O que é Black Friday e quando ela acontece?

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