Como definir sua estratégia de publicidade no marketplace?

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Veja como definir seus objetivos e estratégia de publicidade no marketplace

Definir uma estratégia de publicidade é o ponto mais importante antes de começar a anunciar seus produtos em qualquer canal de vendas, incluindo o marketplace. Isso te ajudará a entender melhor o tipo de anúncio (patrocinado ou display) que deve usar para atingir o seu objetivo, além do dinheiro ideal para investir em sua ação.

Se você pretende anunciar em uma data especial, com muitas vendas, por exemplo, e atua em um segmento competitivo, é fundamental ser mais agressivo em seu investimento em mídia. Já se o foco é destacar itens de sortimento, com poucas vendas e concorrência, um orçamento menor pode dar conta de divulgar seus produtos e gerar vendas.

Para te ajudar a definir sua estratégia de publicidade no marketplace, trouxemos algumas dicas de objetivos e estilos de campanhas que você pode adotar ao anunciar seus produtos. Confira!

Para qual objetivo?

O primeiro ponto para executar sua estratégia é ter um objetivo publicitário muito claro. A pergunta a ser feita aqui é: o que você espera com sua estratégia publicitária? Quando ela chegar ao final, qual resultado principal te deixaria realmente satisfeito? 

Algumas opções são:

  • A) Aumentar suas vendas e gerar receita para todos os produtos de sua loja;
  • B) Melhorar seu posicionamento e avaliação de sua marca;
  • C) Ganhar vantagem estratégica sobre concorrentes que tenham preços e condições melhores;
  • D) Aumentar a taxa de conversão de vendas de um produto, linha ou categoria;
  • E) Aumentar receita de produtos com poucas vendas;
  • F) Destacar um produto com condição especial em preço e outros diferenciais.

Depois de definir isso, é hora de entender qual será sua estratégia publicitária para atingir seus objetivos.

Formatos disponíveis de mídias patrocinadas

Existem 3 tipos de mídias para fazer publicidade dentro do B2W Marketplace:

  • Mídia Display: banners que podem estar presentes na home principal, páginas de categoria, páginas de busca e nas páginas de produto;
  • Produto Patrocinado: produtos aparecem em destaque dentro das vitrines patrocinadas na home principal, home de categoria e páginas de produto. O anunciante paga apenas o CPC (custo por clique) definido por ele mesmo, numa espécie de leilão dentro dos sites da B2W Digital;
  • Branding Busca: mídia em destaque no topo da página de busca com o logotipo, uma frase de impacto e uma linha de produtos. O logotipo pode direcionar para um hotsite, store in store ou uma página de produtos com itens selecionados.

Definindo sua estratégia de publicidade

Branding

Branding é a forma como é conhecida a publicidade focada em conscientização de marca. É uma forma de construir e consolidar o nome da sua loja na mente dos clientes, criando conhecimento sobre ela e gerando maior identificação. 

Qual objetivo? B: melhorar seu posicionamento e avaliação de sua marca. 

Quando utilizar? Quando você espera criar um relacionamento de longo prazo com o consumidor, tornando sua marca relevante para ele, mesmo que isso não gere resultados tão imediatos.

Qual formato usar? Anunciar seus produtos em formatos de Display e Branding Busca, é uma estratégia para construir o Branding da sua marca e também estar presente na mente do consumidor.

Curva A

A estratégia de publicidade com foco na Curva A, quer dizer que você pretende anunciar apenas seus produtos de alto giro. São aqueles itens com maior venda, maior margem de lucro e que têm maior proporção sobre seu faturamento. Eles representam cerca de 20% de seu estoque.

Qual objetivo? Objetivo D: para aumentar a taxa de conversão de vendas de um produto, linha ou categoria. 

Quando utilizar? Esta estratégia é ideal para quando você deseja gerar mais vendas e receita sobre seus produtos mais pedidos. É ideal para quando você precisa gerar resultados mais rápidos e de alto valor.

