Passos para aumentar a competitividade nos buy boxes

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buy boxes

Os buy boxes são as caixas de destaque das melhores ofertas nos marketplaces. Elas direcionam o cliente para o botão comprar e, por isso, são um espaço desejado por muitos lojistas que vendem neste canal.

Por outro lado, para uma oferta ser selecionada para a posição principal, ela precisa se destacar das outras que concorrem com ela. O lojista precisa ter competitividade em uma combinação de fatores que influenciam na escolha do buy box.

Alguns destes fatores essenciais para sua loja se destacar são:

  • Preço competitivo;
  • Frete competitivo;
  • Agilidade de entrega;
  • Boa avaliação do cliente;

A seguir, explicamos como sua loja pode aumentar a competitividade para cada um deles:

Preço competitivo

Para ter um preço competitivo é fundamental que, em primeiro lugar, você tenha uma boa negociação com os fornecedores. Uma forma de conseguir isso é elaborar um relatório sobre suas vendas, principais produtos, potencial de crescimento e apresentá-lo nos lugares onde compra seus produtos, entendendo se é possível que eles forneçam os itens que você mais compra por um preço mais barato.

Outro ponto é monitorar seus concorrentes regularmente. Uma ferramenta para análise competitiva de preço no marketplace pode te ajudar nisso. Você consegue entender quando seu preço está mais alto, podendo aplicar descontos mais interessantes para conquistar o buy box.

Frete competitivo

O frete é outro fator importante nos buy boxes e, também é possível aumentar a competitividade por ele negociando bem, neste caso, com as empresas logísticas que atendem sua loja. Você pode negociar valores especiais para uma região onde costuma ter uma demanda maior ou cidades próximas de seu estoque ou centro de distribuição.

Se você vende no B2W Marketplace, o uso do B2W Entrega também é estratégico para melhorar seu preço de frete, já que sua loja usará a negociação que já fizemos com nossos parceiros logísticos.

Agilidade de entrega

Uma entrega rápida é importante para o cliente e, claro, por isso mesmo, este é um fator considerado na escolha dos buy boxes. Neste ponto, vale manter estoque para seus principais produtos, e deixar estes itens em pontos estratégicos no espaço de armazenagem, garantindo facilidade de acesso a eles, retirada e agilidade no envio. 

Além disso, conte com o auxílio de seus parceiros de transporte, explicando sua necessidade e alinhando prazos por região. Quem vende no B2W Marketplace também pode contar com o B2W Entrega, que já possui esse tipo de negociação com as transportadoras que atendem nosso seller, para aumentar a velocidade de entrega dos produtos ao redor do Brasil.

Boa avaliação do cliente

A avaliação do cliente é feita no processo de pós-venda, ou seja, quando ele já recebeu o produto e conta sua experiência de compra. Para ser bem avaliado e ter potencial competitiva pelos buy boxes neste aspecto, o lojista precisa zelar pela entrega do item vendido. 

Cumpra todos os prazos de envio, tenha uma boa embalagem, entregue o produto corretamente (conforme a escolha do cliente) e tenha parceiros de confiança para transportar o produto, garantindo que ele chegue bem embalado, não violado e sem avarias para o consumidor. Se tudo estiver impecável, isso certamente se refletirá na avaliação sobre sua loja.

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