Kit com as ferramentas essenciais para vender na Black Friday

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ferramentas essenciais

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas por quem já vende no varejo. Isso porque em poucas horas de venda a data consegue movimentar um faturamento bem alto. No B2W Marketplace, por exemplo, a Black Friday 2018 gerou uma movimentação equivalente a 45 dias de vendas.

Costuma sair na frente quem se antecipa, planejando todos os pontos que precisa para vender e entregar bem durante a data, além de conhecer o mercado e produtos que deve apostar. Para isso, algumas ferramentas são fundamentais para orientar a estratégia do lojista que espera vender muito na data.

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas ferramentas essenciais para você ajustar sua estratégia e vender muito na próxima Black Friday:

Lista com tudo que você precisa fazer até a próxima Black Friday

Para planejar suas vendas durante a Black Friday, é muito importante ter uma lista com tudo que você precisa gerenciar até a data.

Essa lista será um guia para suas ações de vendas e deverá ser consultada e atualizada o tempo todo, com aquilo que você já fez ou ainda precisa realizar. 

A lista de ações é um importante direcionador para a Black Friday, ajudando você na organização de pré e pós-venda. Com esse grau de planejamento, fica fácil vender mais e entregar bem, atendendo todo o fluxo de pedidos que chegam durante esse período.

Baixe aqui a lista

Infográfico com os itens mais buscados na Black Friday 2018

Entre as ferramentas essenciais para vender durante a Black Friday, estão as soluções que te ajudem a conhecer os itens mais buscados durante a data.

Aqui, você pode se guiar por algum conteúdo que traga uma visão dos itens e categorias mais procurados na Black Friday passada. Essa visão pode te ajudar planejar melhor seu estoque e ações comerciais.

Para te ajudar, vale consultar o infográfico que criamos com os departamentos e produtos mais procurados na Black Friday 2018.

Baixe aqui o infográfico

Planilha para analisar seus produtos na Curva ABC

Outra ferramenta essencial é para analisar o comportamento de vendas de seus produtos dentro de um conceito conhecido como Curva ABC.

A Curva ABC, parte de um entendimento de que existe uma relação de 80-20 entre muitas das coisas com as quais lidamos. E que 20% dos esforços geram 80% dos resultados.

Falando da análise de seus produtos, por exemplo, seria entender que 20% de seus produtos mais vendidos são responsáveis por 80% de seu faturamento. 

Essa percepção te ajuda a saber que é nestes 20% que você deve investir mais esforços, já que será uma atenção direcionada a uma quantidade – relativamente pequena – de itens de seu estoque, mas que gera muito retorno para sua loja. 

A ordenação de produtos pela Curva ABC pode te ajudar a saber quais itens observar mais, destacar mais em ações comerciais ou, no caso dos menos vendidos, criar ações para torná-los mais atraentes.

Baixe aqui a planilha

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