Qual formato usar? Recomendamos anunciar no formato de Produto Patrocinado para essa estratégia de venda. Se esses produtos já performam bem organicamente, patrociná-los é uma maneira de impulsionar ainda mais suas vendas e obter um ROI ainda mais alto.

Cauda longa

Estratégias de cauda longa são usadas com foco em seus produtos de sortimento. Estes produtos representam por volta de 80% dos itens de seu estoque (todos com exceção dos que estão entre os 20% mais vendidos).

Qual objetivo? Objetivo E: aumentar a receita de produtos com poucas vendas. 

Quando utilizar? O foco na cauda longa é excelente para quando você aumentar a visibilidade de um item pouco comprado, incentivando sua venda. É ideal para destacar ofertas promocionais ou kits que incentivem ainda mais a compra destes produtos.

Qual formato usar? Itens de Cauda Longa funcionam bem no formato de Produto Patrocinado, pois, eles terão mais visibilidade do que se estiverem expostos apenas organicamente. Também vale investir em anúncio patrocinado quando o item é novo no site, pois, ele ainda não é relevante para o consumidor.

Linha específica

A publicidade para Linha específica é quando você deseja focar em um segmento de vendas, ofertando itens apenas de uma mesma categoria ou linha. Ex: você vende móveis, mas deseja focar na venda de guarda-roupas.

Qual objetivo? Objetivo D: aumentar a taxa de conversão de vendas de um produto, linha ou categoria.

Quando utilizar? Esse tipo de publicidade é ideal para quando você deseja aprofundar seu posicionamento em uma determinada categoria de vendas. Você consegue aumentar a visibilidade de sua loja para essa linha e gerar maior associação de sua loja nesse segmento.

Qual formato usar? Os formatos de Produto Patrocinado e Branding Busca são os ideais quando se deseja alcançar mais conversões de uma determinada linha de produtos.

Publicidade sazonal

A estratégia de publicidade sazonal é focada em anunciar seus produtos em períodos específicos do ano. Em geral, nas datas de grande visibilidade do varejo, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, etc. Ela é uma forma de aproveitar o grande fluxo de clientes destes períodos.

Qual objetivo? Objetivo A, C, D, E, F: pode ajudar a aumentar suas vendas de todos os produtos, de linha de produtos específica, dar visibilidade para itens com poucas vendas, pouca competitividade ou destacar um produto com condição especial em preço e outros diferenciais.

Quando utilizar? Utilize a publicidade sazonal sempre que quiser resultados mais rápidos, aproveitando o tráfego de consumidores destas datas para gerar vendas e aumento no faturamento. Você pode atrelar essa estratégia às vendas de Curva A ou à Cauda Longa.

Qual formato usar? Todos os formatos de mídia são recomendados nesses períodos aumento de acessos nos sites.

Publicidade contínua

A publicidade contínua é usada como uma estratégia complementar às visitas orgânicas (espontâneas) à sua loja. Ela significa que você deixará seus produtos – ou parte de seus produtos – mais expostos ao longo do tempo para que mais pessoas os vejam e comprem.

Qual objetivo? Objetivo A, C ou D: pode ser usada tanto para aumentar suas vendas e gerar receita para todos os produtos de sua loja, quanto para impulsionar uma linha de produtos específica ou ganhar destaque dos concorrentes.

Quando utilizar? Neste caso, o será mantida o tempo todo para complementar a receita de sua loja no decorrer do ano. Você pode manter um orçamento mensal controlado para garantir que sempre terá uma visibilidade adicional, que gera maior conhecimento e vendas de seu produto. 

Qual formato usar? É recomendado investir no formato de Produto Patrocinado durante todos os períodos do ano, inclusive aos fins de semana (temos um pico maior de conversão nos Aplicativos dos sites aos sábados e domingo). Por isso, é importante que sempre mantenha campanhas ativas na plataforma e nunca as pause, pois, os produtos patrocinados dentro das campanhas ativas irão gerar relevância durante o ano inteiro.

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