O que é Cyber Monday e como aproveitar a data para vender seus produtos?

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Aproveite a Cyber Monday para vender seus produtos no e-commerce

A Cyber Monday, algo como segunda-feira cibernética, é uma data focada na promoção e venda de produtos no comércio eletrônico. No início, o foco era a venda de itens ligados ao mercado de tecnologia e eletrônicos, como notebooks, smartphones, caixas de som, fones de ouvido, games e etc. Hoje, todos os departamentos acabam aproveitando a data para as vendas no e-commerce.

A data surgiu em 2005, nos Estados Unidos, e funciona quase como uma extensão da Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo. As duas datas são baseadas no Dia de Ação de Graças, comemorado na última quinta-feira do mês de novembro. A Black Friday ocorre no dia seguinte à Ação de Graças e a Cyber Monday, na segunda-feira seguinte.

Ação de Graças > Quinta-feira da quarta semana de novembro

Black Friday > Sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças

Cyber Monday > Segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças

No Brasil, a Cyber Monday começou a ganhar maior atenção a partir de 2012, sendo que, assim como a Black Friday, ela também representa uma ótima oportunidade de vendas no varejo virtual.

Como os lojistas podem aproveitar a Cyber Monday?

A Cyber Monday é praticamente colada com a Black Friday, por isso, no comércio eletrônico ela funciona quase como a última oportunidade dos clientes aproveitarem as promoções do período.

A essa altura, muitos itens já foram vendidos durante a Black Friday e a Cyber Monday é o momento dos lojistas realmente queimarem o estoque que restou. Assim, podem fazer novas aquisições para o período do Natal. 

A seguir estão algumas dicas para aproveitar a data:

1) Crie um planejamento focado no período

É preciso considerar a Cyber Monday junto ao seu planejamento de Black Friday, já que a estratégia comercial e estoque provavelmente serão os mesmos pela proximidade das datas.

Considere suas ações para estimular as vendas durante a Black Friday e tenha um plano específico para a Cyber Monday, como criar ofertas especiais para a queima do estoque ou promocionar ainda mais uma categoria específica na segunda-feira.

Jamais deixe de aproveitar a Black Friday para criar ofertas para seus produtos, já que essa data é mais popular entre os consumidores. Esperar a Cyber Monday para promocionar produtos, pode significar a perda de vendas, pois os clientes podem optar por comprar em uma loja concorrente. 

Pense na Cyber Monday como uma oportunidade extra para vender seus produtos restantes.

2) Tenha ofertas vendedoras e imperdíveis

Se o seu objetivo é queimar o estoque e vender mais, foque em criar promoções realmente vendedoras para os clientes.

Os consumidores provavelmente já compraram muitos itens de desejo durante a Black Friday e pesquisaram as ofertas do mercado. Por isso, a busca é realmente por uma oportunidade imperdível de compra.

Aproveite a data para, por exemplo, ofertar kits interessantes de produtos a um preço muito convidativo ou um item que sobrou em estoque a uma margem mínima. 

3) Se ainda não está online, conecte-se

A Cyber Monday é uma data com foco no varejo eletrônico e para aproveitá-la é fundamental vender seus produtos por meio da internet.

Por isso, se sua loja ainda não está online, é a hora de se conectar para aproveitar o potencial de vendas da data e, claro, de todo o mercado digital, que cresce constantemente.

Ter um e-commerce próprio é interessante, mas exige bastante tempo e investimento para começar a gerar resultados. Uma alternativa interessante é começar a apostar nos marketplaces, um canal de vendas onde uma grande loja virtual, como a Americanas.com, por exemplo, que já possui credibilidade entre os consumidores, pode disponibilizar a outros lojistas para que vendam seus próprios produtos no site.

As principais vantagens dos marketplaces para quem está iniciando as vendas online são: os sites já são muito acessados, com público fidelizado, possuem alto investimento em marketing e não cobram nenhum investimento inicial, apenas uma comissão por vendas. Além disso, costumam fazer campanhas especiais para engajar os clientes em datas como a Black Friday e Cyber Monday. Com isso, o lojista só precisa fazer um bom planejamento, aderir às campanhas, vender e entregar bem. 

Com estes passos, fica mais fácil aproveitar a Cyber Monday e conquistar muitas vendas e resultados durante a data!

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